Menu

Incoerência gera estresse

por Bel Cesar em Espiritualidade
Atualizado em 10/03/2010 16:30:16


Como vimos no artigo anterior, Como tornar-se próximo de si mesmo e dos outros, a sinceridade consigo mesmo é uma condição imprescindível para superarmos o desconforto de lidar com nossos sentimentos antagônicos. Mas o fato é que apesar de muitas vezes nem nos darmos conta do quanto estamos sendo incoerentes conosco mesmos, e, portanto, com os outros, o nosso cérebro sabe que sim e reage para se defender contra tais desajustes.

O cérebro tem um radar para a insinceridade! Ele não reage bem às informações incoerentes. Por exemplo, quando escutamos uma pessoa nos dizer algo racionalmente coerente, mas seu tom de voz não condiz com a sua fala, sentimos um desconforto imediato! Aliás, o mesmo também ocorre quando somos incoerentes conosco mesmos. Quando racionalmente decidimos algo, mas emocionalmente não estamos convencidos desta idéia.

Conversando sobre esta questão com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz, ele explicou que a incoerência faz disparar a amígdala cerebral que, por sua vez, leva-nos a um estado de alerta que, tornando-se constante, gera medo e estresse.

A amígdala cerebral, como explica Dr. Sergio, é como um radar no cérebro que nos chama a atenção para o que pode ser novo, surpreendente ou importante e que, portanto, necessita de investigação. Quer dizer, ela coordena os sinais de advertência no cérebro e provoca a reação de luta, fuga ou inércia diante do perigo.
Quanto maior a vigilância gerada pela amígdala, maior nossa atenção para as dicas emocionais transmitidas por outras pessoas. Até aí tudo parece ir bem. Mas, o ponto é que, à medida que esse foco torna-se constante e intensificado, ele aumenta o contágio das emoções alheias, ou seja, nos tornamos suscetível e, portanto, vulneráveis, às emoções de outra pessoa. Quando elas se referem às emoções hostis, mal-humoradas ou de raiva, causam danos que nem precisamos exemplificar...

A questão-problema é que nosso cérebro lê e registra as emoções em voz baixa... Precisamos ouvi-las para decifrá-las e direcioná-las!

Quem nos ajuda a realizar esta façanha é o psicólogo americano Paul Ekman. Ele fez uma pesquisa incrível sobre as micro-expressões faciais: catalogou 3 mil combinações de movimentos musculares de rosto e concluiu que elas são universais.

O seu trabalho gerou o seriado Lie to Me (Engana-me se puder – terças-feiras, às 22h, na FOX). É um programa ótimo para aprendermos a ter consciência destas expressões incoerentes. Por exemplo, ele explica que se uma pessoa ri durante uma conversa sem mexer os olhos, o nosso cérebro sabe que o seu riso não é verdadeiro.

No seu site link ele tem um treinamento para aprendemos a ler as microexpressões faciais. Pelo menos, assim podemos pelo menos avisar ao nosso cérebro que elas são de fato incoerentes, e, portanto, cabe à nossa racionalidade e inteligência emocional decidir o que fazer com elas!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


bel
Bel Cesar é psicóloga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traumático com os métodos de S.E.® - Somatic Experiencing (Experiência Somática) e de EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. É também autora dos livros `Viagem Interior ao Tibete´ e `Morrer não se improvisa´, `O livro das Emoções´, `Mania de Sofrer´, `O sutil desequilíbrio do estresse´ em parceria com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz e `O Grande Amor - um objetivo de vida´ em parceria com Lama Michel Rinpoche. Todos editados pela Editora Gaia.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa