Menu

Jesus e a Torah

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 08/05/2008 15:34:50


Estava eu pensando na relação de Jesus com o Velho Testamento, e cheguei à conclusão que, se por um lado Jesus veio dar continuidade à aliança entre Deus e o povo judeu ("Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel") por outro lado ele solapou a rigidez da Torah (conjunto de Leis e tradição do povo de Israel, que estão inseridas no nosso Velho Testamento juntamente com outros livros).

Enquanto a doutrina da Torah é nitidamente baseada numa sociedade patriarcal, hierárquica, rígida, agressiva/afirmativa, normativa e com grande preocupação com a FORMA, Jesus veio trazendo uma doutrina feminina, intuitiva, integrativa, flexível, doce, quase taoísta, que valoriza o CONTEÚDO. Os confrontos verbais que vemos dele com os Fariseus são simplesmente o choque cultural e religioso com os observadores da Torah. A parábola do Samaritano é a grande síntese disso. Ele não diz que seguir a Torah é errado, apenas que o (Espírito esse que os cabalistas procuram buscar e seguir. Seria Jesus pertencente a uma seita obscura de cabalistas, como os Essênios? São dúvidas que os estudiosos têm, mas não dispomos de provas.) ESPÍRITO(*) dela se perdeu no meio de tantas proibições e rituais, e foi esse espírito que ele procurou resgatar. O tempo de Jesus (2.000 anos atrás) já não era adequado a que se continuasse reproduzindo/simulando condutas de uma (Basta ver a diferença entre alguns países Islâmicos pra perceber que é possível evoluir em sociedade mantendo-se intacta a religiosidade. São os homens, em especial os fanáticos religiosos, que se valem das palavras pra engessar a sociedade e manter o status quo.) sociedade(*) que já tinha no mínimo 1.000 anos NAQUELA ÉPOCA. Era tempo de uma nova aliança, uma nova conduta.

Os fariseus, quando souberam, que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos; e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda as leis e os profetas. (Mat 22:34-40)

Tem uma passagem que é muito citada pra justificar que o Velho Testamento foi ratificado por Jesus. Mas uma leitura atenta vai perceber como este homem, sutilmente, sem agredir as crenças de sua época, invoca o SENSO DE JUSTIÇA, assim como Platão o fez anteriormente, pra reescrever os mandamentos para uma nova Era, não de medo e imposição, mas de COMPREENSÃO:

Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que (Sacaram o duplo sentido? Ele veio cumprir a Torah, e seu cumprimento (ele fez questão de deixar claro) nunca foi pro-forma, e sim espiritual (no sentido, e não na forma da Lei), e ainda assim ele nos diz que a Lei/Torah/Livro continuará a existir ATÉ QUE nós resolvamos cumpri-los DE FATO!!!) tudo seja cumprido(*). Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por (Ora, será que Jesus é considerado o menor no reino dos céus por conta dele ter curado num sábado? E seus discípulos - que buscavam comida num sábado - também?) menor que seja(*), e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos (Os caras mais versados na Torah de sua época, os caras que a sabiam de cor e salteado, e que se orgulhavam de cumprir todos os pormenores... mas só à vista da sociedade.) escribas e fariseus(*), de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
(Mat 5:17-20)


E aí, logo em seguida, ele começa a releitura dos mandamentos, com "Já diziam os antigos: Não matarás"; aí ele abre o leque de compreensão, ao dizer que, se você tem raiva de alguém, isso é tão ruim quanto matar. A mesma coisa com o adultério. O problema não é o ato do adultério, mas o que vai na cabeça da pessoa, mesmo que ela nunca toque na outra! Ele tira o foco do físico e traz pro psicológico!

O REINO

Uma coisa preocupante na mitologia judaica daquela época era a noção do Messias, o ungido. O que os judeus esperavam era uma mistura de guerreiro, sacerdote e Rei, que viesse trazer o "Reino de Deus", que nada mais é do que o reinado de Israel sobre a Terra e a aniquilação de todos os pagãos. Nada muito espiritualizado. Isso explica porque Judas e Pedro esperavam uma atitude mais agressiva da parte de Jesus contra os romanos, e também que Jesus não tenha ganho nem uma nota de rodapé na história dos judeus daquela época. Não deixa de ser interessante que Jesus tenha se "apropriado" dessa imagem messiânica (através do cumprimento das profecias que falavam da vinda do Messias) e a subvertido completamente! E isso depois de já ter subvertido a imagem do Reino de Deus pra algo metafísico, sutil, como um estado de espírito (imagem esta que já é aceita pelos judeus de hoje). Como se ele dissesse "o caminho pro povo de Israel é por aqui, pessoal. Se continuarem por ali, vão continuar a sofrer, e sofrer”... e foi o que aconteceu.

Creio que os judeus sejam um povo especial, de certa forma escolhidos de (Embora Deus aqui possa ter um caráter menos religioso e mais prático, do tipo `Criador´ mesmo.) Deus(*), mesmo. São inteligentíssimos, desenrolados e com grande tino pra ganhar dinheiro. Que outro povo nos daria Jesus, Super-homem, Einstein, o Spielberg e o Borat? Mas a relação dos judeus para com sua terra e seus símbolos só têm lhe trazido dor e sofrimento, com um derramamento de sangue generalizado, durante milênios! É cíclico! E é interessante notar que tudo começa com a promessa de Deus de que existe um lugar pra eles (a terra prometida) e daí começa toda a confusão que chega aos dias de hoje com toda a carga emocional, religiosa e política praticamente intactas! O apego à terra reflete a ânsia de um povo que viveu sem ela por milhares de anos. A arrogância para com os vizinhos reflete um povo que foi o mais longamente atacado e humilhado na face da Terra. E assim o pêndulo kármico se detém longamente nos extremos...

Jesus, mais uma vez, deu a receita para seu povo exemplificada nele mesmo:
As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
(Mateus 8:20)


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa