Menu

Psicólogo

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 08/03/2007 16:47:45


Sabe, a maioria das pessoas acha que só precisa ir ao psicólogo quando está doida ou perturbada. Essa mentalidade pode até mesmo ajudar o psicólogo, já que, ao acabar indo a ele, ao menos UMA barreira inconsciente já foi derrubada (que é o orgulho próprio de que você é "normal", "sadio", etc), mesmo que o paciente diga "eu realmente não preciso estar aqui, mas minha mãe/esposa/chefe achou que seria bom, e estou aqui só pra agradá-los, sabe"? No fundo (ou bem lá no inconsciente) ele sabe que não.

Não somos "normais". A mente humana é algo tão rico que, mesmo fazendo uma média de comportamento e achando pontos em comum entre as pessoas, cada indivíduo é único, inigualável. Dizemos que o ser humano é o único animal que chora. É lenda. Que é o único que faz coisas no presente baseado em previsões. É lenda. O único que ri. Lenda. Então talvez seja o único com autoconsciência? Hum... lenda. Já está provado que até elefantes se reconhecem no espelho, e ainda se preocupam com a própria imagem.

Talvez a grande beleza do ser humano possa estar em ser o veículo para os mais diversos níveis de consciência, se manifestando simultaneamente. Hitler e Gandhi = Humanos. Bam-bam e Einstein = Humanos. Carl Sagan e Dalai Lama = (Ambos brilhantes e admiráveis, mas em áreas distintas e (ainda) incomunicáveis. ) Humanos(*). Didi e Carlitos = (Embora ambos sejam criações de seus autores, são tão humanos quanto (ou talvez até mais que) eles.) Humanos(*).

O que é "normal"?

Sabe, minha resistência a psicólogos vinha do velho ditado: "Casa de ferreiro, espeto de pau". Isso é uma daquelas poucas verdades absolutas, que já foi usada até por (Então Jesus lhes dizia: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua própria casa. E não podia fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
(Marcos 6:4-5)) Jesus(*), e que me fazia pensar: Eu vou trabalhar minha sanidade mental com um cara que nem sequer cuidou da dele ou dos filhos dele?!!

Achava eu que poderia eu mesmo me trabalhar com as ferramentas da psicologia. Lendo uma coisa aqui, outra ali, descobrindo as armadilhas da mente e do ego, e tal. De certa forma, funciona bem melhor que depositar suas esperanças num outro cara, achando que ELE vai lhe "curar". Afinal, você se conhece bem melhor do que ele, e, se for bem sincero consigo mesmo, vai puxar os coelhos da cartola com bem mais facilidade. Mas, dialogando com minha namorada - que por um acaso faz psicologia - tive de admitir que existe um limite: o inconsciente. E é um limite considerável, já que somos mais inconsciente do que consciente. E nesse ponto é preciso um cara que seja especialista em identificar padrões do inconsciente no meio de coisas aparentemente banais. E esse cara é o psicólogo. Você não vai pedir a um Mestre Zen pra construir uma ponte, certo? Não interessa se o cara é iluminado, ele simplesmente não está à altura (nesta tarefa) do engenheiro que bebe e bate na mulher, mas tem décadas de experiência.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa