Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Home > Oráculos

A Numerologia e a educação dos filhos

por Sonia Weil


Para a Numerologia, cada ser é único no universo, e a sua maior responsabilidade é descobrir-se na sua originalidade e encontrar seu próprio eixo.

Embora viva em sociedade, cada pessoa tem uma trajetória e um aprendizado absolutamente pessoais (e que estão expressos no seu mapa numerológico), e só ela pode dar sentido aos eventos da sua vida (que, por sua vez, estão aí para que ela se realize neste aprendizado).

Buscar-se é um processo árduo e, na maior parte das vezes, confuso. E, no entanto, é só nesse encontro de si mesmo, que o homem pode achar o seu lugar e função no mundo.

O ponto de partida e de chegada é o Ser: como ele é? Quais são as suas necessidades mais profundas de realização? Quais são os seus talentos naturais? Qual é a sua vocação?

Novamente mostram-se eternas as palavras no portal do Templo de Apolo: “Homem: conhece-te a ti mesmo”!

A Educação é um dos sustentáculos mais importantes neste processo. Não utilizo aqui o seu sentido mais comum, que a vê como um processo de socialização, que prepara o ser humano para viver em grupo. Fortemente ligada à idéia de instrução e de aprendizado do conhecimento considerado relevante nas várias áreas, ela tem ainda a função de integrar o homem aos comportamentos, normas e leis sociais.

Refiro-me à Educação a partir de outro enfoque: como um processo que ajuda a criança/adolescente/homem a se tornar ELE MESMO.

Em meio a tantas informações que são trazidas pelos meios de comunicação de massa, com tantos “modelos desejáveis” e ainda as expectativas dos pais e amigos, é muitas vezes necessário um processo educativo que ajude a desvendar e “partejar o ser” (como na maiêutica* de Sócrates), para que se consiga deixar de lado algumas noções socialmente aceitas, e se traga à tona as suas próprias verdades.

Educar-se é, assim, ir na direção de si mesmo e desenvolver os seus potenciais naturais.

E educar o filho passa a ter o sentido de ajuda-lo a descobrir e a desenvolver os seus talentos e habilidades. Esta é uma das tarefas mais difíceis e importantes dos pais, uma vez que ela vai participar diretamente da construção de um adulto saudável e integrado ou infeliz e neurótico no futuro.

E é nesse sentido que a Numerologia pode auxiliar os pais. Mostrando desde cedo quais são as principais características e talentos da criança, e como desenvolve-las da melhor maneira possível. Deixando claro quais as dificuldades que devem ser trabalhadas desde o início, para que a criança ou adolescente possa tomar consciência e superá-las.

E, principalmente, dando indicações de como lidar com a criança, para que os pais, mesmo com a melhor intenção, não projetem sobre os filhos as suas próprias expectativas de como “eles deveriam ser”, esquecendo-se de que eles são seres diferenciados, com processos emocionais e mentais próprios.

Uma criança que tenha um Número 7 muito ressaltado no mapa, por exemplo, será sempre mais sensível e introspectiva, e por mais que os pais queiram torná-la um extrovertido “centro da festa”, isto será muito difícil para ela. No entanto, se os pais a matricularem num curso de desenho ou de música, descobrirão que toda essa sensibilidade terá um direcionamento adequado, já que ela tem ouvido musical e um talento natural para atividades que exijam atenção à detalhes e capacidade analítica.

Por outro lado, se os pais de uma criança que tenha forte o Número 5 quiserem que esta seja muito disciplinada e organizada (características do Número 6), descobrirão – muitas vezes a duras penas – que a sua atenção é multidirecionada, e ela precisa estar envolvida com muitas atividades diferentes ao mesmo tempo, para estar verdadeiramente motivada. Isso pode fazer com que ela se interesse por assuntos variados, e esteja sempre buscando experiências novas, cansando-se quando elas entram na rotina.

Muitas vezes é interessante fazer o mapa do pai ou da mãe, e compará-lo ao do filho, para verificar como se dá esta relação, e de que maneira ele precisa adequar a sua forma de agir à natureza da criança.

Uma mãe que tenha o 11 como Número predominante sempre buscará filhos de forte personalidade, uma vez que ela admira pessoas batalhadoras e guerreiras, e acha que elas terão maior capacidade de se realizar na vida.

E o que ela fará com uma filha que tenha muito definido o Número 2, trazendo grande sensibilidade emocional, necessidade de empatia e compreensão, e um tempo maior até conseguir partir para a ação?

Se não tiver esclarecimentos sobre as profundas diferenças entre a sua natureza e a de sua filha, essa mãe possivelmente agirá de maneira incisiva, procurando estimular a criança a ser “forte” e “decidida” como deseja, e acreditando que esta é a melhor maneira de educar a filha para a luta da vida - mas não terá sucesso, já que a criança precisa de delicadeza no trato para reagir favoravelmente, e sob intensa pressão, fica perdida e muito fragilizada.

Cada um é o que é, e pode funcionar de maneira ótima somente a partir de suas próprias referências. Hermann Hesse expressa essa idéia de maneira muito clara, quando diz:

“Quando um ser humano procura realizar-se
aproveitando os dons que lhe foram concedidos pela natureza
faz o que há de mais elevado
e de mais exclusivamente pleno de sentido
entre tudo quanto possa efetuar”.


* maiêutica: Processo dialético e pedagógico socrático, em que se multiplicam as perguntas a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto em questão. (Aurelio)

Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
A Numerologia e a educação dos filhos
Avaliação: 5 | Votos: 1


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Sonia Weil é é professora de Comunicação Social e pesquisadora na área de Numerologia, onde atua com consultas, cursos e palestras desde 1986. Realiza também palestras e workshops sobre a Lei da Atração (do filme O Segredo) em empresas e institutos esotéricos.
Para ler outros artigos e saber mais sobre os atendimentos e cursos, visite seu site
Se quiser agendar uma consulta, entre em contato.
Email: soniaweil@uol.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 02/12/2002 11:30:40

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sábado, 18 de agosto de 2018


energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você está preparado para as notícias ruins?
2. A violência online, a violência cibernética
3. Rompendo padrões
4. Viver vale a pena
5. Insatisfação é uma bênção
6. Você é uma mulher única?
7. No escuro de si mesma
8. O que eu posso aprender com esse desafio?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade