Menu

A letra, reflexo do psiquismo

por Ana Cecília Amado Sette em Psicologia
Atualizado em 15/10/2001 10:33:11


Cada letra do alfabeto latino encontra a sua correspondência numa letra do alfabeto hebraico.

A maiúscula do alfabeto latino reflete a atitude social que adotamos em relação aos nossos semelhantes. Pela maiúscula reconhecemos a conduta social ou o nível de educação alcançado pelo indivíduo, como o exige nossa civilização.

Maiúsculas simples, retas, bem-alinhadas: denota uma pessoa que recebeu educação e sabe respeitar as convenções sociais.

Se for toda fantasiada, muito alta ou da mesma altura das outras letras: pode denotar pessoas revoltadas ou incultas. Aquele que blefa, que cultiva o Eu, considerando-se o centro do mundo.

Cada uma das 22 letras do alfabeto possui diversos símbolos e inúmeras correspondências inclusive, uma para cada parte das diversas partes do corpo.
Sendo assim, podemos afirmar que a má formação de uma letra indica mau funcionamento ou deficiência do órgão correspondente. Isto facilita a grafoterapia.

Qual a razão desse mau funcionamento?
Já está mais do que provado que qualquer doença física tem um componente psicológico, a mão que segura a caneta obedece ao cérebro, e ela traça num desenho ou numa letra aquilo que lhe inspira o Ser superior ou o Eu inferior, de acordo com o grau de evolução da pessoa.

Após concluir a qualidade do conjunto da escrita e encontrar o nível das vibrações o grafólogo examinará o Traçado, a Forma, a Abertura e o Telhe de cada letra.

A letra é um ser vivo: é o reflexo do pensamento e do psiquismo da pessoa, daquilo que compõe o seu Eu e o seu Ser Superior.
O papel sobre a qual ela é traçada constitui a sua atmosfera.
Aquele que ama a solidão espaça as palavras.
O que aprecia a multidão aperta as letras e palavras uma contra as outras, eliminando o espaço vazio.

A qualidade do papel que o autor escolhe determina as preferências de quem escreve. A utilização de um bom papel denota que a pessoa aprecia o luxo, o belo, o refinamento.
Quando a pessoa for econômica geralmente usa um papel de qualidade inferior, que preencherá cuidadosamente, para não perder um único centímetro quadrado.

A linha representa os outros (a sociedade). A forma da letra em contato com a linha fornece o tom do relacionamento do indivíduo com o seu próximo.

A caneta fornece o alimento para a letra. Ela também determina a força, a pressão, o peso e o relevo.

Quando a pessoa omite uma letra na palavra, mostra aquilo que desejaria apagar temporariamente de seu pensamento. O acréscimo de uma letra é o símbolo do objeto de suas preocupações.

Cada letra do nosso alfabeto tem a sua razão de ser e pode fazer vibrar num plano diferente aquilo que a penetra. Cada uma delas traduz uma ampla gama de ressonâncias e riquezas.

Se, num texto, as letras acompanham exatamente o traçado correto, não será necessário darmos muita atenção. Quanto mais complicada, enfeitada ou fora dos padrões esperados forem as letras, mais aprofundado deverá ser o nosso estudo.

Cada letra corresponde a uma qualidade, a um defeito, a um órgão, com reflexo sobre o psiquismo.

Letra “ a “


No “ a ” encontraremos o amor (do qual o Sol é o símbolo), a busca da ascensão da personalidade, mas também a vaidade.

O local da sua abertura nos aponta a fonte utilizada por seu autor:

Quando o “ a “ tem a sua abertura para o alto, indica que o autor busca no Ser o seu alento. Suas aspirações são mais espirituais ou idealistas, ainda que latentes. A filosofia chinesa o chama de Yang, (o Sol, a Razão).

Quando a abertura é voltada para baixo indica que o autor nutre o seu Eu no materialismo ou nos prazeres do corpo. Indica sentimentos mais sensuais, porém, não significa que a pessoa esteja fechada ao espiritual! É o Yin, (a Lua, a Meditação).

A abertura do lado esquerdo, na direção do Eu, denota uma pessoa cujos sentimentos e imaginação estão mais voltadas às alegrias do passado do que no presente.

Uma abertura à direita, para a Vida, indica uma pessoa que procura aventuras novas e busca alguma coisa do futuro.

Num outro plano, corresponde ao Bufão do Tarô.

Um “ a “ importante representa também :
- numa escrita sensual, a busca de sensações novas;
- numa escrita cerebral: a procura de conhecimentos intelectuais;
- numa escrita primária, é a Luz do amor em toda a sua simplicidade.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


ana
Ana Cecília Amado Sette é especialista em Grafologia, com mais de trinta anos de experiência em aplicação da Análise Grafológica, com ênfase em Seleção de Pessoal.
Atende pessoas e empresas em São Paulo.
Conheça os auto-testes de Grafologia
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa