Menu

Fórmula de essências florais: O significado espiritual do relacionamento

por Thais Accioly em Espiritualidade
Atualizado em 16/12/2002 12:29:22


Capítulo 7
(Clique aqui e confira o capitulo que acompanha essa fórmula)

A cada etapa, capítulo, da jornada pelo Caminho da Autotransformação será apresentada uma nova fórmula de essências florais que possa oferecer apoio ao processo e ela deve ser usada pelo período de tempo em que se estiver estudando e integrando os ensinamentos contidos no capítulo para o qual ela foi criada.

Esta fórmula foi especialmente criada para ajudar no trabalho proposto neste Sétimo Capítulo do Caminho da Autotransformação.

Esta fórmula é em forma da cruz cristã, que tanto significa a entrega, quanto o sacrifício.
E para haver um bom relacionamento, com intimidade e trocas saudáveis, é preciso haver entrega e sacrifício do egoísmo, além de disposição para amarmos aos outros como eles são, e não como desejamos que eles sejam.

Desta forma, no eixo vertical, temos em cima a Chicory, e em baixo a Willow. No eixo horizontal temos a Chestnut Bud à esquerda e a Pine à direita. No centro Holly.

Escolhi para compor esta fórmula algumas essências florais de Bach, que juntas cuidam do amadurecimento de nossa capacidade de nos relacionarmos, sem carregarmos tantas culpas; sem cultivarmos tantos ressentimentos ou o sentimento de sermos nós as vítimas ou os injustiçados; sem agirmos através de nossas carências e do sentimento de separação que a raiva, a inveja, o ciúme e o ódio trazem. Ampliando nossa consciência sobre como nos relacionamos, e também sobre o porquê dos conflitos em nossas relações. É uma fórmula que nos auxilia a aprendermos a amar, ajudando-nos a aprendermos com nossos erros e acertos, tornando-nos mais aptos e capazes de nos relacionarmos bem e com mais harmonia.

Modo de preparo da fórmula: você pode mandar manipular esta fórmula de essências florais em uma farmácia de homeopatia ou de manipulação, que trabalhe com essências florais, ou prepará-la você mesmo, caso possua o kit de essências florais do Dr. Bach (essências florais de estoque).

Forma de uso: após preparar um vidro de 30 ml com todas essas essências florais descritas abaixo, tomar 4 gotas 4 vezes por dia.

Tempo de uso: fazer uso dessa fórmula pelo período de tempo em que você estiver trilhando a jornada proposta pelo Sétimo Capítulo do Caminho da autotransformação.

A fórmula foi preparada, exclusivamente, com florais de Bach para facilitar o seu preparo, uma vez que, o site Vida Nova é visitado por pessoas de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo, e em muitos destes lugares há dificuldade em se encontrar essências florais de outros Sistemas de Essências Florais.

Fórmula com Florais de Bach:

Chicory - Seu maior ensinamento é o amor incondicional, aquele que não espera retribuição, que não sufoca, nem exige, que não é carente e por isso não manipula o outro para ser servido ou suprido. Essa essência floral nutre a carência afetiva, facilitando a liberação e cura dos conteúdos egoístas de nossas personalidades. É adequada por isso para quando não nos sentimos, em alguma fase da vida, suficientemente amados ou queridos, pois preenche nossas almas de afeto, abrindo-nos para a verdadeira capacidade de amar e de nos doarmos, desinteressadamente, bem como para a possibilidade de receber amor.

Willow – Muitas vezes quando sofremos e buscamos entender essas situações de nossas vidas pode advir a vontade ou a necessidade de encontrarmos culpados para nossos sofrimentos, erros e dores, gerando em nós sentimentos de mágoa e ressentimento contra aqueles que julgamos serem os responsáveis por nossa desdita. Esta é uma essência que ajuda a superarmos mágoas e ressentimentos, através do perdão e de adquirirmos uma postura onde assumimos nossa cota de responsabilidade pelos eventos de nossa vida. Isto nos ajuda a abrimos mão da posição de vítimas e a resgatarmos nosso poder de realização, além de nos abrir para a possibilidade do perdão.

Holly – Essência floral que cura as condições negativas associadas aos sentimentos de separação que nascem quando nos apartamos do amor, como, por exemplo, quando vivenciamos raiva, ódio, de partes de nós mesmos, de outras pessoas, de situações e lugares; quando sentimos inveja, ciúme, desejos de vingança, suspeitas. Holly restaura nossa capacidade de amar e assim de nos sentirmos de novo ligados ao todo. Ela é muito importante quando se está trilhando uma jornada de auto transformação, pois muitas vezes ao contatarmos conteúdos emocionais intensos, podemos sentir muita raiva, ou qualquer um desses outros sentimentos relacionados a nos sentirmos apartados de partes nossas ou de outras pessoas e, ela cura esses sentimentos para que possamos expandir nossos corações e passemos a incluir a todos. Essência floral que nos remete ao sagrado e ao Divino da vida, através do amor.

Chestnut Bud – Promove compreensão e entendimento sobre as lições da vida, propiciando que se perceba a natureza essencial da situação vivida. Ajuda a romper com os padrões de repetição obsessiva ou compulsiva na medida em que se faz a aprendizagem que leva à compreensão e superação do erro evitando que se tenha necessidade de recriar padrões de sofrimento inúmeras vezes. É uma ótima essência a ser utilizada em períodos de aprendizagem e de ampliação do conhecimento e entendimento sobre algo ou alguém.

Pine – Essência floral para o auto perdão. Sempre que carregamos culpas por coisas que fizemos ou deixamos de fazer, esta essência é bem vinda, pois ela ajuda a nos perdoarmos, nos aceitamos, passando a oferecer para nós mesmos a nutrição vinda do amor. “Pine ensina que a auto aceitação e a estima interior são um caminho para a alma perceber sua própria natureza sagrada e divina.” (Repertório das Essências Florais – Patrícia Kaminski e Richard Katz – ed. TRIOM)Essências florais complementares:

Caso encontre na região onde vive, pode acrescentar à fórmula acima descrita as seguintes essências florais:

Deerbrush (FES – Florais da Califórnia) – essência floral que cura a ambigüidade ou a ambivalência, trazendo à tona nossas motivações mais sinceras e a clareza do propósito que está por detrás de nossas ações, palavras, ou gestos. Ajuda-nos a estarmos em contato com nossa verdade interior, sem nos iludirmos ou aos outros quanto às nossas reais intenções, fortalecendo nossa capacidade de sermos sinceros.

Quaking Grass (FES – Florais da Califórnia) – Ajuda o indivíduo a se harmonizar ao grupo, através do desenvolvimento do espírito de cooperação. Equilibra o senso de Eu num contexto de grupo, facilitando muitas vezes a abrirmos mão ou a suavizarmos o egotismo. Esta essência floral auxilia a nos vermos como indivíduos não mais isolados, mas como parte de um grupo (social, de trabalho, família, parceria, nos relacionamentos afetivos, etc.) ampliando nossa consciência grupal (de que todos somos um) sem perdermos nossa consciência individual. Desta forma leva a equilibrarmos nossa individualidade com as necessidades maiores do grupo de pessoas com quem convivemos. Levando-nos a entendermos qual nosso papel dentro deste contexto social.

Mallow (FES – Florais da Califórnia) – esta essência floral facilita as interações sociais, promovendo uma troca amorosa facilitando as relações sociais, de amizade, familiares, ou entre casais. Ela ajuda a abrir suavemente as portas de nossos corações para os relacionamentos, encorajando-nos a confiarmos nos outros e na nossa capacidade de irradiarmos afeto genuíno para outras pessoas. A linda flor da malva auxilia a transformarmos os muros que criamos para nos separarmos das pessoas em pontes que nos liguem a elas.

Você tem dúvidas sobre a terapia floral? Sobre quantas essências florais podem ser usadas para compor uma fórmula? Ou sobre como atuam as essências florais? Então leia mais sobre isso no Artigo: As 8 dúvidas mais freqüentes sobre essências Florais


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


thais
Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa