Menu

Portugal e Brasil: Este sonho vai se realizar

por Izabel Telles em Espiritualidade
Atualizado em 13/02/2004 14:30:49


Na Estação Parque do metrô de Lisboa tem mais uma frase deslumbrante: PRIMEIRO DE TODOS OS DEUSES, EROS COMEÇOU POR SER UM SONHO (Parménides).
Já imaginou o poder desta frase e tudo que ela contém?

Antes de ser um deus, Eros começou por ser sonhado e imaginado por mentes
privilegiadas que, acreditando no poder de sair de suas rotinas mentais, aventuraram-se por outros espaços, cruzaram as fronteiras do conhecido para ir buscar no "mundi imaginalis" um personagem que pudesse representar partes do nosso conteúdo onírico com poder e força de promover milagres de todas as espécies.

Assim é que penso esta relação Portugal-Brasil, Brasil-Portugal.
Isso tem que ser muito mais do que piadas de péssimo gosto que alguns brasileiros ainda insistem em contar sobre os portugueses e vice e versa - prática que deveria ser abolida uma vez que em nada ajuda.

Isso tem que ser mais do que o noticiário diário deste país a falar das prostitutas brasileiras que são mortas por aqui e enterradas no fundo do quintal.
Isso tem que ser mais do que futebol, samba, fado, diferenças de linguagem e palavras.
Isso tem que ser mais do que toda a pequenez do nosso ego para se transformar num sonho de interação e integração; soma e aprendizagem, valores, verdade e ética.
Isso tem que ser um sonho sonhado por todos nós para que, finalmente, se cumpra a profecia prometida há muitos séculos de união entre os povos que tem muito a ajudar na reconciliação deste Universo dividido.

Talvez por isso e, dentro da minha pequenez, fiquei feliz ao ler neste sábado no jornal “O Público”, um artigo vivido e escrito pela jornalista e astróloga Maria José Costa Félix, que merece um espaço todos os fins de semana na Revista X (que vem encartada dentro do jornal) sobre o poder da imaginação. E ao me ver citada em tal artigo senti que este sonho de haver um grande e prometido encontro entre Portugal e Brasil, Brasil e Portugal pode estar às vezes indicado em alguns movimentos livres e bem intencionados onde vontade, ação e palavras se encontram para, somados, dar um contributo ao crescimento de nossas consciências.

Obrigada, Portugal.
Obrigada, Brasil.

Izabel

XIS – OUTRA PORTA
Maria José Costa Félix

Veja as imagens do seu inconsciente

Tudo aquilo que alguma vez o emocionou fica gravado na sua mente sob a forma de imagens - que podem afectá-lo negativamente ou ser aproveitadas a seu favor.

Para o cérebro, não há diferença entre imaginar algo - pensar numa determinada pessoa ou cena - e vê-la de facto.
E, como o corpo é comandado pela mente, as imagens mentais podem influir na nossa vida do dia a dia.

Se as utilizarmos para desbloquear padrões de comportamento negativos - e, assim, eliminar estados emocionais desagradáveis, conflitos ou fardos desnecessários de que ainda não nos libertámos -, poderemos deixar de os ter. Eles tendem, no entanto, a repetir-se, caso não reprogramemos as imagens negativas que, na sequência de determinadas emoções, se vão acumulando na nossa mente.
E há técnicas que nos ensinam a fazê-lo.

Vem com regularidade a Portugal uma terapeuta brasileira que, a certa altura da sua vida, decidiu transformar o seu dom inato de ver as imagens programadas nas nossas mentes precisamente numa dessas técnicas.
Licenciada pelo American Institute for Mental Imagery de Nova Iorque, Izabel Telles aprendeu-a com o psiquiatra Gerald Epstein. E, assumindo-se como “pesquizadora da mente humana”, desde há dez anos que dá consultas em S. Paulo, no Rio de Janeiro, em Nova Iorque, agora também em Lisboa e, mais recentemente, nos Açores.

A seguir a revelar-nos o que vê na nossa mente e a sugerir-nos um curto exercício de visualização adequado à intenção de cada um ao consultá-la, diz:
“Você é o único responsável por aquilo que atrai para o seu dia-a-dia. A partir do momento em que aceita ir fazendo um trabalho de mudança, altera o filme que decorria na sua mente. E, a partir daí, tudo na sua vida pode melhorar. Há dificuldades que poderão ser superadas. Medos que desaparecem. Tenho visto processos de cura espantosos!”
Mas faz questão de esclarecer:
“Isto nada tem a ver com mística. É apenas uma técnica”!

O comando da nossa vida vem de dentro

“Tudo o que você precisa de saber sobre si mesmo está dentro do espaço infinito da sua mente inconsciente”, escreve Izabel Telles no seu livro “Feche os olhos e veja” (Ed. Brasil. Agora). “As imagens gravadas no inconsciente revelam quem você é bem lá no fundo. E sempre que identificamos uma imagem, fazemos com ela o que quisermos.”

Quem envia as informações à mente para que ela crie as imagens é a consciência, que recolhe continuamente as impressões vindas do mundo exterior e do mundo interior – através dos nossos relacionamentos, de lugares, pessoas, acontecimentos, memórias…
E está nas nossas mãos fazer com que os filtros da consciência mandem informações correctas para a mente. O comando da nossa vida vem de dentro. Daí que, em caso de conflito, o primeiro passo a dar para que o circuito se quebre é a consciência informar a mente de que algo mudou.

É isso o que se pretende através dos exercícios de imagens mentais que Izabel nos explica.
A prática continuada desses exercícios e os resultados obtidos revela que “a mente é, de facto, capaz de mudar as suas imagens negativas - se não completamente, pelo menos afastá-las e substituí-las por outro conjunto de imagens mais positivas”.
Ao receber uma determinada mensagem, a mente imediatamente consulta o seu arquivo de fotografias onde todas vão sendo guardadas e, a seguir, envia uma ordem para o corpo físico - onde então aparecem os sintomas que exprimem aquilo que a mente lhe manda.
“Há lixos vindos da inveja, da raiva, do ódio. De expectativas que são enviadas para a mente como sinais de emergência. Informações perigosíssimas que irão ser executadas, porque a mente não as filtra”, alerta Izabel Telles. E aconselha: “Devemos viver um pouco como espectadores do mundo, não tanto como participantes”.

E ainda:

“Como a minha vida mudou!”
A leitura que Izabel Telles faz da nossa mente - referindo imagens como se estivesse a ver um filme - ajuda a descobrir o padrão gravado no inconsciente que pode levar-nos a repetir um comportamento diferente do desejado. E são imagens que aceleram o autoconhecimento. Por exemplo:
“Se você passar a vida a dizer que nada dá certo, dentro de si vai criando imagens de perdedor. Mas pode começar a trocá-las por outras em que aparece como vencedor - que também devem existir na sua mente, mesmo que desvalorizadas.
Se fechar os olhos e olhar para si como vencedor, acabará por sê-lo. E, se repetir isto durante vários dias, começam a acontecer transformações importantes na sua vida.”


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


izabel
Izabel Telles é terapeuta holística e sensitiva formada pelo American Institute for Mental Imagery de Nova Iorque. Tem três livros publicados: "O outro lado da alma", pela Axis Mundi, "Feche os olhos e veja" e "O livro das transformações" pela Editora Agora.
Visite meu Instagram.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa