Menu

Óbvio

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 03/04/2008 15:13:43


Aumenta cada dia a quantidade de pessoas que já sabem que o óbvio não existe no plural. Ou seja, é a verdade de cada um e de maneira exclusiva. Tudo a ver com o grau de evolução que experienciamos.
Não é verdadeiro dizer “Mas é óbvio que isso funciona assim”.

Para que alguma coisa que aconteceu possa receber a denominação de óbvio é preciso que todas as pessoas envolvidas conheçam as razões efetivas que levaram tal fato suceder e concordem. Portanto “é óbvio” que o óbvio é questionável.
Em meu dicionário de bolso óbvio significa claro, evidente, sem questionamento.
Se formos buscar alguns exemplos de obviedade, provavelmente iremos nos sentir desconfortáveis, ou seja:
- Se você acha óbvio que o jogador de futebol na seleção brasileira, Roberto Carlos estava arrumando a meia quando ficou parado por mais de trinta segundos, na cobrança de falta do gol da França, durante a última copa do mundo. Está equivocado.
- Se você acha verdadeira e óbvia a afirmação do Presidente Lula que ele não quer o terceiro mandato... Está equivocado.
- Se você acha óbvio que todos precisamos de religião para nós salvar, está equivocado. Precisamos de filosofia de vida.
- Se você acha obvio que o ano novo começa dia primeiro de janeiro, está equivocado. Este é o ano novo “inventado” pelo Papa Gregório XIII.
- Se você acha óbvio que o dia primeiro de abril é o dia da mentira, também está equivocado. É o dia da verdade e inicio do ano novo cósmico.
- Se você acha óbvio que Jesus Cristo nasceu dia 25 de dezembro, está equivocado. Ele nasceu dia primeiro de março.
Poderíamos dar mais uma quantidade significativa de exemplos, mas o importante é fazermos a provocação para uma reflexão de que o óbvio de cada ser humano está diretamente relacionado com o seu grau de conhecimento, sua evolução, o meio em que vive, e as verdades que admite para si como reais e, ainda – eventualmente -, a sua religião.

Portanto, antes de acharmos tudo óbvio, precisamos de princípios éticos, respeito para conosco e com o próximo em nossos pensamentos e atitudes. A verdade de cada um está diretamente relacionada à sua evolução, às suas encarnações e à sua competência em administrar as suas emoções.
Importante saber distinguir entre o que é religiosidade e o que é religião. Religião é um caminho. Religiosidade representa nossos valores, nossa fé. É o que precisamos ser, adotar e praticar para evoluir. Eu cultuo a religiosidade.
Religião, como afirmei acima, é o princípio dogmático que aplicamos em nossas verdades. Aqui poderemos cometer muitos equívocos. Aqui poderemos ser “teleguiados” por falsas verdades e mesmo manipulações por ausência de conhecimento.
Portanto, até poderia ser “óbvio” que temos que ter religiosidade e não necessariamente religião. Um é caminho, crescimento e evolução. O outro é seguimento.
Percebeu como é difícil falar e definir o óbvio? Se você acha o contrário, que religião é o único caminho, como isso pode ser óbvio?
Aplique estes exemplos em sua vida, em sua casa, sua família, seus amigos, sua religião e irá perceber, cada dia mais, que nossas verdades são singulares. O óbvio sempre é conotação de plural. Para que ele se materialize mais de um de nós precisa concordar...

É óbvio, portanto, que não existe o óbvio...
É óbvio, também, que cada um tem a sua verdade e é com ela que irá evoluir.

Sei que nos veremos.
Beijo na alma


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa