Menu

Trilho X Trilha

por Saul Brandalise Jr. em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2010 15:32:29


Sei que a diferença entre estas duas palavras não está apenas em uma vogal, mas sim -e simplesmente-, em expressar uma FILOSOFIA de VIDA, quando devidamente assimilada por um ser humano.

O trilho me leva aonde eu e o maquinista queremos ir. A trilha me permite mudar de opção no meio do caminho. Só isso bastaria para fazer que minha maneira de viver se estendesse, sempre, por uma trilha.
Mas as coisas não são bem assim.
Sou o fruto do meio em que aceito viver.
Sou um pouco a somatória dos conceitos fornecidos ou impostos por minha família, meus amigos, a empresa onde trabalho, a religião que eventualmente professo, o clube social que frequento e coisas assim. Se eu preferir, para deixar mais claro, posso dizer que é o trilho que admito seguir.
Porém, se tenho consciência de que posso ser o que me satisfaz em minha família, junto dos meus amigos, na empresa onde trabalho, que não sou adepto de religião, mas tenho uma Filosofia de Vida; que substitui meu Clube Social pelo campo, pelo mar e a natureza, posso afirmar, com todas as letras, que sigo uma trilha.

Qual a diferença?
Na trilha sou o que procuro ser; nos trilhos, simplesmente aceito ser conduzido. Posso, sem perceber, tornar-me um fanático e assim aceitar somente a minha verdade ou ainda a que me foi imposta. Assim, não consigo perceber o que acontece ao meu redor e olho exclusivamente para a frente.
É óbvio que nos trilhos é mais fácil viver, porque eu, antecipadamente, já tenho uma desculpa para minhas falhas, omissões e desequilíbrios... Foi um outro personagem que quis assim!
Na trilha, é diferente porque eu escolho o que pretendo ser, usando de meu Livre-Arbítrio. Aqui eu sou o comandante de minhas decisões e, portanto, eu acerto ou eu erro. Quando permito que outros interfiram em minha vida, eu estou errando, porque SIMPLESMENTE posso dizer não ao que um terceiro me impõe. Eu decido ou eu me torno refém da verdade do outro.
No final de um estágio de uma trilha, eu posso escolher qual o próximo caminho a ser seguido. No trilho, eu tenho como opção um entroncamento e nada mais do que isso.

Isso posto, torna-se bastante claro que eu sou o ÚNICO responsável pelas minhas colheitas e que, se a vida não está boa, sou eu que tenho de mudar.
Não resolve trocar de cidade e levar os meus defeitos comigo. Posso –sim- ser feliz onde vivo, basta dizer não às mesmices que me incomodam.
Não devemos ser reféns das verdades que nos são impostas e que não mais aceitamos. Mudar faz parte de nosso processo de evolução. Não se consegue caminhar fazendo planos e mantendo uma postura estagnada.
Meu caminho obedece meus princípios de vida e a forma como decido ser: trilha ou trilho?!
É nossa comodidade ou determinação que pode decidir por onde vou caminhar e como conduzirei a minha encarnação. Porém, se for de nossa escolha, antecipadamente, afirmo que será uma trilha... Só ela me permite parar quando quero e, assim, apreciar e aprender com tudo o que está à minha volta...
Cuide-se e que a LUZ acompanhe seu caminhar.

Sei que nos veremos
Beijo na alma


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


saul
Saul Brandalise Jr. é colaborador do Site, autor do livro: O Despertar da Consciência da editora Theus, onde mostra através das narrativas de suas experiências como extrair lições de vida e entusiasmo de cada obstáculo que se encontra ao longo de uma vida.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa