Menu

Enxugar Gelo

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 06/03/2008 18:06:13


Confesso que a primeira vez que ouvi esta afirmação, sorri. A pessoa que usou a expressão estava exaltada e meu sorriso foi bastante inoportuno. Mas fui autêntico e natural em minha reação. Enxugar Gelo é uma tarefa impossível. É o mesmo que tentar dar um nó em pingo d’água.

A expressão serviu para quebrar o “gelo” do momento e a conversa ficou menos ácida. Pudemos respirar e entender que estávamos diante de um grande desafio:
Entender a mente de quem é fanático e que só segue regras.
É muito complicado querer encontrar bom senso em quem está cego, achando que sua verdade é a única e desta maneira desejar que todos se adaptem a ela; em todos os sentidos e com exclusividade.

Tentar mudar uma pessoa assim é, verdadeiramente, o mesmo que “Enxugar Gelo”... O estado de rigidez de uma pessoa é praticamente a mesma coisa que se estar morto. Achar que o que serve para nós “tem” que ser aceito por todos em nosso meio é uma verdadeira burrice.

Para que serve a vida se não evoluirmos? Para que serve o nosso dia se não for para nos policiarmos e darmos sentido às nossas atitudes? Para que serve o dia a não ser para aprendermos?
O mais importante do ato de viver é estarmos abertos ao aprendizado de cada segundo. E, como sempre afirmo, quanto mais se sabe mais seremos cobrados. Ninguém precisará prestar contas de suas atitudes ignorantes.
Mas, por outro lado, quanto mais fecharmos nossa mente às nossas verdades, mais obtusos seremos. Estacionaremos. Precisamos sair de nosso meio, conviver com pessoas diferentes, dar espaço para o novo, escutar novos conceitos. Todavia, só poderemos aplicar aquelas verdades que nosso coração e nossa intuição determinarem.

Precisa entender bem quem tem o dom da palavra e a capacidade de influenciar nossas futuras decisões. Nossa evolução sempre será individual e a Terra SEMPRE SERÁ um planeta de desigualdades.
Desta forma, Enxugar Gelo passa a ter duplo sentido:
- Corresponde à nossa rigidez em não estarmos abertos ao novo.
- Define nossa pretensão de nos acharmos prontos para nunca mais precisarmos aprender.
Pode parecer a mesma coisa, mas não é.
Egocêntrico e fanático não são a mesma coisa.

Todo o fanatismo precisa ser tratado porque ele tangencia a doença mental. Todo egocêntrico precisa de atenção porque ele também é um desequilibrado. A vida exige que estejamos próximos do caminho do meio em todas as nossas ações e pensamentos. Os extremos demonstram que nossa evolução estacionou.
Mas, conviver com a verdade de ambos, do Egocêntrico e do Fanático, é o mesmo que tentar Enxugar Gelo.
Toda regra precisa ser revista de tempo em tempo. Nada é eterno e tudo se transforma conforme muda a energia do local e das pessoas. Quanto maior a velocidade com que os fatos são propagados, maior se torna a necessidade de nos adaptarmos a esta nova realidade.

Viver no e do passado nos deixa inertes, chatos e desprovidos da boa energia. Viver do futuro nos torna sonhadores, inconseqüentes e fora da realidade.
É preciso viver o presente.
Quem sabe um dia, próximo, alguma autoridade se dê conta de que nosso Código Penal é velho e ultrapassado e que os Fora da Lei são bem velozes. Que os nossos meninos de 14 anos são considerados inaptos para o trabalho correto, mas úteis para o tráfico de drogas...
Em nosso País uma religião te salva.
O governo te subsidia ou sustenta e a gente fica em casa dormindo... Baita evolução. Estamos plantando uma excelente base para o futuro...
Que valores são estes e que governantes lúcidos temos se sua única preocupação é o voto?

O ser humano não é o que ele pensa que é. Não é a cultura que possui, mas é efetivamente o que realiza.
Ignorar isso é o mesmo que Enxugar Gelo.

Sei que nos veremos.
Beijo na alma


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa