Menu

Organização

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 24/06/2010 14:49:31


Sábado, dei uma passadinha na Igreja Católica perto de casa, na tentativa de dar uma "limpeza". A idéia era entrar por uma porta, e sair pela outra, pois supostamente as energias ruins (ou formas-pensamento) ficariam do lado de fora, meio que esperando por você, mas aí você sai pelos fundos e grita "pegadinha do Malandro!"

O fato é que, uma vez lá dentro, deu vontade de ficar. O clima estava silencioso, com várias velhinhas prestativas, seja entregando o missal, ou conversando com as pessoas, vendo se elas precisavam de algo... Sentei, e fiquei observando tudo, sentindo o cheiro suave daqueles purificadores de ar, olhando a disposição das cadeiras, o arranjo de flores, e pensando no quanto aquilo era devido ao trabalho meticuloso daquelas senhoras, tão felizes e ao mesmo tempo serenas. Lembrei da minha avó por parte de pai, que era presbítera, e eu achava uma perda de tempo ela ir à Igreja, pois pra mim nada mais era do que o equivalente a uma ida ao shopping, um ponto-de-encontro de senhoras pra conversar e mostrar seus novos vestidos. Tolice medir os outros pelas nossas réguas (reais ou imaginárias), não é?

Uma das minhas avós -eu só entendi há uns 5 anos. A outra, só agora. Naquela Igreja, eu percebi que o encontro, a reunião e a devoção expressas no cuidado com o templo e com seus visitantes, é espiritualidade pura. É o equivalente ao Seva, na cultura hindu, que significa servir, e representa o trabalho devocional e voluntário. Você se doa a Deus através do trabalho, seja num arranjo de flor, seja numa doação em dinheiro que pague as (Algo que se transforma no maldito dízimo, que supera e muito qualquer custo do Templo.) contas(*) do lugar de oração.

Qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós que quiser ser o primeiro, será servo de todos
(Mar 10:43-44)

No final das contas, a espiritualidade que é "cobrada" de nós (por nossa própria consciência) é o espelho daquilo que nossos Mestres foram: amantes da vida em todas as suas manifestações, artífices de Deus à serviço da humanidade. Não é fácil, podemos estar nos espelhando em lendas, mas é um referencial. E como estamos? Ainda estamos na fase de cuidar do templo de pedra, das relações sociais com (Depois passar a se relacionar de forma espiritualmente saudável com as pessoas de nossa própria família (nos casos onde as famílias são complicadas) e depois, com o maior desafio: relacionar-se com você mesmo, sem máscaras nem subterfúgios, como você é, de forma integral.) pessoas afins(*), mas "só" isso, feito de forma desinteressada, já é um grande avanço. Depois de cuidar do templo dos outros (ou de Deus, como queiram) convém cuidar da própria casa. Com "casa", abarco não só a moradia de pedra, como a casca onde efetivamente vivemos: o nosso corpo. Geralmente, existe uma simbiose interessante entre o lar e o corpo, pelo menos comigo. Quando estou doente, alguma coisa na casa quebra, ou no carro, ou uma planta sua seca, ou seu animalzinho adoece (ou mesmo morre!). Dizemos que é a "carga" ruim que estava conosco, que pegou no objeto, planta ou animal. É por isso que existem amuletos, talismãs como o "olho grego", que protege contra o famoso "olho gordo", ou "olho de seca-pimenteira". Aliás, dizem que é bom ter uma pimenteira em casa, que ela é muito boa em pegar "carga pesada" e ainda sobreviver. Aliás, se você tiver um jardim na frente de casa, é bom ter Peão-Roxo, Arruda e Espada de São Jorge. Mal não faz...

Mas, voltando à simbiose, o material é tão-somente um reflexo do espiritual, então, a limpeza exterior ajuda (e muito) a dar um ânimo pra iniciar a limpeza interior. Assim, se sua vida está complicada, e sua casa desarrumada, abra as janelas pro Sol, pegue esfregão, um balde com desinfetante, e mãos-à-obra! Se você afundar na sujeira, a tendência é criar sujeira mental! Mas não se engane: quem vive na miséria por necessidade não significa que essa pessoa pense como um miserável. A maioria dos miseráveis mentais que conheço usam terno e gravata. Uma pessoa pode dormir no lixo e não se misturar ao lixo. Mas uma mente perturbada pode, sim, criar perturbação à sua volta (física e mental), então, trazer ORDEM (mesmo que pros outros não pareça lá muito arrumado, pois quem traz a SUA ordem é a SUA mente, não a mente dos outros) ao seu mundo físico é essencial pra restaurar a ordem mental e espiritual.

Vendo por este lado, percebemos a tolice que é a discriminação das religiões tão-somente por seus "sabores", como se uma fosse melhor que a outra, justamente porque todas elas cumprem a mesma função de trazer organização e equilíbrio mental e espiritual aos seus praticantes, que "funcionam" de modo tão diverso quanto o são as denominações religiosas. Os ritos dos ocultistas, as proibições dos evangélicos, os cânticos da Yoga ou do Daime, a Missa, a Meditação, são todas formas de organização que podem funcionar melhor com uns do que com outros.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa