Home > Psicologia

Sanguíneo

por Ana Cecília Amado Sette

Sanguíneo

Tipo físico do sanguíneo
O sangüíneo tem um perfil de linhas inclinadas, seu nariz apresenta uma ligeira concavidade na parte superior do lóbulo, na parte cartilaginosa. Abundante cabeleira, aspecto corado e saudável, ombro quadrado, nariz grande, peito amplo, pescoço forte, rosto largo. Olhos vivos e olhar direto. Precisa se cuidar, pois com a idade tem a tendência a perder o cabelo e a criar barriga.

Características da personalidade
Aquele que possui o temperamento sanguíneo como dominante, é uma pessoa marcante e que não passa desapercebida. Seu espírito é jovial, apaixonado, alegre e sociável. É ágil e rápido, tem muita vitalidade, sempre animado, gosta do contato com a natureza, tem amigos em todas as partes. Seu ritmo é rápido, entusiasta, os movimentos são amplos, dinâmicos e expansivos. Eloqüente, gosta de auditório, de freqüentar a sociedade, ávido por projeção social. Carinhoso, otimista, bondoso, muito emotivo, tem facilidade de expressão, imaginação, suporta mal a monotonia, precisa de movimento, de viagens, de esportes, de ar.
É um ator nato, exuberante, tem um espírito positivo, prático, é alegre, otimista, sensual, guloso, gosta de se arriscar em jogos. Apaixonado por tudo que se envolve. Quase sempre se sente satisfeito consigo mesmo e com a vida. Tem facilidade de expressão, gosta de mudanças, é generoso, mas não esquece de si, é vaidoso, gosta de aparecer e brilhar. Dependendo de sua criação, pode lhe faltar tato e delicadeza quando quer se promover. É apreciado pelo seu caráter otimista e caloroso. Sempre demonstra amabilidade, mesmo quando não sente nada, podendo até cometer pequenas mentiras, aumentando ou diminuindo as situações, para aparecer ou conseguir o que deseja. Tende a descarregar suas emoções em atos, palavras e manifestações grandiosas e expressivas. Apesar de ser ativo, pode ser inconstante e oscilar entre a atividade exuberante e a indolência. Adora tomar banho e gosta muito do sol.

Características profissionais
Nos assuntos profissionais é sensato, prático e inteligente com capacidade de atender vários assuntos ao mesmo tempo. Adapta-se sem dificuldade em diversas tarefas. Sua memória é mais visual do que auditiva. Sente-se melhor em tarefas que envolvam também as pernas e os braços. Sua persistência é mais motivada pela necessidade de movimento, de palavras e de ação do que uma tenacidade nos fins que almeja, pois nem sempre termina o que iniciou. Possui boa destreza manual. Sente-se estimulado sempre que possa competir com os demais em seu trabalho, nos esportes e nas questões sociais de qualquer esfera. Um de seus objetivos é alcançar o topo, brilhar dentro do grupo social ou profissional, ser o melhor.
Aptidão para profissões ou ocupações ligadas aos esportes, aos contatos com o público em geral e relações humanas. Vendas, espetáculos, palestras, publicidade. Gosta de visitar e cuidar de doentes. São bons cozinheiros, mães amorosas, gostam de cuidar dos filhos dos outros. São líderes, hospitaleiros e participativos. São pessoas que conversam bastante e sua conversa é contagiante, nunca lhes falta assunto. Sabem narrar histórias. Possuem grande capacidade de desfrutar a vida.

Para motivar o sanguíneo
Conquiste sua simpatia. Fomente o seu desejo de ser importante, a sua vaidade, seu espírito esportivo, sua sociabilidade, seu sentido de amizade. Seja amável com ele e trate-o como se fosse da família.

A grafia do sanguíneo
Letra grande e inclinada para a direita, floreada, traços complicados, supérfluos ou exagerados. Escrita rápida, exuberante, movimentada, arredondada, ordenada, nutrida, crescente, ligada, impulsionada, sobressaltada, com relevo, natural, espontânea e ordenada. A forma dificilmente será em letra tipográfica, porque deseja se mostrar, aparecer. Os finais são freqüentemente curvados para cima, As letras “a” e “o” são muito inchadas, mostrando a importância que o sangüíneo se dá.

Exemplo de uma mulher Sanguínea indo a uma palestra:
Antes de sair de casa, põe o vestido verde, tira, põe o azul, tira, põe o branco, troca o sapato (aliás, tem pelo menos uns 30 tipos), não combina, troca de novo; cabelo para trás, para frente, para o lado; conclusão: sai exatamente com o primeiro vestido que experimentou. Sai correndo, atrasada! É claro, perdeu muito tempo se produzindo. É evidente que ela não tem a menor idéia do endereço, não sabe aonde vai, unhas secando, adora fumar, mas não leva o cigarro e jamais o isqueiro, pois sempre haverá um “sarado” para acender seu cigarro. Sempre tem alguma carona! Logicamente chega atrasada e é claro que vai para a primeira fileira. Vocês podem imaginar o percurso até o lugar da “diretoria”! Todos olham, admiram seu vestido verde, é cumprimentada por quase todos "oi, cara”, "oi gata", é claro que ela conhece todo mundo, mas finge que não liga, disfarça... Finalmente chega na primeira fila e senta, não sabe de nada do que vai ser falado, nem o tema da palestra, nome do palestrante, mas reconhece quem está alegre, quem está triste, se tem gente repetindo roupa, quem é importante...

A criança de Temperamento Sanguíneo
Tem bastante mobilidade, é turbulenta, sempre está em movimento. É vaidosa e gosta de ser o centro das atenções. Descarrega suas manifestações coléricas de maneira muito agressiva. Sua impulsividade freqüentemente aparece em forma de explosões com descargas nervosas. Estas atitudes agressivas diluem-se rapidamente, pois os sangüíneos não são rancorosos. São crianças simpáticas, afetuosas e extrovertidas. Tem facilidade para fazer amigos e se adaptam com facilidade mesmo depois de suas intransigências, que são freqüentes. São independentes, necessitam de muito espaço para mover-se. Criativas e imaginativas. Gostam de aventuras, têm boa memória e aprendem com facilidade, porém não vão a fundo nos assuntos. Seus gestos gráficos são: dinâmicos, com grandes movimentos curvos e com bastante pressão. (Veja foto 1)
Letra grande ou média e inchada. As linhas tendem a ser ascendentes. (Veja foto 2)



Não se precipite para concluir qual é o seu temperamento! Aguarde os outro dois: Bilioso e do Linfático ou Fleumático.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Ana Cecília Amado Sette é especialista em Grafologia, com mais de trinta anos de experiência em aplicação da Análise Grafológica, com ênfase em Seleção de Pessoal.
Atende pessoas e empresas em São Paulo.
Conheça os auto-testes de Grafologia
Email: anacecilia@amadosette.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 09/04/2004 11:40:50

Veja também
Você acredita no amor ideal?
Terra à vista
Assuma seus erros, seja o protagonista
Por que os cães vivem pouco tempo aqui na Terra?
Qual é a verdadeira causa da depressão?
Os Analfabetos das Leis de Deus


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quarta-feira, 26 de junho de 2019

energia
I-Ching: 57 – SUN – A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.


energia
Runas: Othala
Abandonar situações de passado e partir para o novo.


26
Numerologia: Justiça
O dia pede bom julgamento e honestidade. Dê o máximo de si em qualquer situação, tome a direção dos negócios e proceda de maneira segura e eficiente. Seja digno e no seu caminho para o alto não se esqueça dos que estão à sua volta.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





Siga-nos:   Facebook   Twitter   Instagram   Youtube
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - Mapa do Site | Política de Privacidade
Site Parceiro do UOL Universa