Menu

O que é o Benzimento?

por Roberto Inácio em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:12


Benzer significa tornar Bento ou Santo. Benzer uma pessoa é o ato de rezar por ela, pedindo que dela se afastem todos os males ou mal específico que a esteja afligindo. Faz-se o "sinal da cruz" sobre a pessoa, animal ou objeto, recitando orações diversas com o objetivo de consagrá-la ao divino e pedir para o favor do céu, abençoado.

"A bênção é um veículo que possibilita ao seu executor estabelecer relações de solidariedade e de aliança com os santos, de um lado, com os homens de outro e entre ambos, simultaneamente"

É uma prática muito antiga a muitas culturas, mas aqui no Brasil ganhou força no período da colonização junto aos imigrantes que chegaram. Vale lembrar que os próprios índios. aqui já estabelecidos, praticavam seus rituais de cura dentro de um conjunto de orações no seu próprio dialeto.
A maioria das benzedeiras são idosas, católicas, com pouca escolaridade e baixa renda.

Elas encaram seu ofício como um serviço assumido por tradição e em resposta a necessidades, da comunidade. Não cobram pelos benzimentos, mas geralmente os que procuram seus serviços, levam presentes como forma de agradecimento.
No quadro dos colonos, tínhamos duas classes predominantes no benzimento, as parteiras e os benzedeiros.

O benzimento é uma técnica simples, independente de crença ou religião, de dia, lua, horário ou local para ser praticado.

Oração básica para todo benzimento:
Em nome de Deus (mão chacra no frontal), de Jesus (na direção do chacra umbilical), de...(santo, Orixá ou força divina de sua própria devoção) (mão em um ombro) e de... (outra força divina, santo ou Orixá) (mão no outro ombro). Após, profere-se as palavras de ser instrumento de Deus em auxílio àquela pessoa ou situação. O sinal da cruz em si próprio alcançando o frontal, todo o tronco, sua direita e esquerda.

Seguindo, desencandeia-se toda a ação de orações.
Sabendo que toda a força ou irradiação clamada
nesse momento é quem lhe atenderá e lhe sustentará durante todo o trabalho.

Parte desse texto eu utilizei do livro Cartilha de Benzimentos, de Gero Maita, que é um livro muito interessante sobre o assunto.


Veja e Ouça pelo link abaixo como o 'destino' me encaminhou para as terapias energéticas e para a espiritualidade.


E veja o site do Jornalternativo para você ler muitos outros artigos bastante interessantes link ou pelo fone: 11 3063.1115


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


roberto
Roberto Inácio é jornalista, foi publicitário, radialista, é diretor-proprietário do Jornalternativo e é autor do livro Yoga para os Olhos e do DVD Yoga no Computador. É terapeuta energético e dá cursos de Pranaterapia e Radiestesia.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa