Menu

A mudança de nomes em Hollywood

por Sonia Weil em Oráculos
Atualizado em 22/08/2002 12:54:28


Um dos campos em que a mudança de nome foi e ainda é intensivamente utilizada é com os astros de cinema americanos.

Os grandes estúdios de Hollywood fabricavam estrelas e cuidavam de todos os detalhes para que elas se projetassem. Além de criar estórias fantasiosas sobre os artistas, que seduzissem o público, modificavam a sua aparência, e, principalmente, mudavam o seu nome, criando “nomes artísticos” que fizessem sucesso.

Já em 1915 a Fox escolheu Theodosia Goodman, filha de um alfaiate do estado de Ohio, e mudou seu nome para Theda Bara, contando que ela era filha de um ator francês com uma egípcia.

Nas décadas seguintes, a prática se manteve. Lucille Fay LeSueur se transformou em Joan Crawford, Vera Jayne Palmer em Jayne Mansfield, Roy Sherer Fitzgerald Jr em Rock Hudson e Archibald Leach em Cary Grant.

Controle dos estúdios? Sim, mas você imagina uma comediante chamada Doris Von Kappelhoff ou Dianne Desiree Belmont, verdadeiros nomes de Doris Day e Lucille Ball? Como se sentiria ao ver dançar Frederick Austerlitz (Fred Astaire) e ver um filme de Isidore Demsky (Kirk Douglas)?

Até hoje, a tradição se mantém: dificilmente o nome Demetria Gene Guynes seria considerado comercial. Mas Demi Moore o é. Cherilyn Sarkisian La Piere parece vinda de uma família européia, e não combina com uma atriz e cantora como Cher. O nome Thomas Cruise Mapother IV é perfeito para um descendente de milionários americanos, mas não é adequado para um ator como Tom Cruise.

A MUDANÇA NÃO É APENAS NO NOME

A mudança de nome no cinema é uma estratégia comercial. Mas segundo a Numerologia, traz também mudanças na personalidade e na vida das pessoas. As características do nome original não desaparecem, mas permanecem “de fundo”, à medida em que o novo nome se fortalece e atua mais diretamente na vida cotidiana, trazendo à tona traços de personalidade e maneiras de agir antes adormecidos / que antes eram apenas potenciais, formando um novo perfil e equilíbrio de forças.

Desta forma, NORMA JEAN MORTENSEN BAKER indica uma pessoa muito sensível e introspectiva, com momentos de depressão, o que lhe trouxe uma vida difícil antes do sucesso.
MARILYN MONROE mostra uma personalidade original, reforçada pela capacidade de tomar iniciativas. O 19 final traz brilho e luz, facilitando-lhe o reconhecimento público.

ALLAN STEWART KONIGSBERG tem uma trajetória inversa: tem o mesmo número final, facilitando a visibilidade e prestígio, mas se aqui tem apenas um 9 como Número de personalidade, trazendo a necessidade de criar um distanciamento e “ficar consigo mesmo”, revendo a sua história pessoal, este é grandemente dinamizado no nome WOODY ALLEN, que tem o 9 não apenas como soma das vogais (indicando a Estrutura Interna), mas também nas consoantes (que mostram a maneira de agir na prática e o contato com as pessoas) e, conseqüentemente, na soma final do nome (relação com a vida).

Não espanta que viva há anos fazendo sessões de psicanálise e tenha declarado no Festival de Cannes, em maio deste ano, ao ser perguntado se lê as críticas sobre o seu trabalho: “Eu vivo em uma espécie de torre de marfim, eu nunca leio as críticas. Eu nunca presto atenção em nada sobre mim, eu mantenho um estilo de avestruz".

MELVIN KAMINSKY, por sua vez mostra uma pessoa altamente passional, atirada, que ama os novos desafios, mas que se lança muitas vezes sem analisar as conseqüências, atraindo a si muitas vezes dificuldades e confusões.
Mas o nome MEL BROOKS traz, além da capacidade de analisar as situações racionalmente, uma intuição rápida que lhe permite ver as coisas com clareza e ainda uma comunicação pessoal mais efetiva. O impulso desordenado que seu nome original traz se transforma, agora, em força direcionada e realizadora.

Vemos assim que a mudança de nome criou – como nos filmes - um novo “personagem”, que tomando à frente, descobriu novas formas de ser e de lidar com a vida.

Mas, de todos os nomes, o mais complexo não é americano nem de qualquer astro de cinema. Mas brasileiro – e de um imperador. Nosso Dom Pedro I. Seu nome: PEDRO D'ALCANTARA FRANCISCO ANTONIO JOÃO CARLOS XAVIER DE PAULA MIGUEL RAFAEL JOAQUIM JOSÉ GONZAGA PASCOAL CIPRIANO SERAFINO DE BRAGANÇA E BOURBON.
Ufa!!!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


sonia
Sonia Weil é é professora de Comunicação Social e pesquisadora na área de Numerologia, onde atua com consultas, cursos e palestras desde 1986. Realiza também palestras e workshops sobre a Lei da Atração (do filme O Segredo) em empresas e institutos esotéricos.
Visite seu site para ler outros artigos e saber mais sobre os atendimentos e cursos. Se quiser agendar uma consulta, entre em contato.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa