Menu

Livre-Arbítrio

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 06/02/2004 16:17:32


Em hebraico, a palavra daat significa tanto "conhecimento" como "penetração", sendo "penetração" a tradução correta para a árvore localizada no centro do Éden. Ao experimentar o fruto da Árvore da Penetração do Bem e do Mal, Adam (Adão) e Chavá (Eva) foram "penetrados" pela dualidade, pela percepção do universo partido e, a partir desse momento, a energia da contra-inteligência, identificada como Satan, entrou no mundo.

Satan, para a Cabala, não é uma entidade, mas uma inteligência (ou melhor, uma contra-inteligência) presente em cada um de nós e que alimenta a nossa reatividade (a nossa má inclinação) e, deste modo, nos distancia mais e mais da Unidade - a Luz Espiritual por trás de todas as coisas.

Interessante notar que a árvore nada mais é do que a metáfora para o momento em que o ser humano adquiriu o livre arbítrio, o direito de escolher seu destino, saindo do seu "cercadinho", que era o Paraíso, onde ficava "debaixo das asas" de Deus, para ter de se virar por conta própria.

Tal metáfora pode ser comparada com a evolução dos espíritos, que começa a ser explicada pelo espiritismo, onde as almas evoluem a partir dos minerais, passam para o reino vegetal e depois para o animal.

As almas dos animais irracionais formam um conglomerado, uma espécie de bolsão de informações com as características de cada animal, que ficam sob responsabilidade de espíritos que chamamos de Elementais. O espírito em formação vai adquirindo, progressivamente, experiência no domínio dos corpos e na formação de uma personalidade, e vai renascendo em animais cada vez mais complexos, por muito e muito tempo, até chegar aos animais domésticos mais próximos ao homem, como gatos e cachorros, para que se refine a personalidade, adquirindo aquele "traço humano" que vemos em alguns desses animais.

Somente após atingir o estágio em que pode se encarnar como humano, a alma se torna responsável pelos seus atos, pois adquire o livre-arbítrio, a consciência do EU SOU e do que o cerca, justamente a característica que nos torna humanos.


ESCOLHAS

No filme Matrix 2 a grande mensagem é sobre o livre arbítrio. Até quando somos livres para decidir nosso futuro?

Neo - Mas se você já sabe o que eu ia escolher, como poderei fazer uma escolha?
Oráculo - Porque você não veio aqui para fazer uma escolha. Você já a fez antes. Você está aqui para tentar entender o porquê da sua escolha.


Essa frase tenta colocar no inconsciente das pessoas o porquê delas estarem aqui na Terra. Oráculo representa a guia espiritual, que nos ajuda a fazer aquilo que nos propomos a fazer antes de encarnarmos. Claro que nem todo mundo pode organizar como vai ser sua encarnação, que desafios terá de encarar, etc. Mas também não é um luxo para poucos. Basta ter vontade de acertar e discernimento. Só que, uma vez que mergulhamos na carne (na Matrix) perdemos todas as nossas memórias (ou seja, qualquer chance de burlar a Lei da evolução), ficando somente as conquistas espirituais (caráter) que são as lições que você realmente aprendeu e incorporou ao seu "código" (espírito). Por isso a importância do(a) Oráculo, o(a) guia espiritual, que é um espírito como você, mas que está sabendo de toda a programação. Ele obviamente não vai contar das dificuldades que virão nem contar quem você foi ou o que você fez no passado, ou você irá "colar" na prova e poderá até passar nesta, mas não numa outra encarnação (na próxima você perderá qualquer contato com seu guia. No fundo,quem se prejudica é você, pois é apenas atraso pra sua evolução).

Quando você está do "lado de lá", se preparando pra reencarnar, geralmente sabe no que errou e se compromete a procurar melhorar. Essa é sua escolha. Só que saber intelectualmente é muito fácil, o difícil é aprender "na pele". E é por isso que estamos aqui. Para botar em prática nossa escolha, saber das conseqüências desta escolha, e assim nos conscientizarmos dela. Ao fazer isso, sua escolha não se torna apenas uma escolha, e sim uma AÇÃO SUA (Karma = ação). Você SE TORNA sua ação, que passa a ser o que você É, e não o que você escolheu (meio confuso, eu sei, mas meditem nessas palavras).

É como o arquiteto falou: existem escolhas na Matrix, mas as probabilidades apontam sempre pra um caminho previsível. Porque? Porque nosso "código" (espírito) é previsível. É mais fácil um criminoso ter vontade de matar do que de cultivar a vida. No momento em que ele quebrar a seqüência do seu próprio código (que ele mesmo criou em sucessivas encarnações), vai poder ser livre pra dizer "não vou matar nunca mais" e aí cria a tal "anomalia sistêmica contraditória" que o Arquiteto menciona no filme, que nada mais é que um passo em direção à iluminação (evolução).

Enquanto isso, temos aqueles que vieram pra cá compulsoriamente, não se arrependem de nada do que fizeram e vão continuar fazendo besteira por aqui até um dia se cansarem e perceberem que o mundo é muito mais do que fazer tudo o que seu ego quer. É muito comum que essas pessoas, extremamente materialistas, atinjam idades elevadas ou fiquem gravemente enfermas, para que o corpo fique inútil e a mente possa se soltar para reflexão (coisa que não fariam com saúde). É por isso que o Espiritismo condena a eutanásia, pois a doença é na verdade uma chave para a evolução. (pena que seja um remédio tão doloroso, mas quem não aprende por bem...)


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa