Menu

Ensinando às crianças sobre a força da imaginação

por Izabel Telles em Espiritualidade
Atualizado em 21/10/2005 10:55:50


Tenho recebido muitos pedidos de educadores no sentido de como lidar com as crianças, aproveitando inclusive as cenas que eles assistem na TV e vêem no cotidiano de suas vidas.
Criei uma pequena história que pode muito bem servir de inspiração para uma conversa com as crianças, aproveitando, por exemplo, os momentos passados dentro do automóvel durante viagens ou no trânsito de todos os dias.
Contar histórias, tanto para adultos quanto para crianças é uma forma eficiente de, sutilmente, reeducar a mente.
Então, acomode-se em sua cadeira porque aí vem a história.

Lucas tem 6 anos, mora numa cidade muito grande e estuda numa escola que fica longe da casa dele. E, como você sabe, numa cidade grande o transito não é nada fácil. Lucas vai de perua escolar todos os dias para a sua escola e às sextas-feiras sua avó Laura vai buscá-lo para poder passar umas horinhas só com ele.

A avó do Lucas gosta muito de brincar com o Lucas. Agora que ele já tem 6 anos os dois não brincam mais com brinquedos de pegar com as mãos. Eles brincam com a imaginação, onde qualquer coisa pode acontecer num segundo.

Na sexta-feira passada, como sempre acontece, a dona Laura sugeriu uma “imaginação” para que os dois pudessem suportar com mais calma o transito que estava especialmente pesado naquele dia:

- Lucas, feche os olhos e imagine que nosso carro está se transformando num helicóptero e que estamos voando por cima da cidade e que já-já chegamos lá em casa.
(Silêncio total no banco de trás).
Avó Laura insistiu:
- Então Lucas, como foi?
“Não foi nada, vó”!
- Como assim, “não foi nada”?
“Minha imaginação está trancada”!
- Mas quem trancou a sua imaginação, Lucas?
“Não sei, vó, só sei que ela está trancada desde hoje cedo”.
- Mas que pena... uma imaginação trancada é uma tristeza. Como você vai ficar sem a sua imaginação?
“Não sei”...
- E quando a imaginação fica trancada o que precisamos fazer para tirar ela de onde ela está?
“Buscar a chave, né, vó”?
- E onde você acha que a chave está?
“Dentro de um baú que fica atrás de uma pedra no parque dos coqueiros”.
- É difícil encontrar a chave?
“Não, é só pedir para o guarda abrir a portinha do baú, tirar a chave lá de dentro e entregar a chave pra gente”.
- E como a gente vai até o parque dos coqueiros se o transito está tão parado?
“Ué, vó. É só fechar os olhos e imaginar que nosso carro sai voando por cima das capotas dos outros carros e vai derrapando meio de lado que nem o carro do Batman, correndo, fazendo vummmmmm, e pronto a gente chega num minutinho”.
- Ufa, Lucas! Que bom que sua imaginação conseguiu escapar sozinha de onde ela estava presa!

A IMAGINAÇÃO

Você, que como o Lucas adora ver desenhos na TV, tem todos os dias a oportunidade de ver imagens em movimento que representam heróis bonzinhos e heróis malvados que lutam entre si para atacar e defender os reinos da sabedoria, da luz, da paz e muitos outros que a avó Laura nem conhece porque ela já não tem 6 anos há muito, muito tempo. Estas imagens que você vê na tela na TV, no cinema e no computador, são uma fotografia do que antes era uma imagem gravada na mente do criador destas histórias fantásticas. Você pode também criar todas estas histórias e muitas outras usando o seu poder de imaginar. É sua imaginação que está funcionando quando você não consegue dormir de luz apagada porque tem medo que um fantasma ou uma imagem bem feia venha assustar você.
Estas imagens não estão fora da sua imaginação. Elas estão dentro e você pode mudá-las quando quiser usando para isso a mesma imaginação que ficou guardando só imagens de medo.
Feche seus olhos ou faça de olhos abertos mesmo e veja uma imagem bem bonita vencer a imagem feia, exatamente como nos desenhos animados. Aí fotografe a imagem bonita e abra os olhos.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


izabel
Izabel Telles é terapeuta holística e sensitiva formada pelo American Institute for Mental Imagery de Nova Iorque. Tem três livros publicados: "O outro lado da alma", pela Axis Mundi, "Feche os olhos e veja" e "O livro das transformações" pela Editora Agora.
Visite meu Instagram.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa