Menu

Influenciando o agora. Você pode, você merece

por Silvia Malamud em Espiritualidade
Atualizado em 24/03/2006 11:03:15


Se pararmos por um instante que seja e observarmos que a nossa existência aqui na Terra pode funcionar como um imenso sistema terapêutico para ampliar o nosso autoconhecimento, estaremos por começar a nos aventurarmos lucidamente nesta nossa preciosa e única jornada.
Quer desejemos ou não, a totalidade da nossa consciência permeia nossos ambientes físicos de modo ininterrupto; e isso ocorre desde quando estávamos na barriga da nossa mãe. O ambiente, por sua vez, também age em nós desde antes do nosso nascimento, atingindo-nos diretamente e trazendo seus efeitos por toda a nossa vida. A questão ambiental, portanto, tem extrema importância em todo o nosso desenvolvimento e se ousarmos pesquisar a nós mesmos, teremos fortes evidencias do quanto esse tipo de vivencia interferiu no modo de ser de cada um de nós.

A questão agora é: para que se saber disso e ao que vai nos levar um olhar mais atento sobre os ambientes nos quais nascemos e sobre as nossas histórias de vida?
O convite é para que, seja por processos de meditação, psicoterapias ou o que for, façamos um movimento de conhecimento interior efetivo, que possamos saber como funcionamos, para enfim transcender qualquer automatismo no qual estejamos inseridos; tornando-nos livres para vivermos nossas vidas com maior autonomia.
Influenciando o nosso agora de modo lúcido. Este tipo de autopesquisa pode transformar de modo surpreendente quadros repetitivos ou instáveis de nossa vida e a mente pode assim trabalhar a nosso favor como uma forte aliada.

Deste modo a nossa jornada interior, através de nossas buscas, estará atuando em conjunto facilitando e ampliando todas as possibilidades de reorganização de aspectos de nossas vidas que agora não fazem mais sentido.
Pessoas que passam por alguma experiência da própria mente, por meio dos seus sentidos interiores, têm a oportunidade de se perceberem de um modo totalmente diferente do padrão de estruturação psico-emocional anterior.

As mudanças são interessantíssimas...
A atuação da jornada interior da nossa própria mente em nosso psiquismo tem o poder de alterar os sistemas de crenças reducionistas que estão criando realidades indesejáveis em que a pessoa coexiste e que a estão aprisionando, influenciando-a neste momento presente de modo indesejável.
A mudança da constelação consciencial é indescritível, bem como o aumento em lucidez gerado em decorrência do movimento de revitalização estrutural inaugurado simplesmente pelo olhar atento ao nosso mundo interior. O que se passa é que deixamos de nos identificar com as nossas situações de vida e por instantes passamos a observar tudo como se fosse o filme da nossa vida. Nesse momento de desidentificação é que costumam acontecer verdadeiros insghts sobre como funcionamos e o porquê disso tudo. Nestes preciosos instantes é que muita coisa que carregamos sem necessidade literalmente perde o sentido, indo embora e dando lugar ao novo em nós mesmos.
Sabemos que nossos estados emocionais são atemporais e que mesmo situações vivenciadas na mais tenra infância podem estar extremamente presentes em nós, criando um padrão de realidade presente sem que nos demos conta.
Creio que o aspecto mais importante desse processo seja o encontro nosso com nós mesmos, com o que de fato somos em essência. Este autocontato, quando lúcido, é grandioso, pois possibilita toda uma transformação pessoal ampliando a nossa autoconsciência em diversos níveis.
Como resultado, podemos transformar os lugares em que estamos habitando, entendendo que o cenário de nossas vidas só pode mudar quando o protagonista se encontra autoconsciente e livre das suas amarras.

Muitas pessoas revelaram que durante o processo de descortinamento sentiram sensações de como se antes estivessem presos a uma malha que ao amarrar, simultaneamente as cegava, impedindo-as de se desenvolverem com plenitude num rumo de sua vida que lhes desse prazer.
Lucidez e autoconsciência podem levar o indivíduo às suas múltiplas possibilidades de ser, de criar e de se desidentificar com aquilo que o está impregnado e que não faz mais sentido.

Na medida em que se entra profundamente em contato com realidades, que estão coexistindo sem controle e sem um sentido claro atual, a pessoa começa a gerenciar o seu universo com mais consciência, objetivando o melhor para si, criando efetivamente situações novas e produtivas.
Livre-se dos preconceitos e busque a ajuda de uma pessoa qualificada. Um bom psicólogo, por exemplo, pode ser de grande valia para te ajudar a encontrar significados pessoais inimagináveis anteriormente.
O objetivo deste texto é o de abrir portas para que você possa se desenvolver nas suas múltiplas possibilidades de ser.
- Isto é salto quântico!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa