Home > Psicologia

A era do narcisismo

por Silvia Malamud

A era do narcisismo

A arrogância dos jovens frente à maturidade dos adultos

Com o pedido de imediatismo da nossa atualidade, somando-se ao clima competitivo e à enorme dificuldade de alcançarem status financeiro e visibilidade, jovens de hoje, reconhecidamente, tornaram-se impacientes ao extremo.

Sequer se dão tempo suficiente para que minimamente alcancem uma estrutura interior de conhecimento, bem como para criarem as suas próprias histórias com alguma base. A maioria não dá devida importância às etapas de desenvolvimento, não honrando a herança de conhecimento de quem veio antes deles.

Quando abrem espaço para receberem opiniões diversas das suas -sem se sentirem ofendidos ou reativos- já é sinal de maturidade e um desenvolvimento de inteligência emocional onde não se sentem atacados ou diminuídos, entendendo que as pessoas podem ter ideias e vivências diferentes das deles e que estas também podem ser válidas.

Hoje em dia determinados setores dão ênfase aos jovens que são chamados como "sabedores das ruas", fator importante, mas que de modo algum se sobrepõe ao conhecimento adquirido em estudos por intermédio daqueles que pensaram, vivenciaram e fizeram antes desses impetuosos jovens.

Como marca dessa nova geração, a arrogância narcísica é o que tem imperado. A grande dificuldade de receberem qualquer tipo de percepção de quem já fez e construiu é o grande impedidor para que eles próprios se sintam em paz e seguros no que fazem. Não há tempo para uma reflexão e ficam ofendidos com qualquer olhar que os denuncie em seus movimentos muitas vezes ainda rasos. Reativos e enfurecidos, vão para o ataque num movimento desrespeitoso a quem quer que seja e que esteja minimamente fazendo observações com um histórico diferente dos seus.

São jovens ditadores que se encontram ilhados num território de fundo falso em que existe um receio de não ser bom o suficiente e a negação deste sentimento. Medos fazem parte da vida e jamais deveriam ser colocados à parte. Saber ouvir e poder agregar é para aqueles que ousam apenas serem humanos.

Na contra mão, jovens narcisistas, facilmente se ofendem e julgam como sendo inimigos aqueles que lhes oferecem ideias e ideais diferentes dos seus. Estes sim, estão presos nas armadilhas de seus frágeis egos.

É fato que todos nós somos reflexo de algo que vivenciamos como em relação às etapas de desenvolvimento e isso inclui certamente o modo como os jovens são criados. Pais negligentes, técnicos em dar afeto mas não totalmente presentes e uma infinidade de outros aspectos com toda certeza influenciam. O sistema político também influencia , tudo influência por isso mesmo a importância do despertar para que se possa literalmente desgrudar das telas que são nocivas e criar identidade própria. O sistema também dificulta muito em alguns casos, jovens que precisam de trabalhar por exemplo e como tem muitos , alguns lugares lhes sugam a alma literalmente. Tem de tudo. Este artigo é apenas um recorte entre tudo o que existe.

Aqueles que conseguem entrar em contato com a diversidade e fazer reflexões sem se sentirem criticados, julgados ou ressentidos saem ganhando. Já são vencedores e certamente terão muito mais chance de conquistar o que desejarem.

Quanto mais despertos, melhor!



Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos
Visite seu Site
Email: malamud.silvia@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/03/2018 11:12:24

Veja também
Filhos de pais narcisistas perversos e o resgate da identidade
Quando o amor faz o abismo virar céu...
Os deveres do poder público
A Fórmula Mágica da Gratidão
Sobre Filhos Adotivos
Cirurgia Espiritual


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quarta-feira, 21 de novembro de 2018

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Previsões para o Brasil em 2019
2. Quais as influências do trânsito de Júpiter em Sagitário?
3. Mais do que no amor, invista no processo...
4. Ser menos ansiosa significa viver um amor mais intenso...
5. Suas escolhas são conscientes?
6. Você está em sintonia com o universo?
7. Perigo: 3 sinais de que um relacionamento é abusivo!
8. Você baseia sua vida no medo?

 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa