Home > Espiritualidade
Você é espiritualmente competente?

Você é espiritualmente competente?

por Isabel Romanello

Muitos de nós ouvimos nossos avós quando já diziam: Quem não tem competência não se estabelece!... Esse ditado, nos dias atuais, continua tão verdadeiro quanto naquele dia em que foi inventado. Aliás, continuará sendo sempre atual, pois “ser competente é ser capaz” e “desenvolver capacidades é um requisito básico a qualquer ser humano que se propõe a viver seus dias e exercer funções e atividades de maneira equilibrada e adequada”.

Com ainda inevitáveis exceções, nossos pais tentaram nos proporcionar, da mesma forma como tentamos proporcionar a nossos filhos, boas escolas, o estudo de línguas, da informática e, ainda, uma formação artística ou esportiva. Tudo, sempre, com a finalidade de adquirirmos competências, a fim de nos tornarmos bons profissionais e, consequentemente, conseguirmos bons empregos. Sempre construindo meios para nos possibilitar auferir ganhos consideráveis, proporcionando-nos maior conforto em busca do viver bem: boas casas, bons carros, boas roupas, diversões, passeios, boa comida, enfim, tudo aquilo que tornando a nossa vida mais tranqüila e prazerosa, possa alimentar nossa segurança, numa sobrevivência plena.

Entretanto, quotidianamente, nos levantamos pela manhã, corremos os olhos pelas manchetes dos jornais, ou simplesmente ligamos uma TV ou um rádio e nos deparamos com a realidade do nosso mundo. Ao mesmo tempo em que nos defrontamos com situações agradáveis, com boas notícias, nos confrontamos, também, com muitas situações desagradáveis, inúmeras más notícias, em muito maior número. Recebemos, diariamente, esta carga negativa, associada às tantas dificuldades inerentes ao nosso cotidiano e as somamos às informações do meio familiar, social e cultural que recebemos desde a infância. Vamos percebendo por que o mundo que nos envolve está imerso em tamanha disputa pessoal pelo poder!

Comumente aprendemos que para “ser alguém” devemos conquistar bens, posições sociais, títulos e tantas outras coisas. Somos tantos, todos correndo para conquistar algo que, na maioria das vezes, nem mesmo sabemos do que se trata. Uma busca cega e incerta passa a ser fator determinante em nossas posturas pessoais, gerando disputas desumanas onde a meta é conquistar a qualquer preço! Uma série de inadequações posturais acaba por alterar nossas estruturas espirituais tornando-nos cépticos; nossas estruturas mentais tornando-nos “maquiavélicos” e nossas estruturas físicas tornando-nos doentes.

A “Competência Espiritual” vai muito além de, simplesmente, sabermos o que é o ideal para se viver bem! Não basta saber que o correto é sermos empáticos, menos impulsivos, termos autocontrole, bom senso ou solucionarmos melhor nossos conflitos, negociando desacordos, tendo maior capacidade de adotar a perspectiva do outro. Não basta observarmos e reconhecermos nossas aptidões emocionais ou comportamentais. Antes, é necessário exercê-las! Colocar em prática nossas aptidões, todo nosso potencial! As possíveis dificuldades para tal existem porque trocamos o exercício da competência espiritual pelo da competitividade irracional, instintiva, animal!

A Competência Espiritual é, em síntese, a somatória de nossas intenções e capacidades em experimentarmos sentimentos humanitários. Para tal, é necessário que cada um de nós compreenda a razão da própria vida e isso ainda não é uma tarefa muito simples para a maioria de nós. Torna-se necessário um resgate pessoal em direção ao próprio Eu, a partir do qual podemos vivenciar a compreensão da estrutura do ser humano sendo composta por um corpo, uma mente e um espírito! Tal compreensão possibilitará a percepção de que é justamente na estrutura espiritual, atualmente esquecida por muitos, desconhecida, desacreditada ou mistificada através de muitas seitas e religiões, que podemos desenvolver a capacidade de experimentar esses sentimentos humanitários ou exercer a própria Competência Espiritual!
Porém, enquanto cada um não desenvolver por si e em si essa competência não adianta cobrar de qualquer outro. Afinal, uma família, uma empresa, uma cidade, um país ou um planeta é, não mais que a síntese das pessoas que os compõem. Como seres humanos precisamos ser Competentes no aspecto físico, não destruindo o nosso corpo, na mente, não embotando-a com preconceitos e no espírito, não alimentando-o com dogmas.

Portanto, se não priorizarmos a conquista positiva desta “Tríade Competência”, existe um sério risco de não conseguirmos nos estabelecer efetivamente em nosso planeta, em nossa cidade, em nosso trabalho, em nossa família, e dentro de nós mesmos, pois como já diziam nossos avós... “Quem não tem Competência não se estabelece!”.
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 07/05/2004 11:29:13

Isabel Romanello é Co-fundadora da Equilíbrio Essencial com
J. Ervolino Neto, que atuam como coordenadores de cursos, eventos
e como Terapeutas em atendimentos individuais e na área empresarial.
Descubra a cor de seu medo, clicando aqui.
Email: isabeleneto@uol.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Vida em abundância
Mediunidade e Transtornos Psicológicos
Paixões! Como lidar com isso?
Relacionamento iôiô
Adeus insônia, chá e oração receita mágica para dormir bem...
Tensão Pré Menstrual - Saiba como viver sem TPM!


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sábado, 14 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 50 – TING - O CALDEIRÃO
Expresse livremente sua luz interior. Aqueles que contribuem para o maior benefício espiritual de outros alcançam o sucesso.


energia
Runas: Talismã da Saúde
Dê atenção à saúde. Cuide da alimentação.


14
Numerologia: Liberdade
Sinta-se livre para enfrentar as experiências que este dia tem a oferecer. Escape da rotina e procure hoje fazer suas coisas de modo diferente. Varie e experimente liberte-se de padrões.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa