Menu

Por que perdoar?

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 01/11/2007 14:37:27


Se perdoar fosse fácil, as coisas no mundo seriam totalmente diferentes. A regra geral é, de fato, não perdoar, ou perdoar da boca pra fora, mas guardar a mágoa. Não existe fórmula pra perdoar. É como sexo: é uma coisa que você pode ver outros fazendo, achar que sabe, mas vai ter de meter a cara (às vezes literalmente) pra aprender de fato.

Mas perdoar é, no final das contas, mais importante pra NÓS do que pra quem a gente perdoa. Afinal, se o cara faz uma sacanagem com você e ele não está nem aí, pra que perdoar, não é? Só que a raiva, a mágoa, vão ficar lhe corroendo por dentro, como um câncer. Mesmo que ele não se manifeste somaticamente como tal, o "problema" vai permanecer em sua mente e espírito, quanto mais você der atenção/valor/alimentação a ele (o que pode lhe prejudicar até mesmo em outras vidas).

Se perdoar fosse uma coisa dispensável, Jesus não teria acrescentado essa linha ao "Pai Nosso":
"...e perdoa-nos as nossas dívidas, NA MEDIDA EM QUE tenhamos perdoado aos nossos devedores"

Notem que está um pouco diferente do que nos habituamos a rezar. Na Biblia consta "... e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores", no passado, como se fosse da NOSSA natureza Cristã (afinal, é uma oração para os cristãos) perdoar. Só que Jesus conhecia muito bem a alma humana, e por isso acrescenta logo depois:

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas (Mateus 6:14)

Ora, fica óbvio que a tradução usada na bíblia, no Pai Nosso está errada. Pegando a palavra grega original "hoce" vemos que ela significa "assim como", mas também significa "na medida que", "de acordo com", que está muito mais de acordo com o sentido que Jesus reforçou mais à frente.

Ou seja, isso tudo pra dizer que, perdoando, você torna SUA vida mais fácil.

(Estejam atentos a vocês mesmos, em outra tradução. Notem que Jesus nos exorta a perdoar NÃO porque é bom pro OUTRO, mas PRA NÓS MESMOS!) Tende cuidado de vós mesmos(*); se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás (Lucas 17:3)

Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete (Mateus 18:21)

Podemos então resumir tudo assim:
Não há ofensa ou ofensor, mas tão somente ofendido.

Referência: Perdão;
O samurai e o presente




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa