Menu

A compulsão por mentir - Traços de Mitomania

por Paulo Sergio de Camargo em Psicologia
Atualizado em 22/09/2022 12:03:14


Quem nunca contou uma mentirinha que atire a primeira pedra! A mentirinha acontece muitas vezes como forma de proteção ou até mesmo pra não magoar as pessoas de quem gostamos. Então mentir faz parte de nós, mas esse comportamento pode se tornar frequente e, ao se tornar um vício, consequentemente se torna patológico.

A mitomania caracteriza-se pela tendência patológica de mentir. É uma prática compulsiva que pode fazer com que o mentiroso acabe acreditando na própria mentira e que indica algum problema psicológico (que pode ser uma falta, um trauma...).

A grafologia nos mostra com segurança esta característica por meio da escrita apontando três traços que indicam a evasão da realidade:

Mitomania tipo I: os traços finais das palavras vão para baixo da linha de base e se alongam até ultrapassar a altura das letras. Indica uma tendência à fabulação infantil: sonhos de grandeza, de sucesso... refere-se à fantasia dos fatos.


Mitomania tipo II: os traços finais são direcionados para baixo das letras da palavra seguinte. Trata-se de uma tendencia à auto exaltação, ou seja, o indivíduo amplia os próprios méritos ou sucessos.


Mitomania tipo III: traço final é executado em linha reta para baixo da mesma letra. Este signo grafológico mostra que o indivíduo se apega de forma perseverante a uma determinada ideia gerando dificuldades em considerar outros pontos de vista.


A identificação deste traço é de Extrema importância não só em termos psicológicos para auxiliarmos as pessoas a lidar de forma emocionalmente saudável com as suas faltas, mas também para as empresas que buscam formas mais assertivas de contratação!

co-autoras:
Juliana Pupo. Psicóloga, grafóloga, especialista em linguagem corporal. @jupupo_decode
Marluci Longarez. Psicopedagoga, grafóloga, especialista em linguagem corporal. @Marluci.Longarez


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 356


foto
Paulo Sergio de Camargo é Escritor, grafólogo, especialista em Linguagem não verbal e RH, consultor de empresas nacionais e multinacionais. Palestrante internacional. Membro de Honra da "Agrupación Grafoanalistas Consultivos en Espanã" (Barcelona) e da SOBRAG, Sociedade Brasileira de Grafologia. Membro de Honra da Sociedade Espanhola de Grafologia e da Sociedade Mexicana de Grafologia Científica.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa