Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Fórmula de essências florais para entender o sentido do mal e sua transcendência

por Thais Accioly
Publicado dia 20/01/2003 12:06:14 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Capítulo 12
(Clique aqui e confira o capitulo que acompanha essa fórmula)

A cada etapa, capítulo, da jornada pelo Caminho da Autotransformação será apresentada uma nova fórmula de essências florais que possa oferecer apoio ao processo e ela deve ser usada pelo período de tempo em que se estiver estudando e integrando os ensinamentos contidos no capítulo para o qual ela foi criada.

Esta fórmula foi especialmente criada para ajudar no trabalho proposto neste Décimo Segundo Capítulo do Caminho da Autotransformação.
E a proposta de cura destes florais, assim reunidos, é num sentido mais amplo e profundo trazer à tona nossa beleza interior. E para libertar nossa beleza é preciso reconhece-la parando de nega-la. Segundo o Guia, o processo é parar de negar o que somos, seja reconhecendo nosso lado mau como nosso lado bom, nossa feiúra interior e nossa beleza interior.

Portanto essa fórmula de florais ajuda-nos a trilharmos este percurso, primeiramente possibilitando enxergarmos e reconhecermos nosso mal interior, bem como o bem que já existe em nós. Liberando velhas crenças distorcidas a respeito de quem somos, ou de como deveríamos ser, ajudando-nos a abandonarmos nossas ilusões, fantasias e negações sobre partes de nós mesmos, bem como lidarmos com nossas culpas, raivas, sentimentos de rigidez e medos.

E por fim essas essências florais reunidas nos encorajarão, ao longo do tempo, trazendo esperança e o sentimento de sermos capazes e merecedores de nos transformarmos, resgatando nossa auto estima, nosso auto respeito e dignidade, podendo oferecer para o mundo nosso melhor, nossa beleza interior.

Modo de preparo da fórmula: você pode mandar manipular esta fórmula de essências florais em uma farmácia de homeopatia ou de manipulação, que trabalhe com essências florais, ou prepará-la você mesmo, caso possua o kit de essências florais do Dr. Bach (essências florais de estoque).

Forma de uso: após preparar um vidro de 30 ml com todas essas essências florais descritas abaixo, tomar 4 gotas 4 vezes por dia.

Tempo de uso: fazer uso dessa fórmula pelo período de tempo em que você estiver trilhando a jornada proposta pelo Décimo Segundo Capítulo do Caminho da autotransformação. Lembrando que o reconhecimento de quem somos pode levar um certo tempo, às vezes alguns meses, ou mais. Portanto pode ser que decida tomar essa fórmula por um período longo (por uns dois ou três meses) antes de iniciar a próxima fórmula de essências florais.

A fórmula foi preparada, exclusivamente, com florais de Bach para facilitar o seu preparo, uma vez que, o site Vida Nova é visitado por pessoas de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo, e em muitos destes lugares há dificuldade em se encontrar essências florais de outros Sistemas de Essências Florais.

Com Florais de Bach: Fórmula para resgatar a beleza interior

Agrimony – Esta essência floral traz a alegria verdadeira, que nasce da capacidade de vivenciarmos nossa autenticidade, de sermos realmente quem somos. Ela ajuda a limparmos de nossa personalidade aquilo que não faz parte de nossa natureza, tirando nossas máscaras e nos colocando em contato com nossa verdade. Através desse mergulho interno nos permite entrarmos em contato com nosso Eu Superior, ajudando-nos a escolhermos lidar com as emoções negadas e não resolvidas. É uma essência floral de desintoxicação, na medida em que limpa os venenos que trazíamos em nós, frutos das energias negativas das emoções negadas. O resultado final é: alegria, autenticidade, e paz.

Clematis – Essência floral que nos ajuda a ter e manter conexão com o agora, com o presente, com a realidade, nos trazendo de volta do mundo das ilusões e do escapismo. Ela estimula a capacidade criativa, nos colocando em contato com o Divino em nós através da criação e da criatividade. Auxilia-nos a mantermos os pés no chão, trazendo estabilidade, foco, concentração, capacidade de estarmos totalmente despertos e conscientes, com senso daquilo que é real em nossas vidas. Por outro lado facilita que possamos trazer do mundo dos sonhos, para nossa realidade, os ideais a serem concretizados. A Clematis também nos auxilia a enxergarmos a nós mesmos sem fantasias, com capacidade de mantermos os pés no chão enquanto trilhamos o caminho do auto conhecimento.

Walnut – Esta é a essência floral usada para fortalecer a “constância” e proteger-nos das pressões externas, das ilusões e encantamentos, que possam nos atrapalhar quando motivados a empreendermos mudanças em nossas vidas. Ajuda a criar a individualidade, facilitando processos de auto conhecimento. É também uma essência floral de proteção para períodos de transição, quando precisamos estar alinhados com nosso verdadeiro Eu, para seguir nosso destino. E principalmente quando vamos passar por grandes transformações ela traz firmeza de propósito e convicção.

Rock Water - Essência ambiental importante quando necessitamos romper com estruturas rígidas, padrões e crenças limitadores, que trazem padrões de perfeccionismo principalmente com relação a nós mesmos. Ajuda a entrarmos em contato com nossas águas, com nossas emoções, que estavam cristalizadas por essa nossa rigidez e exigências severas conosco mesmos, deixando que elas possam fluir de nosso interior para a terra, para fora, restabelecendo nossa espontaneidade. Traz humildade, capacidade de adaptação e flexibilidade. Além de permitir que chamemos nosso Mestre interno para nos guiar. É uma essência de poder, pois, nos ensina a termos reverência por quem somos verdadeiramente, quando escolhemos construir um Eu sem ilusões, com base em nossas reais estruturas internas e em nossa Verdade mais profunda. Uma outra característica de cura dessa essência floral é ajudar-nos a reencontrar o prazer e, também, através dela de aprendermos a sentir nossa beleza interior, refletindo-a no exterior (vide Carmem Monari, no livro Participando da Vida com os Florais de Bach – editora E. Roka).Chestnut Bud – Promove compreensão e entendimento sobre as lições da vida, propiciando que se perceba a natureza essencial da situação vivida. Ajuda a romper com os padrões de repetição obsessiva ou compulsiva na medida em que se faz a aprendizagem que leva à compreensão e superação do erro evitando que se tenha necessidade de recriar padrões de sofrimento inúmeras vezes. É uma ótima essência a ser utilizada em períodos de aprendizagem e de ampliação do conhecimento e entendimento sobre si mesmo, sobre algo ou alguém.

Willow – Muitas vezes quando sofremos e buscamos entender essas situações de nossas vidas pode advir a vontade ou a necessidade de encontrarmos culpados para nossos sofrimentos, erros e dores, gerando em nós sentimentos de mágoa e ressentimento contra aqueles que julgamos serem os responsáveis por nossa desdita. Esta é uma essência que ajuda a superarmos mágoas e ressentimentos, através do perdão e de adquirirmos uma postura onde assumimos nossa cota de responsabilidade pelos eventos de nossa vida. Isto nos ajuda a abrimos mão da posição de vítimas e a resgatarmos nosso poder de realização, além de nos abrir para a possibilidade do perdão.

Pine – Essência floral para o auto perdão. Sempre que carregamos culpas por coisas que fizemos ou deixamos de fazer, esta essência é bem vinda, pois ela ajuda a nos perdoarmos, nos aceitamos, passando a oferecer para nós mesmos a nutrição vinda do amor. “Pine ensina que a auto aceitação e a estima interior são um caminho para a alma perceber sua própria natureza sagrada e divina.” (Repertório das Essências Florais – Patrícia Kaminski e Richard Katz – ed. TRIOM)

Larch - Essência floral da autoconfiança e da crença em nossa verdadeira capacidade de sermos o que verdadeiramente somos e de realizarmos o que sentimos ser necessário. Auxilia aos que têm baixa auto-estima, a acreditarem mais em si mesmos, e poderem assim enfrentar seus medos de fracassar e de se aventurar em novos desafios, levando ao crescimento pessoal e ao fortalecimento do eu. A essência floral Larch facilita a comunicação de uma forma geral.

Mimulus – Essência floral que traz e ancora a qualidade da coragem. Principalmente coragem para enfrentar os desafios da vida. Ela permite o surgimento da coragem na medida em que ajuda-nos a entrarmos em contato com a força, o propósito e a segurança que vêm de nosso Eu Superior, aprendendo a nos relacionarmos com a vida com mais alegria e exuberância, sem medo de expormos quem somos verdadeiramente, ou de experimentarmos curiosamente a vida.

Gorse – Esta é a essência do otimismo e da esperança. Ela ilumina os aspectos sombrios e pessimistas que existem em nossa mente, em nossa emoção, ou na nossa forma que enxergamos o passado, o presente ou o futuro, ajudando assim a olharmos os eventos e situações da vida de forma mais favorável, promissora e alegre. Ela nos ajuda a encontrar um ponto de equilíbrio entre as polaridades da luz e das trevas, e quando assim nos posicionamos podemos usar a luz direcionando-a para iluminar as tristezas e as nossas dificuldades. (segundo Patrícia Kaminski, em seu livro Repertório das Essências Florais, ed. TRIOM). Nesta fórmula especificamente ajuda a concebermos positivamente nossas potencialidades, para traze-las à luz, à consciência.

Holly – Essência floral que cura as condições negativas associadas aos sentimentos de separação que nascem quando nos apartamos do amor, como, por exemplo, quando vivenciamos raiva, ódio, de partes de nós mesmos, de outras pessoas, de situações e lugares; quando sentimos inveja, ciúme, desejos de vingança, suspeitas. Holly restaura nossa capacidade de amar e assim de nos sentirmos de novo ligados ao todo. Ela é muito importante quando se está trilhando uma jornada de auto transformação, pois muitas vezes ao contatarmos conteúdos emocionais intensos, podemos sentir muita raiva, ou qualquer um desses outros sentimentos relacionados a nos sentirmos apartados de partes nossas ou de outras pessoas e, ela cura esses sentimentos para que possamos expandir nossos corações e passemos a incluir a todos. Essência floral que nos remete ao sagrado e ao Divino da vida, através do amor.

Essências florais complementares:

Caso encontre na região onde vive, pode acrescentar à fórmula acima descrita as seguintes essências florais:

Deerbrush (FES – Florais da Califórnia) – essência floral que cura a ambigüidade ou a ambivalência, trazendo à tona nossas motivações mais sinceras e a clareza do propósito que está por detrás de nossas ações, palavras, ou gestos. Ajuda-nos a estarmos em contato com nossa verdade interior, sem nos iludirmos ou aos outros quanto às nossas reais intenções, fortalecendo nossa capacidade de sermos sinceros.

Self Heal (Sistema de essências florais da Califórnia) – Self Heal significa em português “auto cura”, e esta é uma essência floral que promove a capacidade de assumirmos responsabilidade interior pela nossa própria cura, restaurando a fé em nossa própria capacidade de estarmos bem, o que nos leva a buscarmos recursos internos que propiciem nosso re-equilibrio e harmonia interior. E a conseqüência disso é uma profunda sensação de bem estar.

Pretty Face (Sistema de essências florais da Califórnia) – Esta essência floral ajuda-nos a entendermos que a verdadeira beleza é atributo original e genuíno da alma. Desta forma a Pretty Face tanto oferece apoio para o sentimento de não se sentir esteticamente belo quanto para o sentimento de se ter uma nodoa na alma que enfeia o caráter, a personalidade. Ela propicia o reencontro com a beleza interior ajudando a que nos sintamos belos por sermos quem somos.

Iris (Sistema de essências florais da Califórnia) – Essência Floral para a criatividade, para a inspiração mais elevada. Ela promove a restauração e revitalização da alma através do belo e da arte, e segundo Patrícia Kaminski e Richard Katz no livro Repertório de Essências florais – editora TRIOM “ A essência floral Íris estimula a alma a cultivar a beleza em si mesma e no mundo”.

Você tem dúvidas sobre a terapia floral? Sobre quantas essências florais podem ser usadas para compor uma fórmula? Ou sobre como atuam as essências florais? Então leia mais sobre isso no Artigo: As 8 dúvidas mais freqüentes sobre essências Florais


estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
thais
Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Cuide da sua energia
artigo O Invisível, visível, 2
artigo Quando as Estrelas Descem Para Dançar no Coração do Homem
artigo O poder do desinteresse








horoscopo



As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa