Menu

Navegando nas águas seguras da incerteza...

por Rubia A. Dantés em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:13


A busca por segurança nos afasta da possibilidade de alcançá-la... Sei que pode parecer estranho a princípio, mas foi assim que percebi recentemente ao identificar isso em algumas áreas da minha vida. Percebi que ao buscar segurança, a ideia que temos dela é de algo que é fixo e permanente, pois foi isso que aprendemos ao longo das nossas vidas, a buscar um trabalho que nos dê garantias, um relacionamento seguro... e assim em todas as áreas das nossas vidas queremos encontrar essa segurança... Com isso, estamos pedindo algo que passa longe da possibilidade de sermos felizes.

Essa segurança que queremos é uma ilusão porque vem de crenças onde as coisas seguras são aquelas que permanecem na mesma forma, e, em um mundo onde tudo se transforma o tempo todo e onde nada é permanente... buscar essa segurança baseada nesse conceito de alcançar algo e permanecer com aquilo naquela forma, vai sempre nos causar insegurança porque é impossível nessa nossa realidade. Se você busca segurança em algo impossível de acontecer, nunca vai alcançar o que busca.
A vida é um eterno fluir e ao confiamos na segurança, segundo nosso conceito, não confiamos no fluxo.

Vivemos pedindo o impossível e nos apegando a formas que vão contra o que é natural. Guardamos coisas, em vários compartimentos físicos mentais e no inconsciente porque não acreditamos no fluxo abundante da vida que sempre nos provê de tudo que precisamos no momento presente, a partir da nossa abertura para essa possibilidade.

A partir dessa conscientização de como ainda buscava uma segurança impossível de alcançar, senti-me mais livre e comecei a navegar nas águas seguras da insegurança... comecei a dar os primeiros passos, ainda hesitantes... me sinto as vezes como quem está começado a se equilibra em uma prancha de surf... mas sempre com a certeza de que se cair posso me levantar... o que não dá mais é para tentar segurar a vida.
Desapegar dessa busca por segurança tem me feito um bem enorme e me trazido mais a possibilidade de estar mais, um pouquinho que seja, no presente.

Percebi como, quase sempre ao buscarmos um objetivo, colocamos ali todo o peso da suposta segurança e isso já nos remete a um desenvolvimento daquilo em um possível futuro... já nos afastando da única liberdade possível, que é estar nos presente.
Queremos o certo quando a vida é incerta... buscamos certezas onde não é possível encontrá-las...

Nos acostumarmos com a ideia de que tudo flui em um movimento constante e aprender a nos sentir seguros navegando nas águas da incerteza é uma chave que pode nos colocar mais próximos da tão sonhada felicidade.

Quando buscamos segurar as coisas naquela forma que acreditamos "estar bom", impedimos o fluxo da vida que sempre nos acena com possibilidades muito mais ricas... e criamos estagnação.

Um bom exercício para deixar fluir é nos desapegar das coisas que guardamos, pensando em usar um dia em um futuro quando, então, vamos precisar delas.
Deixar ir o que já passou para que o novo possa chegar é um exercício de desapego, não muito fácil para quem tem um conceito equivocado de segurança. Talvez o primeiro passo seja aprendermos a nos sentir seguros no fluxo da mudança, da impermanência... trocando nosso conceito de segurança de algo fixo e que não muda para algo que flui... que está em constante movimento...

Estou fazendo esse exercício e a liberdade que vem daí já vale a pena... parece que estou me livrando de um peso enorme que carregava há não sei quanto tempo...
A liberdade de fluir sem medo confiando que seremos providos de tudo na hora certa nos abre as portas de infinitas possibilidades...


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


rubia
Rubia A. Dantés é Designer, cria mandalas e ilustrações em conexão...
Trabalhos individuais e em grupo, com o Sagrado Feminino, o Dom e o Perdão...
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa