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Imagens Mentais: Insegurança


Repare na imagem que está tão presente na mente das pessoas inseguras: um ser tenta atravessar um vale andando desequilibrado sobre uma corda bamba e quebradiça. Tem os olhos vendados e não sabe onde pisa. Vai arrastando os pés sobre a corda, tentando acertar os passos, mas sem ter segurança do que está fazendo. Seu coração bate forte e descompassado, aumentando sua ansiedade.
A paisagem torna-se um profundo, escuro e ameaçador lugar para estar.

Esta carta fala daqueles momentos da vida em que temos de fazer mudanças e tudo ao nosso redor se toma brumoso e difícil, porque somos seres em duvida, sem ter certeza do que queremos. Não nos conhecemos bem e por isso tudo acaba representando um precipício no qual podemos cair e morrer.

Se você se sente retratado nesta carta e está de acordo com a descrição dela, lembre-se de que a mente exagera sempre e carrega no contorno das representações. Faça as fotocópias da imagem ao final do texto, espalhe-as por onde passa e apóie-se nessa visão.

Como reverter a imagem:

Criei para você um exercício que deverá ser feito obrigatoriamente ao acordar e ao deitar por, no mínimo, três meses. Mas você também pode fazê-lo todas as vezes que se sentir inseguro, durante o dia ou nas noites de insônia.

O importante é fazer o exercício sentado, de olhos fechados e com a palma das mãos apoiada nas pernas. Lembre-se de respirar longa e vagarosamente três vezes antes de começar o exercício. E o mais importante: concentre-se na intenção do exercício, que vai durar apenas poucos segundos.

Exercício do passo firme

Imagine-se num campo de flores e veja na sua frente um grande rio passar mansamente escorregando sobre um leito de areia branca e fina. Saiba agora que precisa atravessar o rio, porque ele representa a mudança que tem de ser feita em sua vida. Respire uma vez e veja surgir sobre o rio uma ponte forte e segura, por onde você passará pisando firme e positivamente. Veja-se atravessando a ponte e, ao chegar ao centro, olhe para o rio que corre debaixo dela e veja ou imagine sua insegurança se desmanchar nas águas, escorrendo pela correnteza até desaparecer no mar. Então recomece a andar sobre a ponte e imagine-se chegando triunfante ao outro lado do rio. Respire e abra os olhos.


Você pode fazer um cordão usando um barbante bem grosso de pouco mais de 2 metros de comprimento. Faça nele 21 nós – distantes pouco menos de 10 cm – e passe a andar com ele na bolsa ou no bolso e, ao menos duas vezes por dia, ao tocar todos os nós, diga mentalmente: “Por saber o que quero tenho o poder de realizar tudo nesta vida”.

link Livro das Transformações, Editora Ágora


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izabel
Izabel Telles é terapeuta holística e sensitiva formada pelo American Institute for Mental Imagery de Nova Iorque. Tem três livros publicados: "O outro lado da alma", pela Axis Mundi, "Feche os olhos e veja" e "O livro das transformações" pela Editora Agora.
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