Menu

Humilhação

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 24/04/2008 16:16:59


Não conheço uma pessoa sequer que não tenha passado por um momento de humilhação em sua vida. Igualmente não conheço uma que não tenha tido uma reação negativa ao fato. Todos nos comportamos de maneira semelhante quando somos agredidos em nosso EGO.
Um dia recebi um e-mail de uma pessoa amiga me perguntando se eu já tinha escrito sobre isso. Respondi que não, mas o episódio não me deixou tranqüilo e fiquei com o tema martelando a minha mente... Ele é forte, pensei...
Na resposta que dei ao e-mail, pedi para que ela lesse a palavra de outra maneira:
HUMILHAÇÃO - HUM MIL AÇÃO
Este intuição de escrever a palavra de outra forma me fez despertar, pois simplesmente acrescentei no texto da mensagem o seguinte:

Significa que merecemos o que recebemos para enfim acordar. A cor dar... Dar vida e cor a alguma coisa. Temos que ter atitude, ação.

Já escrevi um texto sobre a importância de A COR DAR. E, na realidade, o que se espera de um ato humilhante é que a nossa reação seja positiva. Se decidirmos, guiados pela energia deste momento, desta emoção, corremos o risco de cometer um grande equivoco.
Em vez de nos deprimirmos com o momento negativo que estamos passando, temos verdadeiramente que iniciar novas ações positivas. A humilhação deve ser encarada como uma provocação ao fato de reagirmos com garra e prudência ao mesmo tempo. Nunca devemos revidar.
É nada mais, nada menos, que um teste para avaliarmos o quanto poderemos suportar de um revés em nossa linha de conduta. Qual efetivamente a atitude que tomaremos para provar que sabemos nos comportar conforme lemos, ou ensinamos, ou acreditamos... Isso é difícil né?
Funciona como um teste em nossa evolução na busca de nossa LUZ Interior. Preciso provar que sei. Este é o ponto crucial do teste. Sei, mais do que ninguém, o quanto é difícil nos comportarmos adequadamente num momento como este.

Efetivamente o Universo não cobra a nossa ignorância. Mas, quando achamos que sabemos, as provas são constantes e se repetirão até que assimilemos, e efetivamente possamos entender, que tudo o que acontece é por uma razão: mostrar que se sabe, que “passamos de ano na faculdade da vida”.
Ao invés, portanto, de termos um momento de raiva e ira pela humilhação que sofremos, tenhamos mil atitudes positivas na busca de nossa superação.
Precisamos nos comportar como qualquer rio. Ele, na realidade, é um grande professor. Tem a sabedoria de conseguir superar todos os obstáculos. Se alguém o represa ele fica mais forte. Se alguém o aprofunda fica mais calmo. Se alguém coloca um obstáculo ele se supera. Se alguém lhe joga uma pedra ele responde com “borbulhas”...
Jamais podemos esquecer de olhar o passado para podermos entender a verdadeira razão da humilhação que sofremos. Não podemos nos esquecer de que a vida que levamos hoje é exatamente a vida que plantamos ontem.
Será que não temos o hábito de humilhar as pessoas com brincadeiras de mau gosto?
Tanto plantamos que um dia certamente colheremos...

Sei que nos veremos
Beijo na alma


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa