Menu

Respeite seus limites de crescimento

por Bel Cesar em Espiritualidade
Atualizado em 20/09/2007 15:07:20


“Respeite seus limites de crescimento”, disse um treinador de cavalos para minha filha – então com seis anos - quando ela reclamou que queria ter as pernas mais compridas para poder colocar os pés nos estribos como os adultos. Esta frase sempre me volta à mente quando sinto a mesma ansiedade de querer estar pronta de imediato para situações que ainda não estão maduras.

Afinal, o que nos faz ter tanta pressa se a vida está sempre em movimento? Creio que são nossos próprios preconceitos sobre como as coisas já deveriam estar acontecendo para sermos quem realmente gostaríamos de ser... Estamos correndo atrás de nós mesmos!

Como resultado de uma somatória de pequenas e grandes expectativas, acabamos por idealizar o futuro sem nos darmos conta de que estamos nos distanciando da realidade.

É verdade que se o futuro não for um lugar onde tudo é possível, talvez não tenhamos inspiração suficiente para transformar o momento presente, mas, se não soubermos nos encantar com a realidade imediata, nossa vida se parecerá mais com um mar de promessas do que com uma oportunidade de realização interior.

Sonhar é bom, mas viver tem que ser melhor. A realidade imediata é a única coisa que temos em nossas mãos! Mas se o futuro almejado estiver demasiadamente distante das condições de nosso momento presente, é possível que sejamos tomados pelo desânimo, uma vez que não nos sentimos mobilizados por nosso cotidiano.

Desanimados, acabamos nos pondo para baixo quando não nos sentimos prontos para os desafios que acabam de chegar! Em geral, nos sentimos tensos quando somos pressionados pela expectativa dos acontecimentos, e nos criticamos quando queremos viver de acordo com os resultados esperados ao invés de lidar com a situação tal qual ela se apresenta. Todos os “eu devo” ressoam em nosso interior, impedindo-nos de nos sintonizarmos com nosso ritmo interno.

Neste momento, temos que nos distanciar, mesmo que por alguns instantes, de nossos julgamentos e daquilo que nos pressiona para aceitarmos nossos reais sentimentos e necessidades, seja frente aos outros, seja em relação a nós mesmos. Caso contrário, podemos criticar a falta de consideração alheia e esquecer de nos incluir diante do desentendido: ninguém poderá atender as nossas necessidades se nós mesmos não formos capazes de identificá-las!

Quando não incluímos nossos limites, desconsideramos os sentimentos de acolhimento e pertencimento tão importantes para nos sentirmos inteiros nas situações. Quando queremos mais do que de fato podemos ter ou fazer, logo somos expelidos daquela realidade maior do que o espaço que somos capazes de ocupar. É como querer correr com calçados dois números maiores que o de nossos pés: logo mais vamos tropeçar e cair...

Quando levamos em conta nossas faltas e necessidades começamos a relaxar, pois como não precisamos mais nos esticar, cabemos confortavelmente em nós mesmos. Desta forma, superamos o hábito de nos compararmos com os outros, com quem fomos no passado ou até mesmo com a imagem que idealizamos ter no futuro.

Como é bom poder sentir que estamos de acordo com nosso próprio tamanho! Finalmente, podemos nos sentir completos, como diz o velho ditado: “ser pequeno mas ser inteiro é ser grande!”



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


bel
Bel Cesar é psicóloga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traumático com os métodos de S.E.® - Somatic Experiencing (Experiência Somática) e de EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. É também autora dos livros `Viagem Interior ao Tibete´ e `Morrer não se improvisa´, `O livro das Emoções´, `Mania de Sofrer´, `O sutil desequilíbrio do estresse´ em parceria com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz e `O Grande Amor - um objetivo de vida´ em parceria com Lama Michel Rinpoche. Todos editados pela Editora Gaia.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa