Menu

A Travessia dos 9 Portais do Conhecimento - Parte 2

por Ingrid Dalila Engel em Oráculos
Atualizado em 11/03/2005 11:16:06


Vivência de Autoconhecimento

"Damos continuidade à primeira parte desta serie – confira o link ao final do texto - que visa levar o ser humano a manifestar em plenitude sua unicidade, descobrindo seu Dom e desenvolvendo com tenacidade e alegria sua Missão de vida para atingir a Mestria, passando pelos desafios de cada Portal.
Focaremos hoje o 4°, 5° e 6° Portais nesse infindável caminho de progresso pessoal e espiritual.

Esta Vivência a que nos propomos fazer juntos, nos impele a compreender os 9 Portais do Conhecimento que nós, seres humanos, temos que atravessar para aprendermos os Conhecimentos propostos por eles, e com isto, alcançarmos o verdadeiro sucesso na caminhada pela estrada da Vida!

Nós podemos decodificar a simbologia dos números, e com isto, compreender o universo, a vida e a nós próprios, e este é um estudo não só de uma encarnação, pois é vasto demais e realmente não daria tempo numa só vida; mas podemos e devemos trazer para a prática do nosso dia-a-dia, posturas, posicionamentos e aprendizados de cada um deles, facilitando a caminhada e nos aproximando do Divino em nós próprios.
Vamos conhecer e viajar pelos Portais 4 / 5 / 6:

PORTAL 4

Estamos num planeta escola, a Terra, ela é generosa conosco e devemos também ser generosos com ela e com os companheiros de jornada, percebendo a responsabilidade de aqui estarmos, valorizando esta oportunidade, tendo respeito à vida e ao tempo, colocando nossas idéias em prática, concretizando, materializando os nossos objetivos.

Áreas administrativas / executivo / agricultor / construtor / arte concreta (arquiteto / escultor) / cura (fisioterapia) / pés no chão / mão na massa / força de trabalho / disciplina / determinação / coragem / persistência / resistência / estruturação / realidade / praticidade.
"Pés no Chão e Mãos na Massa!" Este é o Lema do Portal 4

Neste Portal viemos aprender e desenvolver a capacidade da Força de Trabalho Realizadora! É a percepção da necessidade de estabelecermos metas, objetivos práticos para a nossa vida, pisando na realidade, percebendo nossos limites e as restrições, definirmos passos para alcançarmos as metas estabelecidas.

Somos então estimulados a desenvolver Disciplina, Determinação e Coragem para enfrentarmos nossos medos, nossas barreiras, superando obstáculos com Persistência e Resistência. Enxergando e lidando com a Realidade.
Exercitarmos a sabedoria ao colocar nossos talentos, dons e conhecimentos a serviço das nossas realizações, atingindo resultados práticos no nosso trabalho, no material, no financeiro, no afetivo, no familiar, no social e no espiritual.

É a estruturação em todas as áreas da nossa vida. É atingirmos a Mestria 22:
"O Mestre Construtor".

Em Síntese: "Com pés no chão, postura flexível, prática e realista é necessário estabelecer metas, definir os passos necessários para alcançá-las, utilizar os recursos reais disponíveis e colocar a "mão na massa" para atingir resultados concretos".
Este Portal diz da necessidade de construirmos alicerces sólidos, segurança... e isto nos leva à construção da nossa casa, que é nosso chão, nosso "Porto Seguro"... isso nos lembra o Planeta Terra que é nossa moradia. Por isso a Terra é 4.

Em estudos profundos, o Planeta Terra tem órgãos, chakras, corpo físico, mental, emocional, espiritual, é um CORPO VIVO! E a Humanidade é em grande parte responsável por esta energia ao redor do Planeta. SANAT KUMARA, Ser responsável pela ascensão da Humanidade, só poderá ascender quando toda a Humanidade ascender!!! Com a transição da Era de Peixes para a Era de Aquário, o Planeta está vivenciando uma mudança de ciclo, pelo qual permanecerão na Terra somente Seres energeticamente condizentes com o novo campo energético do Planeta.
Por isso, o despertar da Humanidade, a tomada de consciência da nossa responsabilidade com o equilíbrio e a saúde da nossa morada: o Planeta Terra.
Como o Portal 4 manifesta também a energia da Cura, somos responsáveis pela Cura de nós mesmos e do Planeta.

Vivenciemos hoje o Portal 4!

PORTAL 5

Notamos que o Universo, a Vida, estão sempre em movimento, e devemos então apreender este dinamismo e vivermos os nossos dias sempre abertos ao novo, ampliando nossa visão sem ficarmos presos às limitações de idéias e soluções, buscando estarmos sempre dispostos a fazer as mudanças necessárias internas e externas. Devemos também perceber, respeitar, valorizar e usar com sabedoria o instrumento do corpo físico que nos foi dado para o trabalho aqui na Terra.

Áreas comerciais / eventos / viagens / dança / teatro / esporte / cura (sentidos/ginecologia) / magia / alquimia / movimento / mudanças / inovações / flexibilidade / versatilidade / adaptabilidade / sentidos / sexualidade.

"Movimento! Vida! Magia! Sexualidade! Fertilidade! Mudanças! Inovações! Sentidos!" Sintam a energia deste Portal! Sintam como ele nos leva à vontade de dançar, rodopiar, mudar e Viver!

Quando estamos na energia 5, temos coragem de nos arriscar, nos aventurar, buscar o novo, as inovações... queremos mudar... a vida, o trabalho, o estilo e então nos jogamos no novo: mudamos a casa, os móveis, o cabelo, o vestuário, arrumamos a mochila e saímos em busca de novas aventuras... vamos viajar!
Entendemos que a vida exige riscos, coragem de inovar, superar os medos para mudar... Para realizarmos estes movimentos, somos forçados a desenvolver a versatilidade, a flexibilidade e a adaptabilidade. Como mudar sem estas sabedorias?

Seria muito dolorido... se a inflexibilidade, a dificuldade de adaptação e de realizar mudanças nos aprisionassem ao velho... nos aprisionariam aos medos... à mesmice. Mas também são necessários o equilíbrio, a percepção da realidade, os pés no chão que desenvolvemos no Portal 4, porque senão cairíamos nos movimentos irresponsáveis, inconseqüentes, nos excessos que levam às oscilações, à instabilidade... cairíamos em aventuras inconseqüentes que nos colocariam em movimentos destruidores, como um barco à deriva...

Este é também o Portal da Magia! A Magia da Vida, da Alquimia, do Conhecimento, da Espiritualidade. A Magia de nós mesmos. A transmutação das Sombras em Luz.
A Regência deste Portal é do Arcano V e do Arcano XIV – O Sumo Sacerdote e A Temperança. O Sumo Sacerdote que nos ensina a Ética, o cumprimento dos Deveres e das Responsabilidades. A Espiritualidade em nossa vida. A Temperança que nos ensina o equilíbrio, a serenidade, a tranqüilidade perante os acontecimentos da vida, postura que advém da confiança na Espiritualidade e no nosso Eu Superior.

Percebam que o Portal 5 está situado no centro: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8 / 9.
Do 1 ao 4 trabalhamos o Ego, as parcerias, o social e a construção do nosso chão; do 6 ao 9 desenvolvemos o Amor, a Espiritualidade, o Poder e o Altruísmo... portanto é neste Portal 5 que iniciamos verdadeiramente a transição do Ego para o Eu Superior e por isso a MAGIA...PORTAL 6
Nada teria sentido e não seria possível a criação do próprio Mundo, se não houvesse a Força amorosa NAQUELE QUE É, e por sermos feitos à semelhança do Criador, trazemos a semente do Amor em nós, e somos compelidos a desenvolvê-la e a darmos os frutos desta árvore dentro dos grupos a que pertencemos!

Área social / advocacia / música / estética / paisagismo / decoração / recursos humanos / chacra cardíaco / mãe cósmica / amor / generosidade / harmonia / união / conciliação / companheirismo / família / grupos / comunidade / deveres / responsabilidade / arte / beleza / estética.
Mãe! Mãe! Mãe! Abraça-me! Quero seu colo! Quero me sentir aconchegado! Amado! Protegido!

Este é o Amor maior que nós conhecemos aqui na Terra! Desse Amor nós partimos para a compreensão do Amor Cósmico. É a semente! Este é o Portal 6. Aqui abrimos o Chacra Cardíaco! Como é gratificante quando alicerçamos nossa caminhada no Amor! Desse ponto de partida desenvolvemos a Generosidade que é uma das maiores expressões de Amor... Quantas vezes sentimos o conforto da generosidade em nossas vidas? É um bálsamo!

No trânsito deste Portal percebemos a necessidade de expressarmos este Amor no exercício de vivermos a família, os grupos e a comunidade e de que forma somos "exigidos" nessa convivência... Percebemos a necessidade da aceitação das pessoas como elas são, nos seus brilhos e sombras... Aprendemos a amar apesar dos limites.
Desenvolvemos a consciência de como viver em família, nos grupos, na comunidade, de como trabalhar em equipe, cumprindo nossos deveres e responsabilidades nos diversos papéis que assumimos na vida como pais, filhos, amigos, facilitadores, colegas, chefes, subordinados, etc. Nesta convivência percebemos a importância da harmonia e união ao nosso redor. Quantos conflitos, desentendimentos, rancores, mágoas e desuniões seriam evitadas se exercitássemos mais a sabedoria do Portal 6...

Nas relações afetivas baseadas nos valores mais elevados, o exercício do companheirismo é constante quando, como verdadeiros cúmplices, apoiamos e estimulamos o desenvolvimento do nosso parceiro, superando nosso egoísmo, nossos medos, nossa possessividade. Uma relação baseada nestes valores, na generosidade, no companheirismo, na conciliação de interesses, objetivos e desejos, no cumprimento dos deveres, das responsabilidades, na lealdade e fidelidade, não por imposição, mas por opção, no sentimento de compartilhar, no ombro amigo, traz-nos a maravilhosa sensação de apoio e proteção, porque é baseada no Amor!

A energia deste Portal nos leva à beleza, à arte, à estética, ao bom gosto, ao refinamento! Quando baseado em patamar de elevação espiritual, não se trata de vaidade mundana, e sim de apreciar o prazer da música, os ambientes harmoniosos e estéticos, o equilíbrio do nosso corpo, a sensação prazerosa de nos sentirmos belos e harmoniosos. Sintam no coração o aconchego deste Portal... Sintam como quando transitamos nesta energia nos sentimos mais próximos do nosso Eu Superior, da Vida e de Deus! É a Lei... e a Lei é o Amor!

Mensagem do Autor:

Tivemos a oportunidade de fazermos juntos a Travessia dos Portais 4 / 5 / 6: que nos trazem o conhecimento necessário para maior Consciência Espiritual. Nesta travessia, pudemos sentir a sabedoria de cada Portal e através de uma reflexão profunda, entramos em contato com o nosso Eu Superior, com a nossa bagagem e tomamos consciência das facilidades e das dificuldades em cada um destes Portais.
É importante agora, termos a coragem de assumirmos nossas sombras, nossas fraquezas e equilibrarmos, desenvolvermos, exercitarmos todas estas sabedorias na caminhada terrena! Devemos estar atentos ao nosso objetivo maior que é a ascensão espiritual, mas para isto é necessário, imprescindível, o domínio destes 9 conhecimentos!

Consciência nos foi dada pelo Plano Maior! Humildade para aceitarmos nossas limitações e Coragem para assumirmos e transmutar, cabem a nós mesmos... Portanto, façamos AGORA, um compromisso com o nosso Eu Maior de trilharmos nossa estrada terrena com Amor, Aceitação, Consciência, Generosidade, Sabedoria Espiritual, Desprendimento, visando conexão com Deus, retorno ao Plano Maior como VITORIOSOS no nosso Projeto de Vida!
Em alguns momentos de nossa vida, recebemos presentes da Espiritualidade Maior, e este nosso encontro, a oportunidade de aprendermos e crescermos, são presentes que todos nós recebemos. Então devemos agradecer e guardar esta emoção dentro do nosso coração!

Que o Amor e a Ética guiem nossos passos!
Faça o interativo dos Portais do Conhecimento




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


ingrid
Ingrid Dalila Engel é Numerologa, Psicóloga e Psicoterapeuta.
Atua em atendimentos individuais, orientação
e sinastria de casais e na área empresarial.
Visite seu Site

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa