Menu

Ho´oponopono... Perdão para nossas culpas

por Rubia A. Dantés em Espiritualidade
Atualizado em 06/06/2008 15:34:26


Tenho observado como somos pegos de surpresa por coisas que só nos fazem retardar o caminho, nos prendendo e nos impedindo de fluir com a vida.
A culpa é uma delas.... a nossa ou do outro, visto que é a mesma coisa.
Nosso ego tem esquemas super-sofisticados para nos manter presos ao seu controle, de forma tão sutil que às vezes nem percebemos que estamos embarcando... e quando nos damos conta já entramos no velho círculo vicioso de nos culpar ou culpar o outro.... de ser vítima ou de fazer os outros nossas vítimas.

É muito tênue a linha que separa o estarmos centrados da que nos leva para fora...
Por isso... atenção plena.
Observarmos-nos é uma chave preciosa que nos permite agir quando notamos que estamos embarcando na canoa furada da culpa e da autopiedade.
Já tivemos muito tempo para usar essas técnicas de auto-sabotagem, mas hoje não dá mais para ficar nesse velho esquema e se assim o fizermos corremos o risco de perder o rio da vida que flui... rumo ao Novo Tempo.

Tenho observado como algumas pessoas se prendem à condição de “vítima” e alimentam esse padrão, porque não podem perdoar ou não merecem perdão...

Cada vez que sentimos que erramos... ou que erraram com a gente, podemos olhar para isso como se fosse uma oportunidade de aprendizado e tirar a lição que vem daí... ou podemos nos dar tanta importância que achamos que não podemos errar... nem sofrer por erros dos outros, e ficar presos... em sentimentos que só nos puxam para baixo...
Um dos piores é a autopiedade, porque, além de nos colocar cada vez mais para baixo, rouba a energia das pessoas que ouvem nossas queixas e lamúrias, e roubam a nossa quando ouvimos...
Não importa se fomos nós quem “erramos” ou se foram os outros... é a mesma coisa, se não aproveitamos como oportunidade de aprendizado, acabamos como “vítimas” e “coitadinhos” que não merecem perdão e amor, e se contentam em despertar pena.

Mas de alguma forma essa “pena” alimenta muita gente que não consegue sair da autopiedade e cada vez arruma mais coisas para ter do que se queixar... e se prender cada vez mais a esse padrão.

O Ho’oponopono vem como uma ferramenta muito preciosa para limpar o que causa essa situação de vítima das culpas e a autopiedade, porque a limpeza se dá sem que precisemos ficar repetindo as mesmas histórias, que sempre nos prendem mais e mais ao invés de nos libertar.

Quando percebemos por perto a energia da culpa ou da autopiedade querendo se manifestar em nossa realidade, seja na gente mesmo ou em outra pessoa... que na verdade só está nos refletindo, o Ho’oponopono faz a limpeza sem precisarmos relembrar as mesmas e tão recontadas histórias onde fomos ou fizemos vítimas...
Nesse caso identificamos essa energia como um problema e fazemos Ho’oponopono para limpar as memórias que estão causando o problema.

É muito simples.
No Ho’oponopono da Identidade Própria, quem limpa é a Divindade e Ela vai limpar a causa da qual aquele problema que nos aparece é só um efeito.
Por isso não adianta a nossa mente racional interferir querendo controlar a forma como essa limpeza se dá, porque não temos a menor condição de saber onde está a causa, uma vez que esse sintoma que nos aparece como problema pode ser a combinação de muitas coisas que já vivemos desde o inicio da nossa criação... e falar sobre o problema só nos leva a alimentá-lo.
A nossa parte é só identificar quando um problema se manifesta na nossa realidade, seja no físico, no emocional... ou venha por um sonho, um pensamento... uma pessoa, lugar ou situação.... qualquer coisa que nos incomode e que seja um problema para nós, podemos pedir à Divindade para fazer a limpeza... e a Ela entregar...

Tenho tido tantos resultados surpreendentes com o Ho’oponopono, comigo e com os grupos onde tenho usado, que agradeço profundamente ao Grande Mistério por esse presente tão especial, que de forma muito rápida e precisa, pelo Amor e Perdão, nos propicia a liberação de tudo que nos prende para que... do Vazio venha a Inspiração Divina guiando nossos passos para o Novo Tempo.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


rubia
Rubia A. Dantés é Designer, cria mandalas e ilustrações em conexão...
Trabalhos individuais e em grupo, com o Sagrado Feminino, o Dom e o Perdão...
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa