Menu

Autodescoberta pela Grafologia - Parte 4

por Ana Cecília Amado Sette em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:34:56


O Tamanho das letras
O estudo da dimensão das letras mostra como expandimos nossos sentimentos, sensações e interesses; como nos expressamos; quais são nossos talentos e inclinações profissionais. Revela também nossa autoconfiança, segurança, autoconceito e o valor que nos damos, mostrando nossa espontaneidade e nossa conduta frente aos demais.

Fatores que podem interferir na avaliação do tamanho:
Defeitos de visão;
Tamanho do papel;
Temperatura ambiente;
Estado de ânimo.
Mas essas oscilações tendem a ser pequenas, pois todos nós possuímos a tendência para um tamanho de letra mais ou menos fixo.

Quando falamos em tamanho da grafia nos referimos à medida da zona média. Para facilitar, obtém-se a medida do tamanho fazendo um traço horizontal na parte superior da zona média da palavra e outro na parte inferior da zona média da mesma palavra. Esta medição deve ser feita em várias palavras escolhidas ao acaso, ao longo do texto. Lembre-se que não estamos construindo uma casa e, sim, falando da essência das pessoas, portanto, aqui não cabe muita exatidão.



Escrita de tamanho tipo médio
A altura não ultrapassa os três milímetros, nem desce abaixo dos dois milímetros e meio; existe certa regularidade na zona média.

Em grafias positivas, as reações sentimentais e intelectuais do autor são bem adequadas. De forma geral seu comportamento é tranquilo, controlado e seus contatos sociais se realizam harmoniosamente. Apresenta boa capacidade de observação e curiosidade intelectual. Geralmente é prudente e atua com objetividade, modéstia e intuição. Pode ser detalhista e preciso.

Em grafias negativas, o autor tende a ser inseguro, desconfiado, pouco criativo e ter pouca imaginação. Tem dificuldade para se envolver emocionalmente e pode ser indiferente para com os sentimentos dos outros.




Escrita de tamanho pequeno - Abaixo de dois mm
Em grafias positivas, o autor é concentrado, introvertido, minucioso e detalhista. Pela sua insegurança não se atira às novidades sem conhecer muito bem os detalhes das coisas e suas consequências. Tende a se isolar, se concentrar e dar maior importância aos pormenores do que ao conjunto. É reservado e econômico. Profissionalmente direcionado para a especialização, para tarefas onde seja exigida a concentração, detalhe, investigação ou verificação.

Em grafias negativas, o autor denota timidez, insegurança e pode ser pessimista. Revela pessoa que "pensa pequeno", com muita prudência, excesso de realismo, com falta de entusiasmo e de confiança em si.




Escrita de tamanho muito pequeno ou "pata de mosca" - Abaixo de 1,5 mm
Em sentido geral, a pessoa com escrita de tamanho muito pequeno é modesta, precavida, tímida, exagerada, detalhista, observadora, com dificuldade de adaptação e sentimento de inferioridade. Pode ainda indicar angústia, temor, insegurança e pouca vivacidade. A insegurança pode ser tão grande que a pessoa sente-se incapaz de encarar a realidade. A grafia muito pequena pode revelar tendência ao desalento, ao pessimismo, à falta de confiança nas suas próprias forças.




Escrita de tamanho grande - Acima de três mm
Em grafias positivas, quem escreve com letras grandes pode apresentar uma personalidade extrovertida e espontânea, com comportamento energético, barulhento, que necessita de grande espaço para se mover. Pode ser pouco concentrada ou pouco objetiva em suas tarefas. Vaidosa, se empenha em ser alguém, em alcançar uma posição de destaque ou de ser considerada uma pessoa notável. É viva, dinâmica e arrojada. Atira-se em grandes empreendimentos, confiante na sua força e no seu êxito. Possui calor humano, generosidade, aspirações e ambições altas. Precisa ser reconhecida, aplaudida e elogiada. Se tiver meios de conseguir aquilo que deseja poderá realizar-se; caso contrário exterioriza sua grande frustração de maneira esfuziante. Será mais feliz em profissões que envolvam grandes negócios, que necessite falar, ver, conhecer, tais como: cargos políticos, apresentadores, artistas, oradores. Não se sairá bem em atividades monótonas, repetitivas, que demandem atenção concentrada ou foco no detalhe.
Em grafias negativas, há tendências exibicionistas, vaidade, pouco senso crítico e ambição exagerada. Pode ser arrogante, pretensiosa e atrevida.




Escrita de tamanho muito grande
Em grafias positivas, a pessoa demonstra que sabe tudo, conhece tudo, pois precisa desesperadamente "aparecer". Possui muita vitalidade, fala demais, é extrovertida e líder. Não passa despercebida. Aspira viver num meio social elevado, é orgulhosa e caprichosa. Suas exigências são insaciáveis; geralmente é caprichosa, inconsequente, exaltada, gosta de ostentação e sente grande necessidade de se destacar socialmente. Klages fala ainda da paixão, entusiasmo, necessidade de ação, espírito de empreendimento, independência, sinceridade, sentido do dever, gosto pela vida, dinamismo, vivacidade e sede de poder.

Em grafias negativas, a pessoa é loquaz, invasiva, indiscreta, temperamental, arrogante, egoísta e necessita chamar atenção sobre si. Está constantemente insatisfeita, pois aspira viver num meio social elevado; é orgulhosa, caprichosa, pode faltar respeito com os demais, tem necessidade de independência e certa agressividade pessoal.




Escrita tipo crescente - Quando as letras vão aumentando de tamanho até o final das palavras.
A pessoa entra num ambiente com atitude tímida e vai se soltando aos poucos. Choca-se frequentemente com a opinião dos outros e pode ser ingênua. Diante de um problema não tenta simplificá-lo para resolvê-lo, pois gosta de envolver tudo em mistério, exagerar nas coisas mais comuns da vida ou colocar um enigma.
Em sentido positivo, demonstra uma pessoa expansiva, com sentimento alegre e jovial. É espontânea, crédula, ingênua, bondosa, inocente e leal.
Sentido negativo indica falta de tato, exagero, atitudes desproporcionais. Pessoa confusa e impertinente. Choques afetivos violentos. Grosseria, tendência a mitomania. Autodefesa por insegurança. Vontade de aparecer sem motivo.

Escrita tipo Decrescente ou Gladiolada - As letras vão perdendo a altura à medida que avançam no espaço gráfico. A última letra é muito menor que as anteriores.
Em sentido positivo, a pessoa detesta o uso da força e da violência. O pensamento busca o evidente, o que pode ser demonstrado. Deseja penetrar as coisas até o fundo, descobrir seu mistério, resolver o inexplicável, solucionar as incógnitas. Não se contenta com a superficialidade. Pode mostrar cultura e evolução espiritual. Senso crítico, cortesia, delicadeza e discrição. A pessoa compreende corretamente os outros e se coloca no lugar deles. Denota experiência de vida, diplomacia, cultura, perspicácia e habilidade em desmascarar as intrigas alheias.
Em sentido negativo, revela uma pessoa com habilidade para dissimular, para fingir, para se evadir dos compromissos e das responsabilidades. É sinal de timidez, dúvida de si mesmo, insegurança, depressão. Debilidade moral, fingimento, hipocrisia. Pode indicar, junto com outros sinais, debilidade física, velhice, fadiga, depressão moral ou inibição.


As palavras: população, comprometida, água, economizadores possuem a primeira letra maior que a última.

Escrita rebaixada: existe o predomínio da zona média em toda a extensão do grafismo, ou seja, o centro da personalidade se estrutura no ego. As hastes e laçadas saem muito pouco da zona central.
Em sentido positivo, indica pessoa modesta, humilde, simples, moderada, sóbria, com atitude complacente e compreensiva. Jamin interpreta esta grafia como signo de brandura, ingenuidade, calma e timidez.
Em sentido negativo, representa pouco desenvolvimento da vida espiritual, debilidade física e de caráter. Pessoa submissa, passiva, incapaz de se opor ou rebelar-se contra os abusos e as injustiças dos demais. Indica ausência de dignidade - a pessoa se rebaixa ou se humilha para conseguir algum favor.




Escrita estreita ou contida: as letras e as palavras se apertam entre si, deixando pouco espaço entre as mesmas. As ovais das letras "a", "o, "g" etc., podem ter uma largura normal.
Em sentido geral, denota pessoa com sentimentos e tendências oprimidas, que não expande suas emoções, pois possui tendências egocêntricas e regressivas com propensão a se concentrar em si mesma. Isso a leva ao egocentrismo rígido, avareza, desconfiança, receio constante dos demais, à solidão e à reflexão. Pode apresentar inaptidão para as coisas práticas; incapacidade para assimilar e criar idéias complexas.
Pode ser sinal de inveja, ciúmes, atitude contestatória ou obsessão por pormenores.




Escrita compensada: quando uma das zonas média - superior - inferior possui pouco desenvolvimento ou amplitude (altura e largura) em detrimento de outra, ou seja, uma zona se compensa mediante a outra.
Em sentido geral, indica canalização ou deslocamento da energia psíquica - projeção, sublimação - compensação objetiva ou subjetiva dos problemas vitais. Por exemplo: como a zona inferior fala dos instintos, se o autor fez um "g" enorme na zona inferior e as zonas média e superior são bem pequenas, ele está centralizando toda sua energia para a esfera instintiva em detrimento da espiritual e prática, sem perder a consciência moral.




Escritas de tamanhos desiguais - as letras variam de tamanho
Tanto em grafias positivas como negativas revela que a pessoa é temperamental e emotiva (predomínio do movimento). Pode apresentar sinais de conflitos entre o que gostaria de ser e realmente é. Reflete pessoa que pode atuar com veemência e agitação das emoções; com paixão, ardor e com a tendência a manifestar espontaneamente o que está sentindo. Mostra enfraquecimento da vontade, pois a pessoa costuma mudar facilmente de idéias, de planos ou de amigos.




Qual é o tamanho da sua grafia? Combina com sua maneira de ser?



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 236


ana
Ana Cecília Amado Sette é especialista em Grafologia, com mais de trinta anos de experiência em aplicação da Análise Grafológica, com ênfase em Seleção de Pessoal.
Atende pessoas e empresas em São Paulo.
Conheça os auto-testes de Grafologia
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa