Home > Espiritualidade

Respiração

por Wilson Francisco


A respiração é fundamental para a qualidade comportamental e orgânica. Através da respiração correta e consciente, você pode:

- Conectar-se com a essência da Vida;
- Resgatar a consciência de que você é o ser inteligente criado por Deus, mergulhado no hálito do Criador;
- Mergulhar na sua inocência infantil, restaurando e corrigindo eventos passados;
- Dar melhor qualidade à oxigenação do seu cérebro, possibilitando a prevenção das doenças de Parkinson, Alzheimer, Síndrome do Pânico e pode evitar a depressão bem como retardar o envelhecimento;
- Alterar e melhorar a anatomia da boca e da face, favorecendo a expressão visual.

Com uma boa respiração você pode administrar situações de insegurança, medo, raiva e também as emoções tanto em você como daquele que conversa com você.
Faça uma experiência. Antes de falar com uma pessoa, exercite a respiração por alguns segundos e você verá o resultado.

A respiração deve ser realizada através do nariz, cuja função entre tantas outras é a de inspirar e soltar o ar. Realizada pela boca, a respiração perde em qualidade. Observe o seguinte.
No nariz, temos os pelos para filtragem, as secreções internas para umidificar e os vasos sangüíneos que permitem o aquecimento do ar. Portanto, o ar que é inspirado através das narinas vai para o pulmão em condições mais adequadas.

Relacionamos abaixo mais algumas qualidades que você conquista através da respiração:

- desobstrução dos canais de percepção do corpo humano;
- relaxa o organismo e dá mais flexibilidade / elasticidade à musculatura;
- consciência corporal, imprescindível para que se tenha controle sobre seus órgãos / seu corpo, este instrumento sagrado que você, Espírito, esculpiu, administra e dirige.

A pessoa que respira mal ou só pela boca pode ter:

- olhar apagado
- gengiva vermelha e inchada
- boca ressecada
- musculatura da face mais flácida

A má respiração torna as pessoas mais vulneráveis às doenças respiratórias entre elas às alergias, faringites e problemas dentários e nas gengivas. A pessoa dorme mal e tem prejudicada a alimentação, porque perde o paladar.

Se você quiser, além de realizar a respiração nasal, complete com o exercício de fazê-la abdominal, quer dizer, ao invés de puxar o ar para o tórax transportá-lo para o abdômen, será muito melhor, pois o movimento de entrada e saída do ar no abdômen faz movimentar o diafragma. O diafragma está conectado com os órgãos do corpo. Então, em cada ato da inspiração e respiração você estará massageando seus órgãos. E todos sabemos o quanto é importante a massagem para o corpo.

Alexander Lowen informa que "a respiração guarda o segredo da vida".

Na verdade, o homem se alimenta muito mais pela respiração do que através do alimento. Dizem alguns pesquisadores que 80% da sustentação do corpo humano está na respiração e completam que na atualidade a criatura humana só inspira 30% do ar que deveria atrair para seus órgãos.

É importante salientar que a partir do momento em que, através da respiração o ser/essência assume o controle e administra a sobrevivência do seu corpo físico, estará transitando para um novo estágio, permitindo que o seu corpo espiritual se expanda. Com a expansão do corpo espiritual ou energético ou ainda bioplasmático, o ser/essência terá uma habitabilidade terrena superior, ampliando expressões e percepções.

O Universo disponibiliza para a sobrevivência do ser a energia vital, oriunda dos vegetais, dos animais e da própria essencial espiritual do Planeta Azul, a Terra. Absorver essa energia é fundamental para a o corpo e para o ser/essência que habita esta vestimenta.

Se você, ao realizar a respiração também se conectar com sua própria espiritualidade, entrará em sintonia com o Universo atraindo com mais intensidade para o seu corpo a energia vital.

Esta energia vital permitirá uma maior expansão do seu corpo espiritual o que qualificará seus pensamentos, sentimentos e força de viver.

Dentre os vários fatores que impedem uma boa respiração está o trauma de nascimento. Experiências médicas mostram que o corte do cordão umbilical realizado em tempo errado (o ideal é 40 minutos a 4 horas após o parto), provoca um choque que traumatiza a criança. Ela estava respirando pela placenta, sem esforço e assimilando oxigênio com qualidade ideal. Realizado o corte antes do tempo, a quantidade, qualidade e pressão do ar faz com que a criança sinta queimar todo seu aparelho respiratório, o que instala medo e bloqueios.

Este fato envolve praticamente toda a humanidade. Diante disso, quando você decide alterar sua respiração, poderão surgir bloqueios, impedimentos. Não desista.

Faça o exercício respiratório regularmente em horários programados, de preferência antes de dormir e ao acordar. Bastam alguns segundos. E não precisa inspirar com força. Faça tudo com leveza e naturalidade.

Para auxiliar, indicamos dois exercícios. O primeiro para a vida diária. Faça-o em qualquer lugar e a qualquer hora.

RESPIRAÇÃO I

Objetivo: pensamentos confusos e mente agitada.

Respire e Inspire várias vezes
Com o dedo médio tape a narina direita
Inspire lenta e profundamente pela narina esquerda
Solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada
Tape agora com o dedo médio a narina esquerda
Inspire lenta e profundamente pela narina direita
Solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada
Repita o exercício várias vezes
Finalize o exercício com a inspiração pela narina direita
Tenha um pensamento de gratidão e compaixão.

O segundo exercício favorece o repouso noturno.

RESPIRAÇÃO II

Objetivo: oxigenar o cérebro e auxiliar no sono.

Deite-se
Flexione os joelhos de maneira que as plantas dos pés fiquem apoiadas no piso
Esvazie os pulmões, expirando várias vezes
Inspire pelas narinas levando todo o ar para o abdômen
Traga todo ar do abdômen para cima, mentalizando que o ar, a energia, está limpando e massageando todos os órgãos até chegar na cabeça
Evite a pressa, faça esse trânsito da energia com tranqüilidade
Quando você sentir que o ar está na cabeça coloque a língua no céu da boca, facilitando o trânsito para o cérebro
Fique em silêncio
Inspire e Respire calmamente várias vezes
Tenha pensamentos de gratidão e compaixão.


Eu costumo sempre recomendar à gratidão e à compaixão, porque é importante que sejamos sempre gratos à vida, aos pais, ao Universo e a compaixão é o sentimento de doação total, sem expectativa de resultados; de auxilio sem julgamentos. São dois sentimentos nobres e com poder extraordinário de transformação.

Lembre-se: com a respiração você pode transitar da corporalidade para a espiritualidade, saneando seus caminhos e alavancando recursos preciosos para ter paz, saúde e prosperidade.




Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Wilson Francisco é Terapeuta Holístico, escritor e médium espírita. Desenvolve o Projeto Mutação, um processo em que faz a leitura da alma da criatura e investigação do seu Universo, para facilitar projetos, sonhos e decisões, descobrindo bloqueios, deformidades e medos que são reprogramados energeticamente. Participe do Projeto Mutação confira seus artigos anteriores
Email: wilson153@itelefonica.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 29/07/2002 14:24:07

Veja também
A Estesia que só o Coração Compreende...
Fobia de envelhecer, de ficar doente
Prática para Encontro de Alma
Os Analfabetos das Leis de Deus
A Paraplegia não imobiliza a Alma
A universalidade da vida como programática de cura


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quarta-feira, 21 de agosto de 2019

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa