Menu

Tomada de consciência

por Acid em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:18


Vejo com alegria que estamos vivendo um momento acelerado de revolta contra a opressão, especialmente o machismo e o racismo (eu pensei em acrescentar a homofobia, mas ela teve mais destaque em outros anos).

Não são tópicos novos, há muito tempo existiam por aí através de ONGs, associações, pessoas que dedicaram sua vida à causa e, enquanto algumas conhecemos bem (Martin Luther King), milhares de outras pereceram no anonimato. Hoje todos têm voz, e conseguem apoiadores para "fazer barulho", algo tão necessário (esse tipo de comportamento só perdura porque nos calamos diante dele durante todo esse tempo). Em ambos os casos amadureceu-se o discurso, e em vez de isolar-se num "nós contra eles" (negros x brancos, mulheres x homens) estamos sim TODOS procurando questionar a SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS, que é historicamente racista, homofóbica e machista. Mulheres são machistas sem perceber quando reproduzem o discurso machista e chamam a outra de "piranha" por qualquer motivo. Homossexuais dão munição a homofóbicos sem perceber quando reforçam os estereótipos e a caricaturização ou reproduzem discursos que "brincam" com a discriminação entre eles mesmos, tipo "bicha pão-com-ovo". Ah, mas é brincadeira! E o Mussum também brincava com o racismo - eu mesmo me divertia! -, mas será que as piadas dos Trapalhões caberiam nos dias de hoje, com a tomada de consciência que NÓS QUEREMOS TER pra nossa sociedade?

É a vitória do politicamente correto? Talvez. Particularmente eu acho isso um saco, mas compreendo que, se queremos mudança precisamos aguentar alguns momentos de radicalismo para, no futuro, chegarmos a um meio-termo. O caso do garoto fantasiado de macaquinho do Alladin é um exemplo disso: eu adoraria viver num mundo onde pudéssemos ser como esse casal e, ingenuamente, não associássemos pessoas negras a macacos. Mas reconheço com tristeza que não estamos nesse mundo. Então que se radicalize hoje para que no futuro não tenhamos esse preconceito passando de pai pra filho.

Mas, enquanto desfrutamos dessa tomada de consciência e damos um basta a esses "ismos", há uma coisa que permanece a mesma: a tolerância à Corrupção.

Isso não é algo mundial, está ligado diretamente à cultura do brasileiro de ser "esperto", de levar vantagem em tudo. Não vemos nada demais numa empreiteira fazer uma "reforminha na faixa", na compra de um "barquinho", numa troca de favores, e assim vamos colhendo a falta de investimentos em saúde, educação, cultura, infra-estrutura. O brasileiro é em sua maioria completamente cego pras consequências de sua tolerância, e ainda estamos na fase dos xiitas: Assim como as "feminazis", temos os "de direita", que são muitas vezes agressivos, intolerantes, procurando atacar os outros mais do que dialogar e trazer aliados à sua causa. Talvez devamos nos inspirar nas pessoas que lutam pela autoconsciência da mulher ao invés de um feminISMO, os que lutam pela consciência negra, ao invés do confronto com os "brancos", e assim valorizar um Brasil que não tem a ver com PatriotISMO, e sim cidadania com decência para TODOS, comunistas com Iphone inclusos. A corrupção, assim como o racismo, têm raízes no Brasil-Colônia, é algo estrutural. Assim como o racismo, o silêncio, desprezo ou omissão só faz alimentar o problema. Estamos vendo as consequências desse problema claramente em nossa economia. Até quando?

PS: Você pode fazer a diferença ajudando a assinar este documento que está sendo elaborado pelo Ministério Público com 10 passos pra acabar com a corrupção. Precisam de 1,5 milhão de assinaturas pra poder submeter à aprovação do Congresso como Lei, e já estão em quase 1,4 milhão (são assinaturas físicas, precisa ir até o Ministério Público da sua cidade). Precisamos de mais gente nessa reta final.

Assistam também esse vídeo abaixo, de um "gringo" que desabafa o porquê o Brasil não vai mudar enquanto a MENTE do brasileiro não mudar:

UMA CARTA ABERTA AO BRASIL (Texto de Mark Manson)


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa