Menu

Retratos Sonoros

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:03


O Saindo da Matrix foi criado pra registrar as coisas, digamos, pouco "naturais" que aconteciam comigo ou com pessoas ao meu redor, mas esse tipo de coisa - óbvio - nem sempre ocorre. E faz tempo que não acontecia nada digno de nota, até anteontem.
Como sempre, acordei com um misto de sobressalto e ódio, com a vizinha arrastando seus móveis de 7:30h da manhã, como ela faz religiosamente todos os dias (inclusive feriados). Cansado, desesperado, frustrado, fui reclamar (novamente) com a dita-cuja. Muito polidamente pedi pra ser feita uma reunião de condomínio pra que pudéssemos tratar do barulho. Aí a louca (de carteirinha) começou a se exaltar e falar cada vez mais alto. Me contive o quanto pude pra não entrar na onda e perder a razão, sempre procurando manter um tom de voz baixo e firme (o que foi muito difícil). Mais uma vez a conversa foi infrutífera, dei as costas e retornei pro meu apartamento, deixando ela gritando sozinha.
Imeditamente, ela recomeçou a arrastar a casa toda, como se um Tornado arrancasse todos os móveis de lugar. Cansado, desesperado, frustrado, deixei pra gritar dentro de casa, xingando-a indiretamente.
Fui deitar (muito embora soubesse que não iria dormir) e notei que havia chegado uma mensagem no celular. Olhei e tinha o seguinte:

Justo lembrar:
A voz humana está carregada de vibrações
Esforça-te por evitar os gritos intempestivos e inoportunos.

Uma exclamação tonitruante equivale a uma pedrada mental.
Se alguém te dirige a palavra em tom muito alto,
faze-lhe o obséquio de responder em tom mais baixo.

Os nervos dos outros são iguais aos teus:
Desequilibram-se facilmente.
Discussão sem proveito é desperdício de forças.

Não te digas sofrendo esgotamento e fadiga para
poder lançar frases tempestuosas e ofensivas;
Aqueles que se encontram realmente cansados
procuram repouso e silêncio.

Se te sentes à beira da irritação
estás doente e o doente exige remédio.
Barulho verbal apenas complica.
Pensa nisso: a tua voz é o teu retrato sonoro.

EMMANUEL
(Do livro "Calma", de Chico Xavier)

O que recebi foi um resumo disso por SMS (compartilho inteiro para melhor aproveitamento de vocês), que foi mandado EXATAMENTE na hora em que eu estava discutindo lá fora com a vizinha. Quais as chances? Primeiramente, quem mandou foi um amigo espírita que não vejo há algum tempo. Segundo, que não manda NENHUMA mensagem pra mim há anos! Nós participávamos do círculo de convivência com Oráculo, há muito tempo, e eu vinha justamente repensando essa coisa da espiritualidade e como ela se manifesta. Tenho estado tão desgostoso com o Brasil, especificamente com o povo brasileiro, que não pude evitar de lembrar de "Brasil, Pátria do Evangelho" e outras promessas da espiritualidade pra esse país com ironia. Mas não foi Jesus que disse que veio para os pecadores e doentes? Então, a interpretação podia ser "Brasil, Pátria ideal para aplicação do Evangelho", quem sabe?

Acho que os romances (friso ROMANCES) de Chico Xavier/Emmanuel nos incutiram a idéia errada de que os espíritos estão interferindo em tudo o tempo todo. Embora o livre-arbítrio seja respeitado, eles aparecem intercedendo e modificando (sutilmente ou não) comportamentos o tempo todo. Só que o Brasil é um caso claro de abandono de qualquer espiritualidade benfeitora. Mas, o que eles podem fazer com um povo que tem orgulho de ser IGNORANTE no seu pior sentido (o de ignorar o que está à sua frente)? Uma coisa é não ter acesso a informação; outra é ignorar os fatos e reeleger um presidente cujo círculo íntimo de amigos está envolvido em quadrilhas como o Mensalão, os "Aloprados" e narcotraficantes/terroristas como as FARC. Um povo que é conivente com o crime não pode produzir bons representantes.

O fato é que a "coincidência" de anteontem me tirou um pouco o pessimismo e me fez pensar que, se a espiritualidade nada pode fazer pra mudar, pelo menos observa e torce por aqueles que perseveram na civilidade e não se deixam cair na barbárie que se tornou esse país do "cada um por si". Ontem, quando acordei novamente com os arrastados de móveis, em vez de amaldiçoá-la, rezei um Pai Nosso. Ela, então, parou de fazer barulho por 1 hora! Depois, tudo voltou a ser como era, mas pelo menos da minha parte algo mudou, algo melhorou. No final das contas, a mensagem do Cristo é essa:

Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária
para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das outras.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa