Menu

Olhos dourados e coração rosa

por Wagner Borges em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:13


(Texto Postado Originalmente na Lista "Paz e Luz")

Ainda agora, lendo alguns dos ensinamentos do Buda*, lembrei-me de uma prática espiritual muito simples e que faz muito bem à pessoa. Trata-se de uma visualização praticada por vários mestres da região do Kailash**, nos Himalaias.
Os procedimentos são bem simples. Vamos a eles:
1. Sentado em numa posição confortável, erga os pensamentos e abra o coração às vibrações da Paz profunda.
2. Pense no Bem de todos os seres sencientes no universo.
3. Leve a atenção suavemente ao centro interno do peito.
4. Visualize uma Luz rosa bem terna espalhando-se internamente pela caixa toráxica. Essa luz é pulsante, mas é muito pacífica e alegre.
5. Imagine o som de pequenos sinos retinindo dentro do seu peito em meio à essa Luz rosada. Faça isso por uns três minutos.
6. A seguir, leve a atenção para o chacra frontal*** e ilumine a parte interna de sua testa com uma Luz branquinha e serena. Faça isso por uns dois minutos.
7. Leve a atenção para dentro dos dois olhos e visualize que eles estão cheios de energia dourada. Pense que os mesmos são de ouro vivo e mantenha a concentração nisso por cerca de cinco minutos.
8. Ao mesmo tempo, pense na compaixão para com todos os seres sencientes.
9. Livre-se de qualquer encrenca interna nesse momento e dissolva seus dramas nessa emanação dourada dos olhos.
10. Pense que você mesmo é um Buda e que a iluminação é um estado de consciência que transcende os limitados parâmetros sensoriais do ego.
11. Não importa o que você tenha feito antes (todo mundo vacila e tem um passado com lembranças nada agradáveis). Sinta-se semelhante a um lótus e floresça em uma onda de sentimentos fraternos.
12. Esta prática ativa os canais energéticos da coluna vertebral**** e dissolve bloqueios energéticos, e melhora bastante a concentração.
13. Podem ocorrer bocejos, lacrimejamento e arrepios durante essa prática.
Essas sensações são normais e decorrentes da movimentação bioenergética pelos condutos sutis. Além disso, estão associadas a uma verdadeira desintoxicação bioenergética do organismo. Inclusive, muitas pessoas têm essas sensações quando estão envolvidas em algum trabalho espiritual, até mesmo em uma simples leitura de um tema espiritual.
14. Conclusão: essa prática é excelente para dar um banho vibracional no corpo e na aura. Também anima e eleva o padrão consciencial da pessoa.

P.S.:
Para iluminar esses escritos, deixo na sequência alguns ensinamentos do Buda:
"Ninguém pode purificar o espírito com sangue, pois, se os deuses são bons, não lhes pode ser agradável o sangue e, se são maus, não basta este para suborná-lo."
"O homem que não se esforça por aprender, envelhece como um boi: aumenta de peso, mas, não de sabedoria."
"Ninguém é sábio só porque vive em silêncio."
"De cada um tem que ser o esforço. Os Budas apenas instruem."
"O tolo que sabe que é tolo, nisso, pelo menos, é sábio. Mas o tolo que pensa que é sábio, esse é um rematado tolo."
"As pessoas são escravas porque não abandonam a ideia da personalidade."
"A compaixão para com todas as criaturas é a verdadeira religião."
"O exame de si mesmo é doloroso."
"É muito melhor morrer combatendo o mal do que ser vencido por ele."
"Nem através do pranto nem dos lamentos obteremos a paz da mente."
"Feliz aquele que vence o egoísmo: alcança a paz e encontra a verdade."
(Espero que esta prática espiritual tão simples de realizar e esses extratos dos ensinamentos do Buda possam iluminar o dia de hoje em seus corações.
Há uma Luz maravilhosa que viaja por todas os planos.
Ela viaja em silêncio e só os sentidos espirituais podem acessá-la adequadamente.
Ela equilibra, compreende, ama e é a melhor companhia de alguém, pois nada pede, e a tudo compreende. Porém, sua comunicação é silenciosa e só poderá ser percebida nas chamas que queimam as tolices e desmandos do ego.
Só no fogo dourado do discernimento e na Luz rosa da compaixão, a grande alquimia acontece. Então, ocorre a transmutação do vil metal do orgulho no ouro brilhante da consciência irmanada nas ondas da Paz.
A arrogância se cala e a consciência se vê mergulhada em uma sintonia que o mundo desconhece e que as palavras não são capazes de descrever.
Essa iluminação interna não transforma ninguém em sábio, apenas aumenta o brilho dos olhos e o Amor no coração. Também não tira as pedras do caminho e nem elimina as provas necessárias ao aprendizado humano. Mas, dá um contentamento interno independentemente das flutuações das situações externas.
E o melhor disso tudo: você descobre que há um Buda sentado dentro do lótus do seu coração e que a consciência cósmica não é um lugar ou paraíso celeste, mas um estado de consciência iluminado pelas vibrações da Paz profunda.
Muitas vezes, quando penso na violência que assola a humanidade há tanto tempo, lembro-me de Sidarta Gautama, o Buda. Ele foi um dos homens mais pacíficos que viveu nesse planeta. Penso nele e algo me diz internamente que devo ficar calado e pensar na Paz mundial, pois as ondas passam e tudo é transitório nesse mundo sujeito à roda de samsara*****. Os braços de Maya (ilusão) são poderosos, mas há um Buda sentado dentro dos corações que almejam a Paz.
Em silêncio, Ele trabalha a favor do mundo e inspira a alma dos homens).

Paz e luz!

- Wagner Borges - aprendiz da arte de viver...

- Notas:
* Buda - do sânscrito - O Iluminado; Aquele que despertou! Palavra derivada de "Buddhi", que significa "Iluminação Pura" ou "Inteligência Pura". Ou seja, quem alcança o estado de Buddhi, torna-se um Buda, um Ser iluminado e desperto.
** Kailash - do sânscrito - monte sagrado situado nos Himalaias. Segundo a crença, é morada de vários Budas extrafísicos. Ver o belo livro de Paul Brunton, "Um Eremita no Himalaia" - Editora Pensamento.
*** Chacra Laríngeo - é o centro de força situado em frente da garganta. É o responsável pela energização da boca, garganta e órgãos respiratórios. Está ligado à glândula tireóide. Bem desenvolvido, facilita a psicofonia e a clariaudiência. É considerado também como um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chacras da cabeça. É o chacra responsável pela expressão criativa - comunicação - do ser humano no mundo. O seu nome em sânscrito é "Vishudda", o purificador.
Obs.: Chacras - do sânscrito - são os centros de força situados no corpo energético e têm como função principal a absorção de energia - prana, chi -, do meio ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico. Além disso, servem de ponte energética entre o corpo espiritual e o corpo físico.
Os principais chacras são sete - que estão conectados com as sete glândulas que compõem o sistema endócrino: coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, umbilical, sexual e básico.
**** Nádis - do sânscrito - condutos sutis que transportam as bioenergias pelo sistema. Os principais nádis são três e correm ao longo da coluna vertebral: ida (à esquerda), pingala (à direita) e sushumna (pelo centro).
***** Roda de Samsara - expressão muito usada no Budismo, significando a roda compulsória reencarnatória.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


wb
Wagner Borges é pesquisador, conferencista e instrutor de cursos de Projeciologia e autor dos livros Viagem Espiritual 1, 2 e 3 entre outros.
Visite seu Site e confira a entrevista.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa