Menu

Palavra: um instrumento de Poder

por Wilson Francisco em Espiritualidade
Atualizado em 02/09/2002 14:35:07


Falar é uma arte. Você pode curar sua alma, quando expressa com exatidão o que sente. E resgata da sua intimidade ferramentas importantes, quando verbaliza com clareza e segurança.

A palavra tem um valor muito grande em nossa existência. De vez em quando, falamos sem pensar, se diz popularmente. São justamente estas palavras "ditas sem pensar" é que são perigosas. Você tem aí guardado dentro de você informações, idéias comandos e todo um arsenal que tem dirigido suas emoções e pensamentos.

Hoje, você decidiu inovar, tomar novos rumos. Então, todo este "estoque" do passado ameaçará sua decisão, são monstros que criamos em nosso universo. Eles vão fustigar você. É preciso estar atento. Não fale sem pensar. Haja com reflexão. Atente para cada passo que você toma, para cada palavra e observe se o rumo e as palavras estão de acordo com a sua vontade atual. Administre sua existencialidade.

Nos casos abaixo eu cito dois exemplos onde a palavra foi utilizada para libertar uma pessoa das mãos de ladrões e outra da droga. Vamos a eles:

- Mariana está no carro, com dois rapazes que a estão assaltando. Ameaçam e querem cartões de crédito, que estão na sua bolsa. Ela se recusa em abrir a bolsa. Circulam pela cidade, até que em um "determinado" momento, ela respira fundo e como que "tomada" por uma força invisível, diz: "O sangue de Jesus tem poder". Os rapazes, naquele momento ficam apalermados, sob o impacto daquela frase. Voltam-se para ela e ordenam que ele deixe o carro imediatamente. Ela sai, aliviada, e vai mais tarde para a Delegacia, registrar o roubo do carro. Lá chegando, após a denúncia, é informada que o seu veículo foi encontrado. Mariana não é protestante, nem estudiosa de assuntos ligados a qualquer ciência.

- No programa Silvia Popovick, da TV Bandeirantes, uma mulher fez este depoimento: Era casada, com filhos e situação financeira confortável. De repente, entrou em depressão e se viciou em drogas. Dormia fora de casa, distanciara-se de todos e vivia uma situação difícil. Estava há alguns dias em seu apartamento na praia, isolada, sem ir até mesmo à rua. - Um dia, olhando pela janela, sentiu vontade de observar as pessoas. Foi até a janela e uma força interior como que irrompeu de dentro dela e ela falou: "Todos vivem, a vida segue lá fora. Vou viver também". Desse momento em diante, se tornou outra mulher. Está curada.

Nesses casos, as palavras surgiram da essência espiritual e não da personalidade. Em cada ser humano existe uma fonte inesgotável de força e energia . Há momentos que conseguimos resgatar esta força e energia, trazendo-as para fora de nós através das palavras. São palavras que decidem rumos em nossa existência.

A Sra. Heigorina, parente do médium Euripedes Barsanulfo, residente em Sacramento, conta no seu livro A Força da Mente, que ainda criança teve paralisia. Ela conseguiu recuperar articulações e movimentos, através de exercícios mentais contínuos e repetitivos, onde "conversava" com seus músculos, instruindo-os sobre como agir em seu corpo. Conseguiu recuperar os movimentos e andou.

A linguagem pode dirigir nossa vida para direções específicas e nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando a nossa comunicação com as pessoas e com a vida, além de resgatar por processos energéticos de afinidade emoções que estão guardadas em nosso arquivo físico e psíquico.

Ao modificar sua linguagem, você estará se permitindo alterações fundamentais no seu jeito de ser na vida.

Observemos algumas palavras e os seus efeitos:

1 - NÃO. Ela representa negação. Com ela você pode estabelecer espaço vivencial e também emitir comandos impeditivos ao seu corpo e a sua alma;
2 - MAS. Esta palavra nega tudo que vem atrás. "Pedro é um rapaz inteligente, mas...". Substitua, MAS por E.
3 - TENTAR. Pressupõe a possibilidade de falha. "Vou tentar encontrar com você amanhã".
4 - DEVO, TENHO QUE ou PRECISO. Indica que algo externo controla a sua vida ou que você é obrigado fazer ou dizer, se não... Em vez delas, use QUERO, DECIDO ou VOU.
5 - NÃO POSSO, NÃO CONSIGO. Dão idéia de incapacidade pessoal, restritiva. Use NÃO QUERO, DECIDO NÃO. Também pode ser utilizado NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA.
6 - Eu TINHA dificuldades de fazer isso. Fale dos problemas ou de si mesmo utilizando o verbo no tempo passado. Isto libera o presente.
7 - Quanto às mudanças desejadas para o futuro, utilize o verbo no tempo presente. VOU CONSEGUIR, ESTOU CONSEGUINDO.
8 - Substitua o SE por QUANDO. O quando revela que você está decidido e vai conseguir, enquanto o se é duvidoso.
9 - Evite o ESPERO, dando preferência para o SEI. Isto fortalece a sua linguagem.
10 - Utilize sempre o presente, eliminando de seu vocabulário o condicional. Ao invés de eu GOSTARIA DE AGRADECER...

A oração, por exemplo, é uma conversa com Deus. Quando você se permite expressar com palavras o que sente, o Universo vê sua alma.Mantras

O mantra OM MANI PEME HUM significa a jóia na flor de lótus. Associado à Grande Fraternidade Branca e em especial à Deusa Kwan-Yin. Ele representa, no Oriente, a Virgem Maria. Ela protege e cura as crianças.
As seis silabas desse mantra refletem o alinhamento com o caminho da sabedoria, que transforma o corpo impuro, a fala, a mente, as dúvidas e os medos em energia e conscientização puras de um mestre iluminado.

De todos os mantras conhecidos, o OM é considerado o mais poderoso. Corresponde ao AMÉM para os egípcios. Existe várias formas de entoar o OM: prolongando o "O" afetamos os outros e os campos áuricos. Prolongado o eme pelo nariz e de boca fechada o efeito é interno e despertamos o divino em nós. Ele deve ser utilizado antes das meditações e orações pois é um agente alinhador das partículas energéticas de nosso corpo. É um chamado para seres de luz, anunciando que você está pronto. Se você acrescenta A, entoando AUM, estará estimulando sua visualização e tornando seus pensamentos cristalinos.

OM MANI PADME HUM
OM - É um chamado. Ao entoa-lo nos ligamos a Kwan-Yin e alinhamos nossas energias.
MANI - Simboliza o estado iluminado de compaixão e amor. Significa literalmente: jóia.
PADME - Seu som estimula a sabedoria em meio às experiências negativas da vida. Significa: lótus. Serve de ligação com o chakra da coroa.
HUM - Significa iluminação potencial. Indica indivisibilidade. Enquanto o OM representa o som infinito dentro do homem e do universo, o hum representa finito dentro do infinito.

Em japonês, a palavra confiança se escreve juntando o sinal que significa pessoa, mais o sinal que representa verbo, ou seja, comunicação. Então, quando a pessoa, personalidade, consegue comunicar sua existencialidade ela conquista a confiança. A seguir, examinemos a palavra ganhar. Ela é construída a partir da união do sinal pessoa com o sinal verbo mais o sinal que significa individuo, quer dizer a individualidade o ser espiritual.

Em resumo: Na estrutura das palavras confiança e ganhar está expresso que se você desenvolve seus talentos como pessoa e os manifesta na vida com a postura de um ser espiritual, estará desenvolvendo a confiança e garantindo a conquista, o êxito material e espiritual.

Segundo pesquisadores o autismo é conseqüência de uma incapacidade de comunicação. O ser/essência é impedido ou não se permite realizar a comunicação com o mundo exterior.

Uma ocorrência muito importante em nossa vida é a conversação que estabelecemos com uma outra pessoa, principalmente no caso de discussão com os ânimos alterados. Observemos a este respeito alguns detalhes interessantes:

- O som das suas palavras muda a química orgânica de quem te ouve.
- Fale com o coração e com a inteligência, sabendo exatamente quando um ou outro deve prevalecer.
- Numa discussão, nós podemos ter o seguinte quadro: O indivíduo que age como um competidor: gasta energia e nada recebe. Aquele que faz o papel de pobre coitado: perde a energia que tem. O ideal é levar o assunto para a consciência, investigando o estado de ânimo do outro.
- Num momento de desentendimento fale algo agradável, que recorde carinho, perdão e lealdade e procure trazer o interlocutor para um patamar diferente.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


wilson
Wilson Francisco é Terapeuta Holístico, escritor e médium espírita. Desenvolve o Projeto Mutação, um processo em que faz a leitura da alma da criatura e investigação do seu Universo, para facilitar projetos, sonhos e decisões, descobrindo bloqueios, deformidades e medos que são reprogramados energeticamente. Participe do Projeto Mutação confira seus artigos anteriores
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa