Menu

Salve Lord Ganesh!

por Adília Belotti em Espiritualidade
Atualizado em 27/12/2007 12:58:27


O hinduismo é tão rico e tão variadas são suas manifestações que a gente quase poderia dizer que são... muitos! A religião de 80% dos hindus é tão cheia de cores, de símbolos, de histórias, de imagens, que já foi comparada a uma floresta tropical exuberante, onde as memórias ancestrais se misturam em infindáveis camadas à experiência cotidiana dos rituais religiosos.

E talvez porque sejam tantos os deuses desta religião cujas raízes a gente encontra vagamente em algum momento por volta de 1500 aC, a festa parece não ter fim... e algumas duram mais de uma semana!

É o caso de um dos deuses favoritos dos hindus e, com certeza, a mais simpática das criaturas alimentadas da imaginação humana: Ganesh, o gorducho deus meio menino, meio elefante, de muitos braços e que chega cavalgando... um ratinho! Ganesh Chaturthi, o festival de Ganesh acontece todos os anos no quarto dia da Lua Cheia de Bhadrapada, que para nós acaba coincidindo com o mês de setembro... e são dez dias de festa nas ruas da Índia!

Cabeça de elefante? Por quê? São muitas as histórias que contam como Ganesh perdeu sua cabeça. Eu adoro a que está no livro Ka, de Roberto Calasso. Lá estava Parvati, a bela "filha das montanhas" esposa de Shiva, o deus dançarino que cria e destrói o universo. E estava só no leito que compartilhava com o marido. Por que ele havia de deixá-la para amar outros seres, criar ou destruir outros aspectos do mundo? E disse: "Vou ter um filho, por capricho".

Lentamente passou pelo corpo um óleo perfumado, misturando-o ao suor, às escaras da pele. Com raiva passava as palmas da mão no ventre, nas pernas, nos seios. Quase se arranhava, para não perder o mínimo de resíduo. Colheu um grumo de matéria, do qual nasceu Ganesh.

Siva estava contrariado e, certo dia, vendo Ganesh barrar a entrada do quarto de sua mãe, decepou-lhe a cabeça com fúria. Imediatamente, diante de Parvati emudecida de dor, ele deu-se conta do afeto que tinha pelo menino. E convocou seus "ganas" para que fossem atrás da cabeça de Airavata, o elefante do deus Indra. E voltaram com ela, depois de uma grande luta, na qual uma das presas do animal quebrou-se. Siva então, com cuidado de artesão, moldou a cabeça do velho e sábio elefante no corpo de Ganesh. E ordenou que dali em diante, ele fosse invocado antes do início de qualquer empreendimento humano.

Parvati acompanhava tudo com o olhar dulcíssimo. Sabia com quanta perspicácia Shiva realizava a delicada operação. E, subitamente, pensou que só agora seu filho seria verdadeiramente ele mesmo. Desde esse dia, não teve mais medo da solidão.
Foi para ele que ela ditou todas as histórias do mundo (o Mahabharata). E ele escrevia, escrevia, agachado a seus pés...

Quer época mais linda para reverenciar o deus dos inícios do que esse finzinho de inverno já com as cores da primavera?

E se realmente quiser entrar no clima da festa, prepare um doce. Um pudim, por exemplo. Saboreie pensando em Ganesh. Este deus gorducho carrega na enorme barriga todas as dores dos homens e na mão estendida oferece um modaka, para lembrar que o caminho espiritual é árduo, mas é muito, muito doce...

Ganapathi Bappa Morya, Purchya Varshi Laukariya (Ó senhor Ganesha, venha de novo até nós, bem cedo, no ano que vem!)

Alguns links interessantes e confiáveis para você descobrir mais coisas sobre Ganesh:
Religion Facts, About.com e Exotic Índia


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


adilia
Adília Belotti é jornalista e mãe de quatro filhos e também é colunista do Somos Todos UM.
Sou apaixonada por livros, pelas idéias, pelas pessoas, não necessariamente nesta ordem...
Em 2006 lançou seu primeiro livro Toques da Alma.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa