Menu

Ressonância Schumann

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 22/09/2006 15:16:10


Confesso que sou chato, mesmo. Quando a maioria das pessoas aceita algo como verdade, eu sempre fico com o pé atrás. Um artigo muito citado e pouco combatido do Teólogo Leonardo Boff, publicado no Jornal do Brasil em 05/03/2004, nos fala da Ressonância Schumann que, segundo ele, está afetando a forma como percebemos o tempo. Faz muito sucesso nos meios esotéricos e se utiliza de elementos da ciência pra passar certa credibilidade. Vejamos:

Não apenas as pessoas mais idosas, mas também jovens fazem a experiência de que tudo está se acelerando excessivamente. Ontem foi Carnaval, dentro de pouco será Páscoa, mais um pouco, Natal. Esse sentimento é ilusório ou tem base real?

Pela ressonância Schumann se procura dar uma explicação. O físico alemão Winfried Otto Schumann constatou em 1952 que a Terra é cercada por uma campo eletromagnético poderoso que se forma entre o solo e a parte inferior da ionosfera, cerca de 100 km acima de nós. Esse campo possui uma ressonância (dai chamar-se ressonância Schumann), mais ou menos constante, da ordem de 7,83 pulsações por segundo. Funciona como uma espécie de marca-passo, responsável pelo equilíbrio da biosfera, condição comum de todas as formas de vida. Verificou-se também que todos os vertebrados e o nosso cérebro são dotados da mesma frequência de 7,83Hz (hertz).

Por milhares de anos as batidas do coração da Terra tinham essa freqüência de pulsações e a vida se desenrolava em relativo equilíbrio ecológico. Ocorre que a partir dos anos 80, e de forma mais acentuada a partir dos anos 90, a freqüência passou de 7,8 para 11 e para 13 Hz por segundo. O coração da Terra disparou.

Coincidentemente, desequilíbrios ecológicos se fizeram sentir: perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, crescimento de tensões e conflitos no mundo e aumento geral de comportamentos desviantes nas pessoas, entre outros. Devido à aceleração geral, a jornada de 24 horas, na verdade, é somente de 16 horas. Portanto, a percepção de que tudo está passando rápido demais não é ilusória, mas teria base real nesse transtorno da ressonância Schumann.

O texto continua, mas a parte principal é essa acima. Seria verdade? De fato, a Ressonância Schumann existe, mas ao contrário do que o texto diz, a ressonância não é constante em 7,8 Hz. Na verdade poderíamos falar em "Ressonâncias Schumann" pois, embora 7,8 Hz seja a mais forte, existem oscilações de 8, 14 e até 20Hz nesta faixa. Outro erro é dizer que houve uma mudança nas ondas a partir dos anos 80. Ao longo dos anos, as freqüências oscilam levemente (menos de 0,3 Hz) em torno da média, devido à radiação de microondas do Sol, mas, como podemos ver aqui, não é nada que chame a atenção. O único detalhe interessante é que a freqüência está chegando próximo a 8 Hz, e SE houver alguma relação entre o nosso cérebro e essa freqüência (não há nada cientificamente provado, nem mesmo sugerido, a respeito), isso significa que estaremos saindo da (No cérebro humano, as freqüências das ondas cerebrais variam de 3 a 15 Hz. Dependendo da faixa, as ondas são denominas Beta, Alfa, Teta e Delta. As ondas Beta são as que representam maior atividade cerebral. Quando estamos discutindo, ensinando, fazendo uma prova, estamos "ligadões" em Beta. Quando relaxamos, contemplamos o pôr-do-sol ou meditamos, entramos em Alfa. Quando fazemos as coisas no "piloto automático", como escovar os dentes, estamos em Teta, e quando "apagamos de sono", entramos em Delta (embora os sonhos ocorram na faixa Teta).) influência(*) entorpecente das ondas Teta para um maior "despertar" das ondas Alfa. Mas isso é apenas uma leitura esotérica, não científica. Mas, enfim, o site é esotérico... hehehehe.

Enfim, é pura besteira essa coisa do tempo estar mais acelerado por conta das ondas Schumann, pois, se o fosse, o tempo percebido por nós estaria apenas 0,3 Hz mais rápido, quando qualquer pessoa pode dizer que o tempo nos parece estar MUITO mais acelerado que isso... embora o relógio continue marcando 24 horas a cada dia.

Referência: Ressonância de Schumann: Quando o holismo se tornou reducionista;
Transition to the age of frequencies: Schumann waves, weather and mind control.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 4


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa