Menu

Desenvolvimento pessoal e organizacional

por Vilma Ruho em Oráculos
Atualizado em 23/06/2003 12:13:30


É no ambiente de trabalho durante o dia, acordado literalmente, que um profissional, por mais equilibrado que seja, amolda e aprimora as máscaras que coloca nos seus relacionamentos.

Estas máscaras vão sendo colocadas uma a uma e quando se dá por si está completamente mascarado, não tem mais como demonstrar sua verdade interior. Isso provoca um conflito entre o que aparenta e o que é interiormente, gerando inevitavelmente um estresse crônico.

E ainda mais o seu chefe descobre uma fraqueza sua e você descobre uma fraqueza de seu chefe. O que acontece, na maioria dos casos com esta descoberta? Um jogo de manipulação, competição e desentendimentos igualmente estressantes.
Além de todo dia sobrecarregado com as tarefas vem também de acréscimo a sobrecarga emocional. Como pedir uma tarefa para aquela assistente sem que ela olhe de lado e faça um nariz torto... E aquele outro que tudo que se pede atrasa e no final não sai bem feito e tem que ser refeito, não dizendo daquele outro que muda tudo e entrega algo totalmente diferente do que foi pedido.
O estresse emocional é muito grande...
Como podemos diminuir todas estas tensões?

Nada mais e nada menos que analisando primeiro a sua propria reação verdadeira e depois a do outro, respei-tando sempre as suas dificuldades (e aproveitando as suas facilidades) e fazendo igual com seus companheiros de trabalho.
Todo líder tem essa capacidade; ele está nesta função justamente porque diferencia perfeitamente o dom de cada um. Será?

Então vem um grande sonho, um ambiente onde uma equipe de pessoas, sejam elas seu chefe, seu subordinado ou seu colega de cargo, estejam tão bem integrados e onde todo e qualquer problema seja solucionado e se encaixe perfeitamente no quebra-cabeças representado pela harmonia e o respeito, seja nos relacionamentos do dia-a-dia seja no desempenho profissional com qualidade e produtividade.

Os cursos para um bom desenvolvimento de liderança são vários e uma das mais eficazes técnicas, da qual tenho conhecimento e vivência, é o Eneagrama.

O Eneagrama é um instrumento para conhecimento pessoal. Cada pessoa pode se reconhecer como mais próxima de um dos nove tipos apresen-tados por este sistema pelas características que o definem. Como o próprio nome diz, são nove maneiras distintas de perceber o comportamento da humanidade.

O Eneagrama está sendo aplicado atualmente com muito sucesso nas principais empresas que atuam a nível mundial em Desenvolvimento Gerencial e de Liderança. O investimento tem dado grandes resultados no corpo gerencial.
Isso se explica através das técnicas aplicadas que levam em conta as enormes diferenças de personalidade entre as pessoas, trazendo para a equipe uma compreensão mútua e solidária.

Ao descrever os nove tipos de personalidades, o Eneagrama desvenda e explica que cada pessoa tem limitações muito específicas no campo das relações humanas e no desempenho profissional.

Pessoas do Tipo Nove, por exemplo, são quase sempre favoráveis e cooperativas, mas podem perder-se nas agendas dos outros e esquecer-se de suas prioridades.

Pessoas do Tipo Dois, por sua vez, podem fazer de tudo por algumas pessoas eleitas, mas tratam as demais pessoas com menos atenção e também correm o risco de deixar de lado as verdadeiras prioridades do seu trabalho.

Já pessoas dos Tipos Três ou Oito podem ser ótimas para implementar o trabalho e "fazer acontecer", mas freqüentemente ignoram a importância de se cultivar relações humanas com real envolvimento. verdade é que, na tarefa de desenvolver liderança, usar teorias genéricas e tratar as pessoas como se elas fossem iguais simplesmente não funciona.

Se, por um lado, as empresas esperam mais ou menos a mesma coisa de seus líderes atuais - que saibam inspirar, incentivar e desafiar -, por outro é preciso identificar as dificuldades particulares antes de se iniciar qualquer trabalho. Os workshops e programas de treinamento com o Eneagrama geram grandes resultados porque focam nos maiores bloqueios que cada profissional apresenta, a partir do conhecimento do seu tipo no Eneagrama. As metodologias e abordagens também variam conforme o tipo, já que cada pessoa tem uma "porta de entrada" diferente para a mudança.

Uma pessoa do Tipo Quatro, por exemplo, só se aprimora quando a mudança tem ressonância no campo das emoções.
Já uma pessoa do Tipo Cinco precisa reconhecer lógica na mudança proposta. Conforme o Tipo, é preciso recorrer aos domínios emocional, intelectual ou instintivo, todos explorados com maestria pelo sistema do Eneagrama.

Maiores informações sobre treinamento em empresas favor entrar em contato com [email protected]

Próximas datas de workshop
Básico: dias 28 e 29 de junho de 2003 em São Paulo – na Av. Jamaris, 100 – Flat Parthenon – das 8:30 as 18:00 hs. – Professor Uranio Paes Júnior
Investimento: R$280,00 (3 parcelas de R$93,33)
programa do Workshop Básico constitui:

01. exposição inicial sobre os 9 tipos de comportamentos,
02. painéis interativos com entrevistas,
03. aplicação do Eneagrama em empresas.
Ao longo dos dois dias, serão feitos também alguns exercícios vivenciais importantes.

A proposta do Básico é o aprofundamento no sistema do Eneagrama e aproximação de grupos especiais de pessoas interessadas em manter encontros a cada 4 meses, no buscar o desenvolvimento profissional e pessoal.

O Básico tem uma metodologia inédita no Brasil que são os painéis de entrevistas, cuja técnica foi obtida pelo consultor Urânio Paes Júnior, junto aos professores Helen Palmer e David Daniels (precursores do Eneagrama nos EUA, com livros publicados no Brasil). "Esta técnica torna o curso mais rico e interativo, pois o estudo dos nove tipos fica vinculado às histórias reais das pessoas", explica Urânio. "Este método é mais fiel à tradição oral do ensino do Eneagrama e freqüentemente os participantes o avaliam como mais envolvente e marcante", complementa o consultor.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


vilma
Vilma Ruho é comunicadora, pratica diariamente meditações ativas
e faz atendimento de Tarô e de Astrologia.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Oráculos clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa