Menu

Reiki, a força curativa do Universo

por Maria Guida em Espiritualidade
Atualizado em 10/03/2003 12:00:04


Reiki é uma palavra japonesa, formada pela união de duas outras. Rei, significa espírito, aura. Ki, significa força, energia.

Reiki é a energia do espírito, a força que dá vida à matéria. Energia vital universal, dourada, sagrada, curativa, que está presente em tudo o que existe.

No oriente, cada cultura dá a ela um nome diferente. Na China é chamada Qi, e na Índia, Shakti ou Prana. No ocidente ela é conhecida como força vital, consciência cósmica ou energia divina.

Reiki é também uma técnica de cura natural através da imposição das mãos, redescoberta no final do século XIX pelo Dr. Mikao Usui, um sacerdote cristão da Universidade de Oshisha (Japão), num livro budista tibetano de 2.500 anos.

A técnica consiste em canalizar a força vital e transmiti-la através das mãos aos seres, humanos, animais e até mesmo plantas, que dela necessitem.

A energia divina passa do doador para o receptor, que absorve a quantidade que lhe falta.

Quem administra Reiki não está doando sua própria energia, mas sim, servindo de canal, para que a consciência cósmica realize a cura.

Quando entra em ação, a força vital beneficia tanto doador quanto o receptor, propiciando cura, ampliando a consciência, amenizando o "stress", desintoxicando o corpo físico, limpando o corpo emocional, fortalecendo a mente, equilibrando os Chakras, promovendo o crescimento espiritual, aumentando o poder de observação, a criatividade, a auto-estima, a autoconfiança e o espírito de sacrifício.

Os conhecimentos necessários para que se aplique o Reiki são transmitidos de mestre a discípulo através de rituais de iniciação.

Na tradição original de Reiki essa iniciação se dá em dois níveis, além do mestrado.

No primeiro nível, que tem duração de até dezesseis horas, o aluno recebe quatro iniciações, aprende a parte teórica e a parte prática, tornando-se apto a curar a si próprio e a todos os seres vivos.

Depois de seis meses de prática, os discípulos podem receber as três iniciações do nível II, aprendendo também a aplicar o Reiki à distância.

O mestrado é o caminho reservado aos discípulos que têm real vocação para ensinar o Reiki.

O discípulo que deseja tornar-se mestre, deve acompanhar seu mestre por longo período e não pode ter pressa, pois é necessário um certo tempo para que amadureça e se acostume à freqüência mais alta de energia.

As aplicações de Reiki podem durar de quinze minutos a até duas horas, dependendo do receptor, que pode sentir os efeitos da energia vital, como calor, sonolência, movimentos musculares involuntários, afloramento de emoções reprimidas e até mesmo a lembrança repentina de acontecimentos esquecidos da infância ou de eventos marcantes ocorridos em vidas passadas.

A força vital não precisa ser direcionada exatamente para a parte do corpo que apresenta problema. Segundo a mestra Reiki Hawayo Takata, basta colocar as mãos e o Reiki entra em ação, encaminhando-se para todos os pontos em que é preciso limpar, harmonizar e curar.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


guida
Maria Guida é
colaboradora do Site
desde 2002.

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa