Menu

Kyudo

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 10/06/2009 15:14:33


Parece, para nós ocidentais, uma brincadeira ou um simples passatempo, a prática do Tiro com Arco e Flecha. Engano de quem pensa assim. Aliás, são poucas as pessoas que conheço, aqui no Brasil, com informação suficiente para a correta pratica do KYUDO.
Nossa vida é parecida com esta arte. Sim, e não estou exagerando quando defino este esporte como uma arte. Não existe arte sem equilíbrio, sem controle emocional, sem disciplina e dedicação.
Não se consegue acertar o alvo, atingir uma meta, sem uma perfeita combinação entre mente, corpo e objetivo.

A solução de nossos problemas diários tem uma incrível semelhança com a prática do tiro com arco e flecha. Somos fruto do que pensamos e, portanto, de nossos valores. Somos, desta forma, o resultado de tudo aquilo que o nosso corpo faz. E, finalmente, nos tornamos o alvo daquilo que cremos.
Portanto nossa vida não é consequência do acaso. É resultado de uma perfeita combinação de emoções, pensamentos e atitudes. Ninguém faz nada por nós. Somos o resultado perfeito de uma equação humana altamente dominada por nossas emoções.
Atingir o alvo também não é por sorte. É por merecimento de uma combinação de fatores.

Um dia meu Mestre me disse:
- Pór que você parou de praticar o Kyudo?
- Estou sem tempo, respondi.
- Nós dois sabemos, Saul, que tempo é uma questão de preferência e disciplina. Como você quer ser uma pessoa assertiva se não combina, em seus atos, o principio desta arte: atitude, movimento e técnica? Os três precisam estar em harmonia perfeita para que o alvo seja atingido. É com esta combinação que começamos a dominar as nossas emoções. Uma vida não é um conjunto de acasos. Uma vida é o resultado do que somos. Sei que você já não responsabiliza os outros por suas falhas, mas, para que elas deixem de existir é preciso praticar. É preciso saber fazer. É preciso entender como se atinge o objetivo. Tudo na vida exige disciplina, controle emocional e treino.


Depois deste alerta, tenho procurado praticar mais o Kyudo, pois é com ele que consigo mais disciplina mental e corporal. Cada flecha percorre caminho distinto porque em cada segundo somos uma pessoa diferente. Mas todas podem ser direcionadas adequadamente por nós. Assim, como as flechas, são as nossas atitudes. Nós temos o leme delas, mas para atingir corretamente os nossos objetivos é preciso controle de nossas emoções.
Não há como atingir o alvo sem uma forte concentração e uma perfeita harmonia entre o corpo, o arco/flecha e o alvo. Os três precisam estar em sintonia perfeita. É desta maneira que devemos encarar os nossos problemas com a harmonia do Universo.

O Arco, a Flecha e o Alvo são meus aliados na busca de um equilíbrio que já não está mais tão distante quanto estava antes. Não nos tornamos pequenos por não atingirmos o alvo. Nós nos tornamos pequenos se não praticamos, se esperamos que as coisas caiam do céu ou que sejam obra de algum ser mágico.
Toda magia de uma boa vida está situada em nossa mente e em nossos valores. Atingir os alvos é apenas uma questão de prática, equilíbrio e dedicação.
Recomendo que você leia o livro “A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen” de Eugen Herrigel, da Editora Pensamento.

Sei que nos veremos.
Beijo na alma



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa