Menu

Instinto

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 21/10/2005 10:58:13


Já me comportei várias vezes como um animal.
Você já fez isso também? Provavelmente sim, afinal somos humanos e em evolução.

Pense um pouco sobre o tema...
Medite nas suas atitudes, faça como eu...

Hoje pela manhã, na minha meditação, dediquei uns minutos a este dilema e descobri que, como todo animal, também tenho meus cuidados com o perigo. Como eles, sempre sei quando tenho sono e chega a hora de descansar, de dormir.
Meu corpo físico exige comida e procuro me alimentar. Cuido para que os alimentos sejam saudáveis. Preciso de energia para continuar a minha caminhada nesta vida terrena. Minha sede é idêntica à sua. Todos nós precisamos de água. Mais água do que alimento.
Quando chega a idade correta, nosso instinto de reproduzir aflora. É a vida pela vida. Assim somos. Animais mesmo.
Mas, por que será? Eu tenho à minha pergunta, a definição sobre o tema e a resposta.
Você já tem as suas?
Obviamente que tudo isso é natural; é normal que tenhamos esses comportamentos e atitudes ‘automáticas’ e que sejamos como animais ao sentirmos os estímulos e os desejos.

Mas, como tudo na vida, há a outra face. O condenável, o desprezível.
O lado negativo de nosso instinto animal.
E, ao nos compararmos, esquecemos que os animais só agem desta forma para sobreviver. Nós, ao contrário, o fazemos por ganância, poder e autoritarismo; quando tememos os fortes que só são fortes porque os permitirmos ser ou ao ameaçarmos os fracos pela busca de uma posição diferenciada, superior e autoritária. Quando somos hipócritas e tudo fazemos pelo fim sem nos importarmos com os meios.
É exatamente neste momento que nos esquecemos da lei suprema de Causa e Efeito. Plantou, colheu...
Depois lamentamos, e muito. Quando, então, procuramos desculpas pelos nossos insucessos, atribuindo a tudo e a todos os nossos fracassos.
Nós nunca erramos. Os outros erram por nós, não é verdade? Somos infalíveis e cegos quando interessa justificar qualquer derrota. Usamos de uma ferramenta singular:
A desculpa.
Alguém erra por nós...
Aqui está a grande conclusão quando o instinto animal supera a nossa mente... Esquecemos que o supremo diferencial entre os dois reinos está na correta utilização da inteligência a nosso favor.
Só nós humanos, aqui na Terra, temos a faculdade de pensar e concluir, antes de agir.

Sejamos menos animais, portanto.

Sei que nos veremos.
Beijo na alma


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa