Menu

Fórmula de essências florais para entender o desenvolvimento emocional

por Thais Accioly em Espiritualidade
Atualizado em 23/12/2002 12:45:08


Capítulo 8
(Clique aqui e confira o capitulo que acompanha essa fórmula)

A cada etapa, capítulo, da jornada pelo Caminho da Autotransformação será apresentada uma nova fórmula de essências florais que possa oferecer apoio ao processo e ela deve ser usada pelo período de tempo em que se estiver estudando e integrando os ensinamentos contidos no capítulo para o qual ela foi criada.

Esta fórmula foi especialmente criada para ajudar no trabalho proposto neste Oitavo Capítulo do Caminho da Autotransformação.

E a proposta de cura destes florais, assim reunidos, é nos capacitar e nos encorajar a aprendermos a aceitar nossas emoções negativas e a renunciarmos ao eu idealizado, ao mesmo tempo em que fortalece nosso Eu verdadeiro, para que possamos vivenciar o amor por quem somos e promover nosso desenvolvimento emocional.

O processo de se auto conhecer, e de promover o desenvolvimento pessoal pode antes de causar a sensação de conforto e paz de espírito, trazer num primeiro momento, desconforto, medos, crises emocionais, medo de perder o controle sobre suas emoções, sentimentos de não se saber mais ao certo quem é (vazio), raiva, culpa, e tudo isso pode se estender por um determinado período de tempo.

Por isso nesta fórmula criada para o Capítulo oitavo, usei algumas essências florais que permitem um fortalecimento da auto estima, do resgate do equilíbrio, florais que trazem consolo, coragem, capacidade de entrega e conforto, além de nos ajudar a enxergar estes momentos de “desconforto” com esperança, com otimismo, sem perdermos de vista qual é nosso propósito ao percorrermos este caminho: nos transformarmos em quem realmente somos, lançando mão de nossos potenciais, dons e talentos para sermos felizes, e para realizarmos nossa missão nesta Terra.

Modo de preparo da fórmula: você pode mandar manipular esta fórmula de essências florais em uma farmácia de homeopatia ou de manipulação, que trabalhe com essências florais, ou prepará-la você mesmo, caso possua as essências florais de estoque.
Forma de uso: após preparar um vidro de 30 ml com todas essas essências florais descritas abaixo, tomar 4 gotas 4 vezes por dia.
Tempo de uso: fazer uso dessa fórmula pelo período de tempo em que você estiver trilhando a jornada proposta pelo Oitavo Capítulo do Caminho da autotransformação.
A fórmula foi preparada, exclusivamente, com florais de Bach para facilitar o seu preparo, uma vez que, o site Vida Nova é visitado por pessoas de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo, e em muitos destes lugares há dificuldade em se encontrar essências florais de outros Sistemas de Essências Florais.

Fórmula para o desenvolvimento emocional

Fórmula com Florais de Bach:
Agrimony – Esta essência floral traz a alegria verdadeira, que nasce da capacidade de vivenciarmos nossa autenticidade, de sermos realmente quem somos. Ela ajuda a limparmos de nossa personalidade aquilo que não faz parte de nossa natureza, tirando nossa Máscara e nos colocando em contato com nossa verdade. Através desse mergulho interno nos permite entrarmos em contato com nosso Eu Superior, ajudando-nos a escolhermos lidar com as emoções negadas e não resolvidas. É uma essência floral de desintoxicação, na medida em que limpa os venenos que trazíamos em nós, frutos das energias negativas das emoções negadas. O resultado final é: alegria, autenticidade, e paz.

Clematis – Essência floral que nos ajuda a ter e manter conexão com o agora, com o presente, com a realidade, nos trazendo de volta do mundo das ilusões e do escapismo. Favorece que tiremos o véu da ilusão sobre quem somos, levando-nos a pararmos de idealizar nosso eu. Ela estimula a capacidade criativa, nos colocando em contato com o Divino em nós através da criação e da criatividade. Auxilia-nos a mantermos os pés no chão, trazendo estabilidade, foco, concentração, capacidade de estarmos totalmente despertos e conscientes, com senso daquilo que é real em nossas vidas. Por outro lado facilita que possamos trazer do mundo dos sonhos, para nossa realidade, os ideais a serem concretizados.Chestnut Bud – Promove compreensão e entendimento sobre as lições da vida, propiciando que se perceba a natureza essencial da situação vivida. Ajuda a romper com os padrões de repetição obsessiva ou compulsiva na medida em que se faz a aprendizagem que leva à compreensão e superação do erro evitando que se tenha necessidade de recriar padrões de sofrimento inúmeras vezes. É uma ótima essência a ser utilizada em períodos de aprendizagem e de ampliação do conhecimento e entendimento sobre si mesmo, sobre algo ou alguém.

Star of Bethlehem – Para seguirmos em frente, rumo ao nosso verdadeiro Eu, precisamos nos libertar, curar-nos de traumas, das cristalizações e paralisações advindas dos choques, daquilo que um dia nos feriu e que continua ativo em nós tempos depois, impedindo-nos de seguirmos adiante. Assim, este pequeno lírio branco nos traz o consolo e a calma, e também a cura e a cicatrização de feridas emocionais, além de nos ajudar a recordarmos quem somos, ou seja, recuperarmos a memória de nosso eu espiritual e nos permitirmos guiar por ele nessa jornada de cura. Desta forma essa essência floral restaura nosso senso de divindade interior.

Gorse – Esta é a essência do otimismo e da esperança. Ela ilumina os aspectos sombrios e pessimistas que existem em nossa mente, em nossa emoção, ou na nossa forma que enxergamos o passado, o presente ou o futuro, ajudando assim a olharmos os eventos e situações da vida de forma mais favorável, promissora e alegre. Ela nos ajuda a encontrar um ponto de equilíbrio entre as polaridades da luz e das trevas, e quando assim nos posicionamos podemos usar a luz direcionando-a para iluminar as tristezas e as nossas dificuldades. (segundo Patrícia Kaminski, em seu livro Repertório das Essências Florais, ed. TRIOM).

Larch - Essência floral da autoconfiança e da crença em nossa real capacidade de sermos o que verdadeiramente somos e de realizarmos o que sentimos ser necessário. Auxilia aos que têm baixa auto-estima, a acreditarem mais em si mesmos, e poderem assim enfrentar seus medos de fracassar e de se aventurar em novos desafios, levando ao crescimento pessoal e ao fortalecimento do eu. A essência floral Larch facilita a comunicação de uma forma geral e é uma fortalecedora do Eu central.

Cherry Plum - Esta essência floral ajuda-nos a não termos medo de perder o controle sobre nós mesmos e sobre nossas emoções, trazendo força e encorajamento. Ela promove uma religação com o Eu Superior e uma entrega a um Poder Superior, e assim nos tornamos capazes de lidar com períodos de intensa pressão, medo extremo e stress sem perdermos o equilíbrio e a estabilidade, por nos sentirmos protegidos e guiados pelo Divino.

Mimulus – Essência floral que traz e ancora a qualidade da coragem. Principalmente coragem para enfrentar os desafios da vida. Ela permite o surgimento da coragem na medida em que ajuda-nos a entrarmos em contato com a força, o propósito e a segurança que vêm de nosso Eu Superior, aprendendo a nos relacionarmos com a vida com mais alegria e exuberância, sem medo de expormos quem somos verdadeiramente, ou de experimentarmos curiosamente a vida.

Essências florais complementares:
Caso encontre na região onde vive, pode acrescentar à fórmula acima descrita as seguintes essências florais:

Essas essências florais nos ajudam nesse processo de entendermos melhor realmente quem somos, e a trazermos para o coração nossas emoções negativas, às quais antes criávamos resistência ou às quais negávamos, a fim de criarmos a possibilidade de sua liberação. E só com a liberação dessas emoções é que o amor, por nós mesmos, pela vida, pelos outros, poderá ser vivenciado de uma forma mais plena.

Deerbrush (FES – Florais da Califórnia) – essência floral que cura a ambigüidade ou a ambivalência, trazendo à tona nossas motivações mais sinceras e a clareza do propósito que está por detrás de nossas ações, palavras, ou gestos. Ajuda-nos a estarmos em contato com nossa verdade interior, sem nos iludirmos ou aos outros quanto às nossas reais intenções, fortalecendo nossa capacidade de sermos sinceros.

Fairy Lantern (FES – Florais da Califórnia) – favorece o desenvolvimento sadio da personalidade, superando aspectos ou partes que ficaram presas aos processos da infância. A Fairy Lantern ajuda-nos a superarmos esses obstáculos emocionais (a imaturidade, o sentimento de desamparo, carência, incapacidade de assumir responsabilidades), a regressão emocional, trazendo amadurecimento da personalidade.

Mallow (FES – Florais da Califórnia) – esta essência floral facilita as interações sociais, promovendo uma troca amorosa facilitando as relações sociais, de amizade, familiares, ou entre casais. Ela ajuda a abrir suavemente as portas de nossos corações para os relacionamentos, encorajando-nos a confiarmos nos outros e na nossa capacidade de irradiarmos afeto genuíno para outras pessoas. A linda flor da malva auxilia a transformarmos os muros que criamos para nos separarmos das pessoas em pontes que nos liguem a elas.

Forget-me-not (Sistema de Florais do Alaska – Alaskan Essences) – Este floral favorece que curemos o sentimento de estarmos afastados de nossa verdadeira identidade, seja este distanciamento causado por medo, dor ou culpa. E faz isso trazendo todas essas emoções negativas para o coração, onde podem ser “liberadas com criatividade e compaixão”, segundo Steve Johnson, em seu livro A essência da cura – um guia das essências do Alaska, editora TRIOM. Ela promove o entendimento de nossa origem espiritual, e traz de volta a lembrança de nossa inocência divina e original, o que nos possibilita a vivência do respeito por quem somos e por tudo que nos cerca.

Você tem dúvidas sobre a terapia floral? Sobre quantas essências florais podem ser usadas para compor uma fórmula? Ou sobre como atuam as essências florais? Então leia mais sobre isso no Artigo: As 8 dúvidas mais freqüentes sobre essências Florais


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


thais
Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa