Menu

A violência online, a violência cibernética

por Silvia Malamud em Psicologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:25


A função deste artigo é de servir de alerta e ajuda no discernimento do que pode ser uma conversa aleatória e informal iniciada via web, para algo terrivelmente pior.
Hoje mais do que nunca a violência cibernética avança de modo drástico em suas infinitas formas de assédio, e dependendo do grau de persuasão da hora da conquista, psicopatas, abusadores emocionais, podem literalmente desmoronar a vida de inúmeras pessoas desavisadas.

Em se tratando da violência dos abusadores, não existem limites de idade quando aparecem brechas para que suas possíveis ações ocorram. Tão logo determinem um alvo a ser atingido, predadores do universo online farão uso de todas as formas possíveis e imaginárias de sedução. Se nessas ocasiões, as vítimas derem o mínimo de trela, eles certamente não desistirão até que possam se sentir totalmente seguros em seus enredamentos.

Se acaso você perceber que está num bate-papo com um possível assediador, corte o mais rápido possível a conversa e de imediato bloqueie ele de todos os seus contatos e de sua vida, pois muitos podem inclusive ser hackers.

Constam entre os tipos de violência que vêm pela internet, golpes financeiros, exposição massiva e fraudulenta da pessoa com toda sorte de humilhação e exposição indevida. Abusadores ameaçam, acuam e chegam a postar fotos íntimas, muitas tiradas sem que a vitima saiba e que são expostas como aviso de exposições maiores que poderão vir a ocorrer se acaso não cumprirem com o que desejam, que na maioria das vezes são exigências financeiras.

Muita chantagem, extorsões, humilhação e agressões rolam nos bastidores para que as ações não se estendam de modo mais ameaçador ainda. Em nosso tempo, esse tipo de violência tem mais chance de acontecer por conta da falta de conhecimento suficiente de que a internet também pode servir de arma perigosa para que muitas pessoas mal-intencionadas ajam.

O perigo está muito mais próximo do que se pode imaginar e é uma situação alarmante que há poucos anos seria impensada. As ameaças e ações ainda incluem além da propagação de imagens, exposição de privacidade, incluindo invenções de diálogos que nunca existiram. Quando os assediadores são hackers, ainda invadem outros diálogos em outras situações privadas podendo expor tudo de maneira indevida a ponto de servir de ameaça à imagem das vítimas.
As invasões funcionam como um verdadeiro assalto, onde pessoas mal-intencionadas agem como se pudessem entrar na casa dos outros, abrindo a força seus quartos, armários e gavetas pessoais fazendo todo tipo de bagunça e ameaça para que não as exponham em suas intimidades.
Situações que envolvem bullying e preconceito também são fatores preponderantes que podem ser categorizados como manobras de violência.

Como medida de precaução, todos que estão em busca de parcerias afetivas, pela via da internet, necessitam antes de mais nada conhecer os perigosos caminhos que podem levar qualquer conversa, que de início pode até parecer inofensiva, nunca se abrindo demais e sempre evitando exposição de qualquer tipo de intimidade.

Numa conversa online, aprender a ouvir mais, observar o que se ouve de modo mais crítico do que o usual e falar o menos possível sobre si mesmo é de grande valia.
Buscar saber referências concretas sobre a pessoa com quem se está conversando como amigos, trabalho, família e histórico também são atitudes importantes de autoproteção. Impossível ser ingênuo quando se trata de conversas pelo universo online.

Ao se perceber tanto em violência psicológica, como em violência cibernética, por mais difícil que possa ser organizar provas, a pessoa acuada imediatamente deve buscar ajuda e denunciar o que está acontecendo, enfrentando os desafios que de início com certeza serão menos prejudiciais do que se continuar tentando resolver sozinho a situação.

Nenhuma carência afetiva, por maior que seja, vale uma exposição massivamente de si mesmo com um desconhecido que se apresenta via internet, por mais dócil e convincente que a princípio ele possa parecer. Lembre-se de que a sua vida é e sempre será o seu bem maior.

Quanto mais despertos, melhor!



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23


silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa