Menu

Rituais para encantar a vida

por Adília Belotti em Espiritualidade
Atualizado em 15/09/2006 15:18:02


Os rituais podem ser muito simples e ainda assim serem poderosas ferramentas para a gente entrar em contato com as forças profundas que existem em nós.

Um ritual, para que serve? A pergunta cai no meu outlook... ahn, rituais são feito marcas de quilometragem na estrada do tempo, ajudam a gente a acompanhar o ritmo da vida, me arrisco... meu irmão, por exemplo, marca a passagem do tempo de trabalho para o tempo de lazer se despojando de todos os gadgets, celular, relógio, palm, aliança... sim, sim, rituais podem ser coisas muito simples, sem deixar de serem fundamentais... e nem sempre precisam ter um caráter religioso, embora seja nesses momentos de conexão com o divino que eles se mostrem em toda sua grandiosidade.

“Os rituais preservam o caráter sagrado do mundo”, ensina Thomas Moore, no livro Care of the Soul, e continua, “envolver as tarefas cotidianas, mesmo muito simples, num halo de imaginação e honrar o fato de que tudo pode estar a serviço da alma, torna as coisas à nossa volta mais preciosas, mais valiosas”.

Num ritual, a intenção conta tanto quanto a ação, e o poder nasce dessa sintonia. Os rituais nos transformam porque nos ajudam a abrir a porta da alma e mergulhar no mistério... ou, como explica, Joseph Campbell, os rituais preparam a mente para “insights” intuitivos a respeito do mistério inefável do universo:

Ali a visão não alcança:
O discurso não alcança, nem a mente.
Não sabemos, não compreendemos
Como se deveria ensiná-Lo.
Pois Ele é outro, de fato, que o conhecido
E, para além do desconhecido!”


Fico parada um tempo, tentando guardar em mim essas palavras... sim, os rituais funcionam como um despertador, são eles que acordam a alma para o mistério, resolvo afinal...
E num livro fofo, chamado Confort Book para Mulheres, da terapeuta Jennifer Louden, encontro algumas idéias de rituais para você começar e terminar bem o seu dia. São gestos simples, mas que afirmam o respeito por si mesma e falam da necessidade de reservar nem que sejam alguns minutos todos os dias para cuidar de si...

Ritual da manhã
Acorde dois minutos mais cedo. Antes de abrir os olhos, tente lembrar daquilo que sonhou e registre seu sonho num caderno, colocado do lado da sua cama. Os sonhos são nossos mitos, prestar atenção neles é fundamental para o autoconhecimento. Sem sair desse estado de atenção, feche os olhos, respire com calma e perceba os sons ao seu redor. Sinta o peso do seu corpo nos lençóis e espreguice, como um gato. Seja um gato. Reserve algum tempo para imaginar seu dia em detalhes e de forma positiva. Repita mentalmente a frase “Este vai ser um lindo dia”, ou outra, que faça sentido para você... Pronto, você está pronta para levantar da cama.

ET: Pessoalmente, prefiro oferecer meu dia à Grande-Mãe e acreditar que ela sabe, melhor do que eu, o que é bom ou ruim para mim, fique à vontade para criar rituais com sua cara e seu jeito. O importante, além da intenção, é você torná-los parte da sua rotina.

Ritual da noite
Um ritual só é eficiente se fizer parte da sua vida e, para isso, ele tem que ser realizado repetidas vezes. A repetição “chama” a alma e o coração para a ação. Por isso, uma vez que você decida como será seu ritual de dormir, tente praticá-lo todas as noites. Prepare o momento de ir dormir. Uma xícara de alguma infusão calmante, como camomila, tília, erva-cidreira, pode funcionar como um aviso para o corpo: atenção, tempo de desacelerar! Acenda uma ou duas velas ao lado da sua cama. Deite-se, espreguice, exagerando os movimentos, perceba zonas de tensão no seu corpo e comande um relaxamento. Devagar, vá soltando seu corpo e mergulhando na quietude. Sem movimentos bruscos, leia uma poesia ou uma oração ou faça isso mentalmente. Deixe que as idéias ou as palavras penetrem sua mente. Coloque o livro de lado e, durante alguns minutos, concentre-se na luz da vela. Sopre a vela e aconchegue-se para receber o sono.

O que você quer fazer?
Contar lá no fórum sua receita de ritual pessoal?

Navegar no site de Jennifer Louden, colaboradora da revista Body and Soul? (em inglês)
Saber mais sobre Joseph Campbell, auto do bestseller O Poder do Mito
Comprar o livro O Poder do Mito.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


adilia
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa