Menu

Fórmula de essências florais para os relacionamentos afetivos

por Thais Accioly em Espiritualidade
Atualizado em 09/12/2002 12:25:56


Capítulo 6
(Clique aqui e confira o capitulo que acompanha essa fórmula)

A cada etapa, capítulo, da jornada pelo Caminho da Autotransformação será apresentada uma nova fórmula de essências florais que possa oferecer apoio ao processo e ela deve ser usada pelo período de tempo em que se estiver estudando e integrando os ensinamentos contidos no capítulo para o qual ela foi criada.

Esta fórmula foi especialmente criada para ajudar no trabalho proposto neste Sexto Capítulo do Caminho da Autotransformação.
Escolhi a forma de estrela de seis pontas para compor esta fórmula de florais, dando ainda mais estabilidade e harmonia à sinergia de cura.

Assim, em cima, no topo do triângulo orientado para cima esta a essência floral Chicory, em sua base à esquerda está Agrimony e à direita Wild Oat. Na ponta do triângulo orientado para baixo está a essência floral Wild Rose, em sua base superior à esquerda Larch e à direita Rock Water.
E a proposta de cura destes florais, assim reunidos, é renovar nosso interesse pelos nossos relacionamentos, pelos outros, pelo prazer de viver, desenvolvendo maior flexibilidade, aprendendo a poder desfrutar do prazer disponível em conviver e em nos relacionarmos, inclusive sexualmente, sempre movidos por um propósito maior: o amor. Ela nos capacita a nos relacionarmos de forma mais amadurecida, criando uma ponte entre o amor e a sexualidade, sem carências e sem máscaras.

Modo de preparo da fórmula: você pode mandar manipular esta fórmula de essências florais em uma farmácia de homeopatia ou de manipulação, que trabalhe com essências florais, ou prepará-la você mesmo, caso possua o kit de essências florais do Dr. Bach (essências florais de estoque).

Forma de uso: após preparar um vidro de 30 ml com todas essas essências florais descritas abaixo, tomar 4 gotas 4 vezes por dia.

Tempo de uso: fazer uso dessa fórmula pelo período de tempo em que você estiver trilhando a jornada proposta pelo Sexto Capítulo do Caminho da autotransformação.
A fórmula foi preparada, exclusivamente, com florais de Bach para facilitar o seu preparo, uma vez que, o site Vida Nova é visitado por pessoas de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo, e em muitos destes lugares há dificuldade em se encontrar essências florais de outros Sistemas de Essências Florais.

Fórmula com Florais de Bach:

Chicory- Seu maior ensinamento é o amor incondicional, aquele que não espera retribuição, que não sufoca, nem exige, que não é carente e por isso não manipula o outro para ser servido ou suprido. Essa essência floral nutre a carência afetiva, facilitando a liberação e cura dos conteúdos egoístas de nossas personalidades. É adequada por isso para quando não nos sentimos, em alguma fase da vida, suficientemente amados ou queridos, pois preenche nossas almas de afeto, abrindo-nos para a verdadeira capacidade de amar e de nos doarmos, desinteressadamente, bem como para a possibilidade de receber amor.

Agrimony – Esta essência floral traz a alegria verdadeira, que nasce da capacidade de vivenciarmos nossa autenticidade, de sermos realmente quem somos. Ela ajuda-nos a limparmos de nossa personalidade aquilo que não faz parte de nossa natureza, tirando nossa Máscara e nos colocando em contato com nossa verdade. Através desse mergulho interno nos permite entrarmos em contato com nosso Eu Superior, ajudando-nos a escolhermos lidar com as emoções negadas e não resolvidas. É uma essência floral de desintoxicação, na medida em que limpa os venenos que trazíamos em nós, frutos das energias negativas das emoções negadas. O resultado final é: alegria, autenticidade, e paz.

Wild Oat – Essência floral que nos ajuda a estarmos em contato com nosso propósito de vida, com os talentos e dons, únicos, que trazemos. É também uma essência estrutural, que nos ajuda a criarmos raízes, vínculos fortes com o centro de poder de nosso Ser, e a partir daí redirecionarmos nossas vidas, para um novo caminho onde criamos uma realidade onde nossa Alma é nosso guia, e adquirimos força para seguir o verdadeiro chamado de nossas vidas, com firmeza, determinação e objetividade. Ajuda a nos direcionarmos em nossas vidas com propósito e também a darmos uma direção a alguma área de nossa vida que esteja sem orientação.

Wild Rose – Ela trabalha ampliando nosso amor, interesse e motivação pelo mundo, pela vida, pela nossa vida e pelos outros. Aumenta a vitalidade, curando a apatia, restaurando a conexão da alma com o corpo físico e com o mundo físico, ajudando-nos a estarmos entusiasmados de novo com a vida material e terrena, em todos os seus ângulos, inclusive no que se refere aos relacionamentos humanos. É uma essência de amor pela vida, pela Terra, e pelas possibilidades que um planeta como o nosso nos oferece.

Larch - Essência floral da autoconfiança e da crença em nossa verdadeira capacidade de sermos o que verdadeiramente somos e de realizarmos o que sentimos ser necessário. Auxilia aos que têm baixa auto-estima, a acreditarem mais em si mesmos, e poderem assim enfrentar seus medos de fracassar e de se aventurar em novos desafios, levando ao crescimento pessoal e ao fortalecimento do eu. Por suas propriedades curadoras já descritas é, também, indicada para distúrbios da sexualidade, quando não nos sentimos capazes ou adequados para cumprir expectativas sexuais, e ela também equilibra as forças criadoras, inerentes ao ato sexual (Patrícia Kaminski – item sexualidade – Repertório das Essências Florais, editora TRIOM). A essência floral Larch facilita a comunicação de uma forma geral.

Rock Water - Essência ambiental importante quando necessitamos romper com estruturas rígidas, padrões e crenças limitadores, que trazem padrões de perfeccionismo principalmente com relação a nós mesmos. Ajuda a entrarmos em contato com nossas águas, com nossas emoções, que estavam cristalizadas por essa nossa rigidez e exigências severas conosco mesmos, deixando que elas possam fluir de nosso interior para a terra, para fora, restabelecendo nossa espontaneidade. Traz humildade, capacidade de adaptação e flexibilidade. Além de permitir que chamemos nosso Mestre interno para nos guiar. É uma essência de poder, pois, nos ensina a termos reverência por quem somos verdadeiramente, quando escolhemos construir um Eu sem ilusões, com base em nossas reais estruturas internas e em nossa Verdade mais profunda. Uma outra característica de cura dessa essência floral é ajudar-nos a reencontrar o prazer de sentir. Associada à essência floral Wild Rose ajuda na ampliação da percepção do prazer do corpo físico, na medida em que amplia o amor por este corpo.Fórmula complementar:

Caso você tenha acesso a estas essências florais, da fórmula complementar, pode tomar também esta fórmula de florais abaixo, juntamente com a citada acima.
Sugiro apenas que manipule em vidros diferentes. Mas pode ser usada conjuntamente. Além de usar via oral, está fórmula pode ser manipulada em um vidro de spray e aspergida no ambiente do quarto do casal, beneficiando a ambos com suas propriedades de cura.

Neste caso, sugiro que, na hora de preparar o vidro de spray, utilize alguns óleos essenciais, além das essências florais, manipulando tudo junto.
Como por exemplo, óleo essencial de jasmim, ylang ylang e lavanda.
Lembrando sempre que estes óleos essenciais não devem ser utilizados por mulheres grávidas.

Esta fórmula abaixo estimula a intimidade, o amor, o entendimento, a sensualidade e a sexualidade. Muito boa também para casais que se amam, mas que deixaram que as preocupações do dia a dia, ou as requisições da vida os distanciassem. Ajuda a fortalecer os laços afetivos, os vínculos e compromissos entre os casais, com delicadeza, criatividade e beleza.

Bush Gardênia (Bush Flower Essence) – uma essência floral que estimula o amor pelo companheiro(a), renova a paixão e o interesse nos relacionamentos.

Wedding Bush (Bush Flower Essence) - essência floral da dedicação e do compromisso. Ajuda-nos a sermos capazes de nos comprometermos num relacionamento.

Hibiscus (FES – Califórnia) – Traz calor e vitalidade. Essência floral que nos ajuda a resgatarmos nossa sexualidade integrada ao amor e às qualidades de calor afetivo e de carinho.

Purple Magnolia (Pacífico) – uma essência floral “para elevar a sexualidade a seu potencial pleno através da intimidade”, segundo Sabina Petit, no livro Medicina Energética – cura uma dádiva dos reinos da natureza – ed. TRIOM. Ajuda a eliminar preocupações, facilitando a vivencia sensorial e dos sentimentos.

Flannel Flower (Bush Flower Essence) - cria confiança para a entrega ao toque. Esta essência floral aumenta a energia física, e a abertura ao contato físico, trazendo alegria, sensibilidade e receptividade no contato físico.

Billy Goat Plum (Bush Flower Essence) – ajuda-nos a aprendermos a apreciar o contato íntimo e o prazer sexual. Facilita a aceitação do corpo físico como ele é.

Red Leschenaultia (Living Essences) – estimula e ativa o desejo de amar, de ser gentil, de renovar os laços delicados dos relacionamentos íntimos. Cria condições de cura para aqueles que são ásperos no falar, trazendo de volta a confiança, e o prazer da intimidade.

Zinnia (FES – Califórnia) – para o bom humor, alegria e leveza. Traz capacidade de nos divertirmos, de brincarmos, em forte comunhão em nossos relacionamentos.

Iris (FES – Califórnia) – essência floral que estimula a inspiração e a criatividade, além de nos ajudar a colocarmos beleza em tudo que somos e fazemos.

Yellow Star Tulip (FES – Califórnia) – essência floral para a empatia e a compaixão. Torna-nos mais sensíveis às verdadeiras necessidades do outro. Refina nossa sensibilidade.

Calendula (FES – Califórnia) – ajuda-nos a criarmos um cálice na alma para recebermos aos outros. Favorece a comunicação amorosa e calorosa, de forma a recebermos as palavras dos outros com compaixão, e a falarmos de forma a aquecermos a alma das outras pessoas.

Você tem dúvidas sobre a terapia floral? Sobre quantas essências florais podem ser usadas para compor uma fórmula? Ou sobre como atuam as essências florais? Então leia mais sobre isso no Artigo: As 8 dúvidas mais freqüentes sobre essências Florais


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


thais
Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa