Menu

Falando de Alquimia Interior

por Wagner Borges em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:02


O material que segue postado logo abaixo é uma pequena seleção de textos sobre o tema da alquimia interior que ocorre no processo de crescimento consciencial de cada pessoa envolvida seriamente em estudos espirituais. Originalmente foi preparado para uma aula sobre o tema, e hoje está sendo postado para todos os cadastrados em nosso site (atualmente cerca de sete mil pessoas recebem os textos que enviamos, além dos mesmos serem reproduzidos em diversos outros sites e listas de discussão da Internet).

Peço desculpas pela extensão dos textos, mas não havia como enviá-los em separado, pois isso diluiria a sinergia e o propósito com o qual eles foram selecionados (alguns dos textos já foram postados no site, e outros não).

Espero que esses escritos sejam úteis nas reflexões conscienciais de cada um, assim como são úteis para minha própria reflexão e aprendizado.

Em especial, espero que esses escritos infundam ânimo e energia nas pessoas que estão tristes pela perda de entes queridos, e também naqueles que se deixaram levar pelas ilusões sensoriais e desistiram de suas jornadas criativas e abandonaram os seus sonhos, permitindo que os vírus da dúvida e das incompreensões humanas lhes tolhessem a vontade de crescer e de realizar algo de bom no mundo.

Também peço ao Grande Arquiteto Do Universo que nos inspire, para que mesmo cercados pela incompreensão e pelas coisas estranhas que rolam no mundo, todos nós possamos seguir em frente em nossas jornadas existenciais (humanas e espirituais) com dignidade, paciência, compreensão, discernimento, alegria e amor.

Do fundo do coração, que alguma coisa boa possa rolar na alquimia dos nossos pensamentos, sentimentos e energias, lembrando-nos de nossa imortalidade espiritual e de nossa condição de herdeiros da Luz Divina.

Sejamos felizes, mesmo que ninguém entenda o porquê.

Que mesmo em meio às dificuldades do cotidiano, possamos viver com brilho nos olhos.

DISCERNIMENTO. EQUILÍBRIO. FLEXIBILIDADE. BOM HUMOR.

PAZ E LUZ.

- Wagner Borges - neófito da vida, que sempre agradece ao TODO, por tudo!
São Paulo, 24 de outubro de 2003, às 03h23min


TRABALHO ALQUÍMICO

O verdadeiro trabalho alquímico é saber transformar a mediocridade em riqueza.
É saber conviver com as situações, pessoas e coisas.
É ser simples e manter o bom humor.
É saber surfar nas ondas cármicas e deslizar com alegria nos ritmos da natureza.
É saber servir sem se onerar e sorrir sem se descuidar.
É saber movimentar as vibrações dos pensamentos, dos sentimentos e do CHI* dentro do corpo e da aura.
É saber desmontar os esquemas negativos do próprio ego.
É saber purificar as emoções e ampliar os sentimentos lúcidos.
É saber ver o melhor em tudo e em todos.
É saber sorrir com os olhos, a mente e o umbigo sintonizados.
É perceber as ondas de CHI no ar, na música, no abraço e nas idéias que se intercomunicam no espaço consciencial da alma.
É simplesmente amar e sorrir nos caminhos que a vida apresenta.
Dominar o CHI em si mesmo é fundamental para as pretensões do espiritualista que quer alcançar o equilíbrio vital.

-Tao-Chi e Os Iniciados ** -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - Extraído do livro "Viagem Espiritual III" - Editora Universalista - 1998.)

- Notas:
* CHI (do chinês): "Força vital", "Energia".
** Esses escritos foram passados em colaboração interdimensional por dois amparadores extrafísicos, um da equipe dos Iniciados, e outro da equipe do Tao-Chi. Para maiores detalhes sobre esses dois grupos extrafísicos que me passam escritos espiritualistas há muitos anos, deixo na seqüência uma pequena explicação sobre eles (lembrando ao leitor de que há muitos textos deles postados na seção de textos periódicos enviados pelo site):
- Os Iniciados: Grupo extrafísico de espíritos orientais que opera nos planos invisíveis do Ocidente passando as informações espirituais oriundas da sabedoria antiga adaptadas aos tempos modernos e direcionadas aos estudantes espirituais do presente. O grupo é composto por amparadores hindus, chineses, egípcios, tibetanos, japoneses e alguns gregos. Eles têm o compromisso de ventilar os antigos valores espirituais do oriente nos modernos caminhos do Ocidente, fazendo disso uma síntese universalista. Estão ligados aos espíritos da Fraternidade da Cruz e do Triângulo. Segundo eles, são "iniciados" em fazer o bem sem olhar a quem.
- Tao-Chi: Equipe extrafísica de amparadores ligados à egrégora (atmosfera espiritual) do Taoísmo. Originalmente eram duas equipes: a equipe Tao e a equipe Chi. Posteriormente, as duas equipes se fundiram numa só: Tao-Chi. Esse grupo me passa ensinamentos oriundos do Taoísmo adaptados à realidade ocidental e aos estudos espirituais modernos, notadamente sobre as projeções da consciência e os estudos de Bioenergia. São exímios manipuladores de energia e ajudam a muitos projetores.

Obs. Tao (do chinês): "O Caminho"; "a essência de tudo"; "O Todo". Na verdade, o TAO não pode ser descrito ou explicado por palavras humanas. Por isso, deixo a cargo do sábio Lao-Tzé uma explicação mais apropriada:

"Há algo natural e perfeito, existente antes de Céu e Terra.
Imóvel e insondável, permanece só e sem modificação.
Está em toda parte e nunca se esgota.
Pode-se considerá-lo a Mãe de tudo.
Não conhecendo seu nome, chamo-o TAO.
Obrigado a dar-lhe um nome, o chamaria Transcendente."

- Lao Tzé - in "Tao Te King" -


LUZ NO CAMINHO

O sábio Vyasa (1) chamou os discípulos para um trabalho de energia a favor do mundo e lhes disse:
"Que nossas mentes estejam sintonizadas com os rishis (2), rumo aos objetivos superiores;
Que no papel de seres humanos temporários na crosta planetária, nós sejamos OM TAT SAT na alma do mundo;
Que nem as críticas ácidas e nem os elogios fantasiosos possam tirar nossa paz de espírito;
Que nossas ações sejam úteis no contexto evolutivo da humanidade.
Há luz no caminho e a trilha é gloriosa.
Possamos entrar juntos na suave alquimia do saber".

- Os Iniciados -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - Extraído do livro "Viagem Espiritual III" - Editora Universalista - 1998.)

- Nota:
1. Vyasa: Sábio mentor extrafísico ligado às vibrações espirituais de Krishna.
2. Rishis (do sânscrito): Sábios espirituais realizados na consciência cósmica.


ENSINAMENTOS HERMÉTICOS

O homem é um ser estelar!
2. O seu coração é um sol.
3. A humildade faz o ser brilhar mais.
4. Espiritualidade é alquimia interna:
5. O homem de ferro (velho) é transformado no cadinho da experiência e, então, surge o ser dourado (renovado), herdeiro da Luz.
6. Para o sábio, o passado não incomoda e o futuro não atormenta. Ele flui naturalmente pelo presente, sempre agindo em nome da Luz.
7. Estrelas brilham, os homens também! São irmãos, filhos do Todo.
8. Os homens vieram de uma estrela, estão em uma estrela e irão para outra estrela.
"Que os homens voem de um astro a outro com leveza e sabedoria, de acordo com a vontade do Todo."

São Paulo, 22 de agosto de 1998.


CLARINADAS CONSCIENCIAIS

(Texto postado originalmente na lista Paz e Luz)

Bom dia, amigos.
Está amanhecendo aqui em São Paulo e tudo prenuncia uma manhã nublada. No entanto, sei que o Rei Sol está brilhando por trás das densas nuvens. E sei que essas mesmas nuvens são temporárias. Elas passarão e a claridade derramará suas bençãos no novo dia. Se não for hoje, será amanhã ou depois.
Da mesma forma, muitas vezes somos nublados por certas nuvens de incerteza e o nosso coração fica cinzento e frio. No entanto, dentro da alma, atrás dos dramas e dissabores, está brilhando o Rei Amor.
Como as nuvens, essas sensações cinzentas passarão.
Há um novo dia raiando no cerne da alma que almeja e trabalha por climas melhores.
Os raios do Rei Amor, Sol da alma que respira o divino, derramarão suas bençãos nas luzes desse novo dia. Se não for hoje, será amanhã ou depois.
As nuvens cinzentas dos problemas são temporárias, mas os raios de amor são permanentes, pois estão no centro da alma, eterna por natureza.
O que quer que esteja mantendo as nuvens frias no céu do coração é passageiro.
Saibam disso e mantenham a confiança e o discernimento naquilo que buscam e naquilo que fazem.

O espírito André Luiz, sempre brilhante e objetivo, fala de um S.O.S (1) espiritual que ajuda a manter a serenidade e a paz íntima:
- Silêncio diante do caos;
- Oração à frente do desafio;
- Serviço perante o mal.

O trânsito da vida possui também sinalização peculiar:
- Silêncio: previne contra o perigo;
- Oração: prepara a passagem livre;
- Serviço: garante a marcha correta.

O S.O.S que o André Luiz fala aqui é a síntese de todas as respostas, pois irmana Silêncio, Oração e Serviço.

Aqui estamos em uma lista, onde somos parceiros de idéias, sentimentos e energias. Os escritos que cada um coloca aqui carregam em sua sintonia aquilo que vive no íntimo de quem os escreve. As palavras podem levar ao leitor aquele clima nublado ou aquele brilho alquímico que transforma o vil metal das desgraças em puro ouro no coração.
Somos parceiros de lista e de vibrações invisíveis que nos unem naquilo que lemos.
Podemos ser tempestuosos ou radiantes.
Cada um dá e escreve aquilo que tem em si mesmo.
Isso me lembra de uma passagem de Jesus que está no evangelho de Tomé:

"Um dia passavam Jesus e seus discípulos por um homem, que lhes proferiu injúrias em altas vozes; mas Jesus lhe retrucou só com amabilidades. Então, seus discípulos lhe perguntaram por que respondia com boas palavras a quem lhe proferia más palavras? Ele lhes respondeu: Cada um dá do que tem em sua despensa!"

Voltando ao assunto com o qual iniciei esses escritos matutinos, sei lá qual foi o motivo que levou-me a escrever isso aqui para vocês. Só sei que surgiu a vontade de postar aqui alguma coisa. Daí, abri a cortina e vi que o dia lá fora está nublado. Peguei um gancho nisso e comecei a escrever.
Não sei o motivo, mas espero que esses escritos os ajudem a lembrar que as nuvens passam, mesmo as mais escuras e tempestuosas, e que um novo dia pode estar raiando agora no horizonte de suas consciências.
Se não for hoje, será amanhã ou depois, com certeza!
Os dias terríveis não são aqueles de tempestade, onde a natureza só está limpando e descarregando a atmosfera. Os dias terríveis são aqueles em que não lembramos o nosso brilho interior e nos tornamos presas fáceis de nossa incapacidade de sermos felizes aqui e agora.
Bom, chega de escrever. Nesse finalzinho, fiquem com esse maravilhoso trecho extraído do livro "Espaço, Tempo e Além" (2):

"Não espere pelo guru, não espere pelo messias,
não espere pela segunda vinda.
O Eu real está aqui e agora - no íntimo.
ACORDE E SINTA O AROMA DO CAFÉ."

Paz e luz para vocês.

Wagner Borges
São Paulo, 09 de novembro de 2000, às 07h11min

Notas:
1. O S.O.S do André Luiz está no livro "Sol Nas Almas", psicografado pelo Waldo Vieira em 1964.
2. O livro "Espaço, Tempo e Além" é de autoria de dois físicos americanos: Bob Toben e Fred Allan Wolf (Editora Cultrix).


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


wb
Wagner Borges é pesquisador, conferencista e instrutor de cursos de Projeciologia e autor dos livros Viagem Espiritual 1, 2 e 3 entre outros.
Visite seu Site e confira a entrevista.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa