Menu

Gambito

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 06/05/2010 15:41:05


Existe uma jogada no Xadrez que se chama GAMBITO. Em outras palavras: É O SACRIFÍCIO PRESENTE PARA O BENEFÍCIO FUTURO.
Exemplificando, e usando mais uma vez o jogo de Xadrez, é como trocar uma torre, que é muito mais valiosa, por um peão.
Na realidade, nós vivemos fazendo “gambitos” com a nossa vida, desde que queiramos melhorar ou como diria o meu mestre: EVOLUIR.
Trata-se de um processo sempre presente, que é abrir mão de alguma coisa importante para se alcançar algo ainda maior.
No xadrez é a vitória, na vida é vida.
Você talvez não tenha entendido... mas, tudo que se troca em vida não tem outro objetivo a não ser melhorar a própria vida, o próprio ser.
Fica muito mais fácil de ser entendido quando colocamos valores tangíveis em nossos exemplos. Porém, na realidade, precisamos aprender a fazer isso com a energia que produzimos em nossa mente. É um pouco mais complicado porque energia se sente, matéria se toca, se vê, tem até referência de valor pecuniário.
O maior “Gambito” e o que efetivamente vale a pena para a minha vida, é aquele que realizo com os meus valores, os quais procuro serem os adequados e corretos para mim. São eles que geram os meus pensamentos. É deles que brotam as minhas ações e também de que forma encaro esta encarnação.

Um fato verídico aconteceu com um amigo, muitos anos atrás. Ele estava disputando os Jogos Abertos em Santa Catarina, meu Estado, e jogava a partida final, disputando a medalha de Ouro.
Estava com a partida ganha. Levantou-se, sem que o certame tivesse terminado, foi até o local onde estavam as medalhas e colocou em seu peito a medalha de ouro. Assim ficou por alguns segundos... afinal, a partida estava ganha.
Voltou a jogar, totalmente desconcentrado, e PERDEU A PARTIDA...
Sempre que a situação permite, ele me narra este momento de sua vida e diz: Depois disso NUNCA MAIS JOGUEI XADREZ.
Hoje pude lhe dizer:
Acho que você está equivocado. Deve, sim, jogar Xadrez... sinto que, em verdade, perdeu um jogo e a medalha de ouro, mas ganhou uma vida. Olhe para trás e perceba que você acabou de fazer um gambito... Aprendeu muito sobre soberba, arrogância, sobre subestimar um adversário e, principalmente, que tudo na vida precisa ser feito com humildade.
Mas fica a dúvida: O que teria acontecido se você tivesse tido sucesso no jogo, naquela competição? Talvez não fosse o ser humano brilhante que é hoje! Poderia ter se tornado um chato, em vez de aprender como deve ser encarado cada tropeço em nossa vida. Na verdade, jamais saberemos como de fato poderia teria sido este lado da medalha, do exemplo de vida...
Assim, nada em nossa caminhada acontece sem um propósito, sem uma razão. Tudo é Causa e Efeito. Sempre somos nós que escolhemos as paradas, os descansos, os desafios e as lutas que iremos travar em nossa trilha desta vida.
Por outro lado, para deixar tudo com mais “sabor” temos o medo, que só gera uma coisa: insegurança.
Cabe, portanto, pela ótica de nossos valores, buscar a correta compreensão do que queremos ser em nossas vidas e quais “gambitos” estamos dispostos a fazer, em busca da excelência de nossas colheitas. Saber ceder para ganhar. Sempre, como o Bambu, vergar sem quebrar...

Sei que nos veremos
Cuide-se
Beijo na alma


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa