Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

Os Cavalos Curadores

Os Cavalos Curadores
Publicado dia 11/25/2005 1:07:54 PM em Espiritualidade

Compartilhe

   

Hipócrates conceituava, em 377 antes de Cristo, a equitação (montaria em cavalo) como um meio de regeneração da saúde. Em 1901, no Hospital Ortopédico de Oswentry, na Inglaterra, esta técnica científica foi aperfeiçoada e divulgada.

A Equoterapia se constitui num tratamento complementar de apoio a pessoas especiais portadoras de dificuldades ou deficiências físicas, mentais e psicológicas. O termo Equoterapia foi criado pela ANDE (Associação Nacional de Equoterapia), que define esta técnica como um método que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem intradisciplinar aplicada nas áreas da saúde e educação, buscando o desenvolvimento bio-psico-social de pessoas com necessidades especiais.

Fruto de uma experiência pessoal de Adriana Machado, foi criada em 1995 a entidade RIDE (Reabilitação, Integração e Desenvolvimento), com o objetivo de realizar o tratamento complementar de recuperação e reeducação motora e mental.

O objetivo é oferecer benefícios físicos e psíquicos no tratamento dos portadores de dificuldades sensoriais (áudio, fono e visuais), distúrbios evolutivos e comportamentais, patologias ortopédicas (congênitas e acidentais), deficiências causadas por lesões neuromotores (cerebral ou medular).

Segundo as coordenadoras desse projeto/clínica, o cavalo é o mais completo instrumento terapêutico. Através da prática eqüestre, o praticante/paciente movimenta sincronicamente tronco, braços, cabeça e o restante do corpo. Com isso, a Equoterapia contribui de forma agradável para aplicação de exercícios de coordenação motora, agilidade, flexibilidade, ritmo, concentração e lateralidade.

Nos processos desenvolvidos nesse instituto é dada ênfase à autoconfiança, ao prazer e à realização. Toda experiência existencial é resultado da percepção e interpretação dos estímulos que nos rodeiam.

A partir dela, você constrói os significados, dentre os quais destaca-se a auto-estima (percepção do nosso próprio eu) e em decorrência surge a autoconfiança.
O outro, recordemo-nos, é sempre nosso espelho, ele reflete nossa imagem. O cavalo se apresenta como um elemento de apoio, de realização de experiências, como amigo e companheiro do homem há séculos.
A fisioterapeuta Almabeth Kaess elucida que o cavaleiro/paciente é submetido - enquanto montado no cavalo - a um conjunto completo de movimentos, os quais inconscientemente acionam virtualmente cada músculo do corpo.

O Dr. Louis Wagner - cirurgião vascular da Pensilvânia - EUA, diz que um grande benefício para o paciente é o calor do corpo do cavalo e acrescenta que este animal é mais completo do que a máquina, porque exige do corpo humano ritmo, suavidade e progressividade.


por Wilson Francisco

Consulte agora
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

         

Sobre o autor
Wilson Francisco é Terapeuta Holístico, escritor e médium espírita. Desenvolve o Projeto Mutação, um processo em que faz a leitura da alma da criatura e investigação do seu Universo, para facilitar projetos, sonhos e decisões, descobrindo bloqueios, deformidades e medos que são reprogramados energeticamente. Participe do Projeto Mutação confira seus artigos anteriores
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor







Energia do Dia
Diplomacia. É um dia para assimilar as experiências do passado dando tempo para que cresçam lentamente, Use a diplomacia, seja paciente, discreto e receptivo às idéias alheias.
Faça sua numerologia

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa