Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

A gratidão e os antepassados

A gratidão e os antepassados
Publicado dia 03/09/2015 18:33:24 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida. Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos”.
Joseph Campbell


Em português antigo, usava-se a expressão “graças vos dou” para dizer o que hoje dizemos com a palavra “obrigado”. No entanto, “dar graças” é muito mais apropriado, pois tem um sentido amplo e pode ser usado em qualquer situação em que alguém deseje exercer a gratidão por um bem recebido. Já “obrigado”, que é a forma reduzida de “fico-lhe obrigado”, encerra a ideia de que a pessoa se torna devedora por um favor prestado a ela. Ou seja, fica ligada, atada, amarrada a quem a auxiliou.

No que se refere aos nossos antepassados, quando os incluímos em nossas orações, eles recebem o conforto e a vibração do aconchego. Assim, quando emanamos gratidão por tudo que nossos antepassados vivenciaram para que nos tornássemos quem hoje somos, eles recebem luz e evoluem. Essa vibração de gratidão está intimamente ligada ao perdão. Ela liberta, não aprisiona.

Todos temos antepassados que amamos e que nos deixaram um legado de amor e alegria. Mas, do outro lado da balança, existem também os antepassados que provocaram dor, mágoa e ressentimentos durante sua passagem na vida terrena. É principalmente para estes que se deve emanar o sentimento de gratidão, pois foi por meio da provação deles que crescemos e ficamos mais fortes. A dor e o amadurecimento que tiveram de passar se transformaram em lição de vida para nós.

Exemplo:
O pai que saiu do lar deixando a família abandonada à própria sorte, passando fome, sem recursos, sujeita à ajuda de outras pessoas ou de instituições. Diante desse fato, para sobreviver, os membros da família precisaram desenvolver vários atributos, como coragem, resignação e sacrifício. Na dor e na necessidade também houve o aprendizado da superação. De certa forma, é nas adversidades que ficamos mais fortes e vacinados contra os imprevistos da vida.

Assim, quando você emana gratidão a seus antepassados, mesmo que a vivência deles tenha sido na dor, eles recebem luz e, ao mesmo tempo, você está, de forma natural, desenvolvendo o perdão. O saldo é positivo porque, consequentemente, você está mais forte ao transitar na esfera do perdão, e não da mágoa ou do ressentimento.

Para algumas pessoas, o caminho é curto e agradável. Para outras, a trilha é acidentada. Mas é justamente na impossibilidade de desistir da caminhada que o milagre acontece. A todo momento, cada um de nós está passando pelo processo de Ser e de Tornar-se.

A felicidade é uma energia celestial que existe dentro de nós, não importa em que circunstância da vida estejamos. Com a gratidão, mesmo na dor, estaremos mais próximos da Divindade e da paz interior.


por Miriam Carvalho

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


starstarstar
O artigo recebeu 246 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp

Sobre o autor
mi
Miriam Carvalho é colaboradora do Site e atende em S. Paulo pelo fone: (11) 9-9314-8470. mibnn
Suas especialidades são: Numerologia, Tarô Iniciático, Tarô Egípcio, Aromaterapia, Cromoterapia, Cristais e Runas. Conheça as Runas e Acesse as Orações e Invocações.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Sabedoria
artigo Quais as deusas que habitam dentro em mim?
artigo Felicidade em suas asas
artigo Coração Ardente II




horoscopo

auravide auravide

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa