Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Fórmula de essências florais para a criação de uma realidade positiva

por Thais Accioly
Publicado dia 17/02/2003 11:55:46 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Capítulo 16
(Clique aqui e confira o capitulo que acompanha essa fórmula)

A cada etapa, capítulo, da jornada pelo Caminho da Autotransformação será apresentada uma nova fórmula de essências florais que possa oferecer apoio ao processo e ela deve ser usada pelo período de tempo em que se estiver estudando e integrando os ensinamentos contidos no capítulo para o qual ela foi criada.

Esta fórmula foi especialmente criada para ajudar no trabalho proposto neste Décimo Sexto Capítulo do Caminho da Autotransformação.
E a proposta de cura destes florais, assim reunidos, é ajudar-nos a aprender a criar positivamente através de nossa Consciência Divina e original.

Modo de preparo da fórmula: você pode mandar manipular esta fórmula de essências florais em uma farmácia de homeopatia ou de manipulação, que trabalhe com essências florais, ou prepará-la você mesmo, caso possua as essências florais de estoque.

Forma de uso: após preparar um vidro de 30 ml com todas essas essências florais descritas abaixo, tomar 4 gotas 4 vezes por dia.

Tempo de uso: fazer uso dessa fórmula pelo período de tempo em que você estiver trilhando a jornada proposta pelo Sexto Capítulo do Caminho da autotransformação.

Fórmula com Essências Florais:

Esta fórmula foi criada misturando diferentes sistemas de essências florais tendo em vista seu tema e a propriedade de cura dessas essências florais.

Gentian (Sistema de Essências Florais do Dr. Bach) – Essência floral da Fé, que ajuda a nos libertarmos das dúvidas, do negativismo e do pessimismo. A Gentian abre-nos para a nossa própria Sabedoria e Amor, ajudando-nos, também, a aprendermos a confiar num Poder Superior, na Providência Divina, que nos protege e nos apoia. É uma essência estrutural, que nos auxilia a termos condições de criar bases e alicerces para nossa própria sustentação.

Gorse (Sistema de Essências Florais do Dr. Bach) – Esta é a essência do otimismo e da esperança. Ela ilumina os aspectos sombrios e pessimistas que existem em nossa mente, em nossa emoção, ou na nossa forma que enxergamos o passado, o presente ou o futuro, ajudando assim a olharmos os eventos e situações da vida de forma mais favorável, promissora e alegre. Ela ajuda a encontrarmos um ponto de equilíbrio entre as polaridades da luz e das trevas, e quando assim nos posicionamos podemos usar a luz direcionando-a para iluminar as tristezas e as nossas dificuldades. (segundo Patrícia Kaminski, em seu livro Repertório das Essências Florais, ed. TRIOM). Nesta fórmula especificamente ajuda a concebermos positivamente nossas potencialidades, para traze-las à luz, à consciência, para que possamos utiliza-las positivamente criando nossa realidade.

Willow – Muitas vezes quando sofremos e buscamos entender essas situações de nossas vidas pode advir a vontade ou a necessidade de encontrarmos culpados para nossos sofrimentos, erros e dores, gerando em nós sentimentos de mágoa e ressentimento contra aqueles que julgamos serem os responsáveis por nossa desdita. Esta é uma essência que ajuda a superarmos mágoas e ressentimentos, através do perdão e de adquirirmos uma postura onde assumimos nossa cota de responsabilidade pelos eventos de nossa vida. Isto nos ajuda a abrimos mão da posição de vítimas e a resgatarmos nosso poder de realização, além de nos abrir para a possibilidade do perdão. A Willow é uma essência floral para o resgate do poder pessoal, por isso ela é importante para todos aqueles que só reclamam mas que não agem para mudar as coisas, ela traz a força que faltava para se empreender, nestes casos, as mudanças necessárias, na medida em que se percebe sua própria cota de responsabilidade naquilo que lhe desagrada.

Walnut (Sistema de Essências Florais do Dr. Bach) – Esta é a essência floral usada para fortalecer a “constância” e proteger-nos das pressões externas, das ilusões e encantamentos, que possam nos atrapalhar quando motivados a empreendermos mudanças em nossas vidas. Ajuda a criar a individualidade, facilitando processos de auto conhecimento. É também uma essência floral de proteção para períodos de transição, quando precisamos estar alinhados com nosso verdadeiro Eu, para seguir nosso destino. Principalmente quando vamos passar por grandes transformações ela traz firmeza de propósito e convicção.

Forget-me-not (Sistema de Florais do Alaska – Alaskan Essences) – Este floral favorece que curemos o sentimento de estarmos afastados de nossa verdadeira identidade, seja este distanciamento causado por medo, dor ou culpa. E faz isso trazendo todas essas emoções negativas para o coração, onde podem ser “liberadas com criatividade e compaixão”, segundo Steve Johnson, em seu livro A essência da cura – um guia das essências do Alaska, editora TRIOM. Ela promove o entendimento de nossa origem espiritual, e traz de volta a lembrança de nossa inocência divina e original, o que nos possibilita a vivência do respeito por quem somos e por tudo que nos cerca. Esta essência floral e a essência floral Walnut atuarão auxiliando-se mutuamente, instalando um processo de proteção, desapego e fortalecimento da conexão com o Eu Superior.

White Chestnut (Sistema de Essências Florais do Dr. Bach) – Acalma o excesso de atividade mental, trazendo clareza e serenidade à mente. Liberta a mente de preocupações e pensamentos obsessivos. Essência floral que facilita a meditação, a concentração, o foco no momento presente. Ajuda a que ao invés de intelectualizarmos as questões da vida, possamos nos permitir sentir a vida, o que nos leva a um maior entendimento sobre as situações nas quais nos vemos envolvidos. Permite que se tenha acesso à inspiração que vem da Mente Superior. Juntamente com a Gorse, com a Gentian e com a Walnut ajudará a limpar o campo mental das negatividades.

Clematis (Sistema de Essências Florais do Dr. Bach) – Essência floral que nos ajuda a ter e manter conexão com o agora, com o presente, com a realidade, nos trazendo de volta do mundo das ilusões e do escapismo. Ela estimula a capacidade criativa, nos colocando em contato com o Divino em nós através da criação e da criatividade. Auxilia-nos a mantermos os pés no chão, trazendo estabilidade, foco, concentração, capacidade de estarmos totalmente despertos e conscientes, com senso daquilo que é real em nossas vidas. Por outro lado facilita que possamos trazer do mundo dos sonhos, para nossa realidade, os ideais a serem concretizados. A Clematis também nos auxilia a enxergarmos a nós mesmos sem fantasias, com capacidade de mantermos os pés no chão enquanto trilhamos o caminho do auto conhecimento.Iris (Sistema de essências florais da Califórnia) – Essência Floral para a criatividade, para a inspiração mais elevada. Ela promove a restauração e revitalização da alma através do belo e da arte, e segundo Patrícia Kaminski e Richard Katz no livro Repertório de Essências florais – editora TRIOM “ A essência floral Íris estimula a alma a cultivar a beleza em si mesma e no mundo”. Esta essência floral associada a Clematis, ajudará no processo da criação mais elevada inspirada pelo belo.

Chestnut Bud (Sistema de Essências Florais do Dr. Bach) – Promove compreensão e entendimento sobre as lições da vida, propiciando que se perceba a natureza essencial da situação vivida. Ajuda a romper com os padrões de repetição obsessiva ou compulsiva na medida em que se faz a aprendizagem que leva à compreensão e superação do erro evitando que se tenha necessidade de recriar padrões de sofrimento inúmeras vezes. É uma ótima essência a ser utilizada em períodos de aprendizagem e de ampliação do conhecimento e entendimento sobre si mesmo, sobre algo ou alguém. Esta essência floral associada a White Chestnut, a Clematis, a Willow, a Forget me not, a Walnut e a Star Tulip auxiliará no entendimento de como temos criado nossa realidade.

Wild Oat (Sistema de Essências Florais do Dr. Bach) – Essência floral que nos ajuda a estarmos em contato com nosso propósito de vida, com os talentos e dons, únicos, que trazemos. É também uma essência estrutural, que nos ajuda a criarmos raízes, vínculos fortes com o centro de poder de nosso Ser, e a partir daí redirecionarmos nossas vidas, para um novo caminho onde criamos uma realidade onde nossa Alma é nosso guia, e adquirimos força para seguir o verdadeiro chamado de nossas vidas, com firmeza, determinação e objetividade. Ajuda a nos direcionarmos em nossas vidas com propósito e também a darmos uma direção a alguma área de nossa vida que esteja sem orientação.

Wild Rose (Sistema de Essências Florais do Dr. Bach) – Ela trabalha ampliando nosso amor, interesse, vontade e motivação pelo mundo, pela vida, pela nossa vida e pelos outros. Aumenta a vitalidade, curando a apatia, restaurando a conexão da alma com o corpo físico e com o mundo físico, ajudando-nos a estarmos entusiasmados de novo com a vida material e terrena, em todos os seus ângulos, inclusive no que se refere aos relacionamentos humanos. É uma essência de amor pela vida, pela Terra, e pelas possibilidades que um planeta como o nosso nos oferece. Amplia nossa sintonia com a consciência do amor que pulsa em toda a Vida, ajudando a nos sentirmos parte dela, do amor que nela existe.

Star Tulip (Sistema de Florais da Califórnia) – É uma essência floral para ampliar a escuta interior e a que advém de estarmos em sintonia com planos mais elevados de consciência (externos e internos), de onde vem orientação. Assim, ajuda na meditação, e a contatarmos níveis mais profundos do inconsciente. Ela ajuda no processo do autoconhecimento. Esta essência floral associada às essências florais: Wild Rose, Forget me not e Wild Oat, irá nos ajudar a sabermos o que realmente é necessário para criarmos nossa felicidade, facilitando percebermos qual o caminho para a realização.

Vine (Sistema de Essências Florais do Dr. Bach) - Essência floral que traz equilíbrio à vontade e ao querer. Transformando o querer só para si, egoístico e tirânico, em um querer altruísta, que serve aos outros, que é capaz de se doar, porque consciente de sua abundância, força e vitalidade. A Vine usada conjuntamente com as essências dessa fórmula, especialmente com a Iris, com a Wild Rose, com a Wild Oat, com a Gorse e a Gentian, ajudará a desenvolver a capacidade de criarmos de forma mais feliz, amorosa, positiva, generosa e altruísta nossa realidade. E estas essências associadas a Chestnut Bud, a White Chestnut, a Clematis, a Forget me not, a Willow, a Walnut e a Star Tulip, ajudar-nos-ão no processo de criação mais consciente.

Você tem dúvidas sobre a terapia floral? Sobre quantas essências florais podem ser usadas para compor uma fórmula? Ou sobre como atuam as essências florais? Então leia mais sobre isso no Artigo: As 8 dúvidas mais freqüentes sobre essências Florais


estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
thais
Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Cuide da sua energia
artigo O Invisível, visível, 2
artigo Quando as Estrelas Descem Para Dançar no Coração do Homem
artigo O poder do desinteresse








horoscopo



As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa