Menu

A verdade é Você

por Maria Aparecida Diniz Bressani em Psicologia
Atualizado em 16/09/2002 12:01:09


No desenvolvimento da autoconsciência é preciso buscar a força – a Verdade – que está dentro de nós, nem que seja só um grãozinho – que, na realidade é uma semente a qual, bem cultivada com amor e dedicação, pode se tornar uma árvore frondosa e frutífera.

A nossa Verdade é o nosso motor, que faz girar nossa energia, nos impulsiona para frente, nos faz desenvolver e realizar nossas potencialidades e conquistar o que na vida nos satisfaz. É como uma semente que plantamos: ela precisa de tempo e da rega de água diária para brotar, se desenvolver e dar suas flores e frutos.

Como psicoterapeuta, eu “receito” que, para se cultivar a autoconsciência, se tome uma dose de autopaciência, duas vezes ao dia: de manhã, na hora que se levanta, e à noite, na hora em que se vai dormir.

A dose da manhã serve para que possamos ter calma e paciência conosco no decorrer daquele dia, e assim poder tomar as atitudes necessárias em prol da autoconsciência; e é uma dose que nos coloca em atividade assertiva.
A dose da noite é para nos desacelerar e ter uma noite de sono tranqüila e repousante, pois no dia seguinte começa tudo de novo...

Precisamos desenvolver a autoconsciência para não nos pressionar indevidamente, pois um dos ingredientes da frustração ou sentimento de infelicidade é a idealização do que acreditamos ser ou do que queremos ser um dia em nossa vida.
E quando um ideal que acreditamos ser e não conseguimos atuar... e quando o que queremos ser ou ter um dia, e este dia parece que nunca chega... Ficamos sempre insatisfeitos conosco e com a nossa vida, daí não nos aceitamos e nem valorizamos nossas pequenas conquistas. Esta é pressão indevida. Isso é o mal que nos fazemos!

O caminho para se sair desta situação é, primeiro, assumir para si mesmo que não é – ainda – aquilo que se idealiza, para, depois, ver... sentir... compreender o que pode ser feito para se ir em direção e buscar alcançar aquele Ideal – sempre com aquela pequena dose de autopaciência.

A dosezinha de autopaciência serve para se ter calma no dia-a-dia e se trabalhar em cima daquele ideal, para chegar, quem sabe, o mais perto possível, lá.
Todo ideal é fruto de uma idéia – prefiro chamar de intuição – na maioria das vezes, do que somos potencialmente, do que podemos vir a ser.
O potencial é aquela semente, que bem cultivada – com auto-amor... muito auto-amor – realiza-se.

Portanto, autoconsciência é a sua Verdade personificada, autoconsciência é ser você inteiro – não importa como – no aqui e agora, na sua vida, de Verdade.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


maria
Maria Aparecida Diniz Bressani é psicóloga e psicoterapeuta Junguiana,
especializada em atendimento individual de jovens e adultos,
em seu consultório em São Paulo.


Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa